terça-feira, 30 de agosto de 2016

Pequenas vitórias do desapego (sobre e-mails e esmaltes)

Uma caminhada minimalista é cheia de desafios, e são muitos mesmo e diversos. Alguns são mais impactantes, principalmente no início quando começamos a cortar todo o excesso que sem perceber fomos acumulando ao longo da vida. Doamos caixas e caixas de roupas, de livros, de enfeites... 

Mas o tempo vai passando... Vamos comprando com mais consciência... Os excessos já foram descartados... Nossa atenção começa a ser direcionada para não acumular novamente... E para aqueles pequenos desapegos que passaram despercebidos nos primeiros momentos. Este post é pra falar desses últimos.

Compartilhei com vocês quando me lancei o desafio de limpar minha caixa de entrada. Consegui ir trabalhando aos poucos e agora já tem algumas semanas que eu tenho mantido no máximo 5 e-mails ali, juntando todas as abas. Lindeza.

Minha caixa de e-mail antigamente (com 27 emails na aba Principal, 16 rascunhos e um tanto ainda em Social e Promoções)...
... e minha caixa hoje (com 3 emails na aba Principal, e as outras lindamente vazias).
Contei aqui ainda que estava repensando meus esmaltes. Fui usando e dando aos poucos. E agora estou com 6 cores, além da base e do ultra brilho.

Os esmaltes que eu tinha...
... e os que tenho agora.
Vou seguindo na minha caminhada. Devagar e sempre. Não deixando nenhuma dimensão da minha vida sem o cuidado de simplificar. E com isso indo colhendo cada vez mais os frutos de ter uma vida concentrada naquilo que realmente importa para mim.

19 comentários:

  1. Meu email está assim tb! E isso é libertador! Adoro quando aparece: Tudo pronto! Aproveite seu dia! kkkkk
    Qto aos esmaltes....devo ter uns 2 ou 3 a mais que você, mas a validade está para expirar...aí irão para o lixo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... É muito bom, não é? Dá uma sensação de tranquilidade... Libertador é uma ótima palavra. Estamos juntas ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Nossa, ainda preciso trabalhar MUITO na minha caixa de entrada de email... Tenho alguns realmente não lidos, muitos outros marcados como não lidos aguardando atenção, vários que eu não sei o que fazer (jogar fora, guardar, ignorar??)

    Mas em relação aos esmaltes, to bem também! Só tenho dois (um clarinho, que era pra ser do dia a dia, mas que não uso nunca, e um vinho escuro, pra festas de casamento, formatura, etc...), uma base secativa, e um fortalecedor de unhas. Mas estou pensando sinceramente em dar um fim em tudo, e ficar só com alicate de cortar unhas, porque eu realmente consegui me desapegar completamente de ter unhas pintadas. Mantenho minhas unhas curtas e limpas, e isso já me deixa bastante feliz (é o suficiente pra qualquer homem, por que não pode ser suficiente pra mim?)

    Mas esse sentimento de desapegar é realmente MARAVILHOSO! Há algum tempo consegui reduzir minhas bolsas para somente três: Uma preta média, maravilhosa de lona da uncle K, que já tem uns 8 anos, e acho que vai durar mais uns 20 anos pelo menos, que uso no dia a dia, uma preta pequena mais "arrumadinha", da Tommy, pra quando saio pra algum barzinho, restaurante bonitinho, etc, e uma pequena prateada da feira mesmo, pra usar em festas de formatura e casamento. E só!!! Foi uma felicidade IMENSA quando consegui chegar a esse número mínimo de bolsas!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne! Para resolver coisas que estão precisando de muito trabalho, como sua caixa de entrada, eu gosto de colocar metas parciais, sabe? Primeiro, se comprometa a tratar todos os e-mails novos que chegarem imediatamente. Leia, responda e delete ou arquive. Sem opção. Deixar pra depois não vale. Ou então cria uma pasta ou label chamado "ver depois" e arquiva. Enquanto isso, vai gastando todo dia umas meia hora pros e-mails antigos. Aí vai seguindo a mesma lógica (leia, responda e deleta ou joga fora). Ver depois é um limbo. A gente se ilude, mas nunca lê depois porque sempre chegam coisas novas. Hehe...

      Pois é... Eu acho que vou acabar chegando nesse nível seu com esmalte. Acabei de me tocar agora que tem um mês já que estou com as unhas sem esmalte. Hehe... Talvez ficar com um pra festas seja uma ótima mesmo.

      Obrigada pelo tema bolsas. Não tinha pensado nele... É um ótimo assunto :)

      Beijo!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Vou tentar fazer isso com meus emails sim... :)

      Outra coisa que preciso repensar com urgência é sobre meus livros e cadernos da faculdade... Tem quase 8 anos que me formei. Desde então, já morei em 7 endereços, em 3 cidades diferentes, e a cada mudança carrego pilhas e pilhas (pesadas) de livros e cadernos junto de mim...
      Mas tenho tanta pena de me desfazer deles... Quando penso em doar algum deles, aí já vem o pensamento "mas e se um dia eu precisar pesquisar sobre esse assunto especificamente? Onde vou achar?"... E eles vão ficando, inúteis pra mim, e pra algum outro estudante, que poderia estar fazendo uso melhor que eu deles...

      Excluir
    4. Oi, Anne! Eu passei pela mesma coisa, mas hoje em dia não acredito que faça muito sentido ter essa preocupação de precisar. Tudo se acha na internet. E, caso não tenha e você precise mesmo (o que não deve acontecer, mas vai que...), você sempre pode ir a uma biblioteca. Aliás, uma boa ideia é doar os livros para uma biblioteca. Assim, eles estarão lá se você precisar ;)

      Excluir
    5. Fiz Direito e ao longo doa 5 anis do curso montei uma bela biblioteca particular. Depois de formada, resolvi doar quase todos para a biblioteca da minha faculdade. Se um dia precisar de algum deles, dou um pulinho lá, e aproveito para matar a saudade da facul.

      Excluir
    6. Ótima ideia e exemplo! Parabéns! :)

      Excluir
  3. Estou tentando a mesma coisa! Diminuindo tudo aos poucos! Usando os produtos que tinha e estavam pela metade até o fiiiim! Uma caminhada sem pressa e com mudanças aos poucos!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço exatamente assim! Prefiro usar o que já tenho a comprar novos, mas vou usando o que eu já tinha comprado. Além de ser mais interessante economicamente, a gente vai criando mais consciência e criando hábitos mais duradouros. Estamos juntas nesta ;)
      Beijo!

      Excluir
  4. Nossa, eu estou precisando dar um jeito na minha caixa de e-mails (e olha que eu ainda uso duas contas diferentes). Tinha feito uma limpa alguns meses atrás, mas pequei na manutenção ao não conseguir conciliar minha nova rotina com uma boa organização. Como amanhã é feriado, vou reservar um tempinho do dia para iniciar a tarefa, hehe. É muito bom ter menos, né? Já me livrei de tanta tralha e nem sinto falta. Como foi dito aqui, é libertador. Adorei! :)
    Beijos,
    Bru
    http://www.moderando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas contas, Bru? Muda isso! Hehe... Manda uma das duas direcionar para a outra. Não gasta muito tempo de seu feriado com isso não. Você vai levar muito tempo e não vai ter tanto resultado. O ideal é ir um pouquinho todo dia. Reserva umas meia hora por dia. Ah! E pega firme na manutenção ;)

      Excluir
  5. Ainda estou bem no início da caminhada, mas já está sendo bastante prazeirosa.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto!
    Você tem um email para contato?

    ResponderExcluir