segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dicas para usar o coletor menstrual

Quando escrevi o post sobre o coletor menstrual, fiquei de dividir aqui algumas dicas que eu fui juntando com o tempo e para me adaptar às dificuldades que eu tive. Aqui vão elas:

Colocar

1. Em primeiro lugar, é preciso estar relaxada, para os músculos não ficarem contraídos. Eu gosto de colocar sentada no vaso, mas já coloquei agachada também. 

2. Dobre, como na foto.


3. Coloque direcionado o coletor para trás, não para cima.  Como se tivesse empurrando na direção da bunda.

4. Você não deve enfiá-lo até o fundo do canal vaginal, como fazemos com absorvente interno. Ele deve ficar mais para fora, pois tem que ficar abaixo de onde sai o sangue, ou vai vazar. A pontinha do coletor tem que ficar na saída, dando pra sentir com o dedo sem precisar enfiá-lo.

5. Confira se formou o vácuo sentindo o copinho lá dentro com o dedo. Às vezes ele fica embolado.

6. Contraia os músculos da região para o coletor ir se ajeitando lá dentro, inclusive desembolando, se for o caso.


Durante o uso

No começo, é bom usar um protetor diário (daqueles fininhos) até acostumar, para se prevenir de vazamentos. No mais, é pura alegria. Dá para nadar com ele, dormir sem calcinha. Sem incômodos e se cheiro.


Tirar e colocar de novo

1. Nos primeiros usos, observe o tempo que ele demora para se encher. Para servir como base, eu costumo tirar de manhã e à noite, no banho. Quem tem fluxo mais intenso, pode tirar umas quatro vezes por dia. Vai observando e se adequando.

2. Na hora de tirar, é bom sentar na privada ou agachar, pegar a pontinha com os dedos e puxar. Se tiver dificuldades, é sinal de você colocou mais fundo do que devia. Nesse caso, faça força com o músculo, como se fosse expulsar o xixi.

3. Lave com água corrente no banho ou na pia do banheiro. Caso precise trocar na rua, já vi dicas de gente que leva garrafinha de água ou lenços umedecidos para o banheiro. 

4. É fundamental que os furinhos da lateral não estejam obstruídos, ou não vai formar o vácuo que impede o sangue de vazar. Pra isso, recomendo encher o copinho de água e apertar forcando que ela saia pelos furos (como mostro na foto).


5. Quando termina o ciclo, lave com mais cuidado. Eu dou uma limpada mais forte com uma escova de dente velha. Antes de começar o próximo ciclo, fervo o coletor com água em uma leiteira para desinfetar.

Tem mais de um ano que eu uso. É pratico, econômico, higiênico, minimalista. Recomendo demais.

279 comentários:

  1. Eu comprei o meu e semana que vem vou para meu segundo ciclo com ele. Tenho que troca-lo milhoes de vezes pois o meu fluxo é intenso demais. Ainda estou com problemas de vazamento, mas eu adorei ele, pois nao absorve a umidade do canal. Vai reduzir em muito meus gastos com absorvente e poupar o meio ambiente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que chato ter que trocar toda hora, Monike. Mas provavelmente você tinha que trocar o absorvente também, né?
      Concordo com tudo o que você falou. E o vazamento eu aprendi a controlar depois de uns dois meses (e com as dicas que eu coloquei aqui). Enquanto isso, usava o protetor diário, porque o vazamento era pouquinho.
      Beijo!

      Excluir
    2. realmente, trocava os absorventes com muita frequencia, Nem ligo de ter q esvaziar meu coletor toda hora, pois sei que nao estarei gastando mais e mais grana com isso rsrsrsrs. Ontem vi que os furinhos do meu coletor estavam bem feitos porem com uma pequena pelicula em cima deles, nada que impedisse o ar de formar o vacuo, mas decidi arrancar a tal pelicula para ver se era esse o problema em formar o vacuo. Outra coisa q ainda nao sei é ate onde ele deve ficar inserido, como saber se coloquei na altura certa.

      Excluir
    3. Ei, Monike. Então... É uma questão de prática. Se você for prestando atenção, com o tempo vai perceber como ele se ajeita melhor. Ele tem que ficar quase pra fora mesmo. Eu ajeito ele dentro do corpo contraindo os músculos da vagina.

      Excluir
  2. Ótimo post! Muito didático.
    Confesso que relutei e demorei mais de um ano para ter coragem de comprar o coletor e dois meses para ter coragem de usar. Acabo de passar pelo terceiro ciclo com o coletor e ele agora ocupa o lugar do absorvente interno na minha lista de ótimas invenções da humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Déa! Eu também relutei por um tempinho, viu? Hehe... Acho que é normal :)

      Excluir
  3. Põe DIU Mirena! Fica 5 anos, manda hormônio só para os ovários e vc não menstrua! Ecológico e minimalista! Sem efeitos colaterais e protege o útero ontra miomas e endometriose. Melhor do q esse coletor nojento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se os hormônios fossem assim tão inofensivos, né? Aliás, menstruar não é nojento.

      Excluir
    2. Vc tem nojo do seu próprio sangue? Não é que seja algo super agradável, mas ter nojo assim de si mesma... desculpa, acho estranho... o mesmo vale pra urina e fezes, claro que sabemos que é excremento e tal, mas gente, saiu de vc, pq ter taaaanto nojo assim? É só aprender a forma mais conveniente pra vc de lidar com suas próprias secreções, excrementos, etc.

      O coletor não é nojento, mais nojentos são os absorventes que ficam com sangue em contado com o ar e em contato com a pele, eu acho... o coletor é ótimo!! Não sei como demorei tanto tempo pra descobrir!! O produto é meeega prático, uma forma inovadora de lidar com o sangramento mensal, além de mais ecológico.

      Medicamentos sempre causam algum tipo de efeito ou reação, por mais imperceptível que seja, já que estão interferindo nos ciclos naturais do corpo, não se iluda. E não menstruar, isto é, retirar um processo natural do corpo da mulher não pode ser algo que não cause absolutamente nada... sei lá, é o que acho... mas não sou médica nem pesquisadora, nem vou me meter a falar do que não sei, só acho muito anti naturao, sei lá... enfim.

      Super recomendo o inciclo!! (obs: não trabalho na empresa nem revendo o produto hehe, apenas adquiri recentemente e to realmente feliz por conseguir me livrar do absorvente de forma tão prática, higiênica e ecológica!)

      Bjs

      Excluir
    3. Usei Mirena,porém n me adaptei,menstruei durante um ano sem parar,meu médico me orientou retirar,esse coletor pode ser a melhor solução p mim!!!!!

      Excluir
    4. "SÓ"para os ovários??? "SÓ"? É pouco? Menina do céu, trabalhei 3 anos com ginecologistas em uma clínica de ultrassom e os três não falavam com as pacientes, mas falavam comigo sobre o tanto que os DIUs são perigosos e cheios de efeitos colaterais. Mas se o seu médico acha que é bom pra você e pro seu corpo (além de ser bom pro bolso deles, pq é caro), quem sou eu pra desdizer, não é? Na dúvida, prefiro menstruar todo mês no meu copinho lindo! ;)

      Excluir
    5. Não deixa de ser um medicamento que trás alguma consequência para o organismo, por falta de informação de minha parte e acreditar em um profissional da área ginecológica coloquei o Diu Mirena após 1 ano tive trombose nas duas pernas, quase cheguei a óbito por conta dos hormônios liberados. Claro que cada organismo reage de forma diferente, mas pelo risco e incômodo temos que avaliar o que vale a pena. Nos dias atuais tenho que usar meias de compressão, tomar medicamento anticoagulante, exames de sangue e consultas periódicos sem contar o risco que corri no período de sofrer embolia pulmonar. Pense o que realmente vale a pena!!

      Excluir
  4. Nojento é usar um trem plástico abafando a vulva e jogá-lo no lixo depois. Gente com medo do próprio sangue é realmente nojenta, enojada.

    O sangue no coletor não tem contato com o ar, fica perfeitamente limpo, sem coagular e com zero odor. Muito mais limpo.

    Mirena é ecológico? Melhor rever os conceitos de ecologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Juba!
      Preocupa com o anônimo não. Já tenho recebido uns comentários de trolls xingando só por xingar, sem nenhum argumento pertinente. Eu geralmente deleto ("não alimente os trolls"), mas você foi mais rápida do que eu. E como seu comentário é interessante, vou manter o dele também, ok? Obrigadinha!
      Beijo!

      Excluir
    2. Fer, me dei conta ontem, quando lembrei do cara do xampu no post da Lud. Inda pensei em te mandar um email ;)

      Excluir
    3. Valeu, Juba!
      Pensei até em moderar os comentários, mas acho que por enquanto os trolls ainda estão inofensivos. É só apagar e ignorar.
      Obrigadinha!

      Excluir
    4. Meninas, sem querer polemizar e colocar lenha na fogueira, mesmo porque acho a idéia do coletor menstrual fantástica, mas na prática não funcionou comigo, como já disse no outro post sobre o assunto, eu gostaria de entender por que o Mirena não seria ecológico. Um artefato usado por 5 anos pela pessoa, não gerando lixo e nem outros resíduos nesse período, como pode não ser minimalista?
      Bjo!
      Vanessa

      Excluir
    5. Precisa preocupar com polemizar não, Vanessa. O que eu falei sobre o troll pra Juba é que ele ficou de mimimi que coletor era nojento. Coisa de troll, sabe? Nada a ver com o mirena.

      Eu, particularmente, não gosto da ideia de não menstruar. Imagino que seja preciso muitas alterações hormonais para isso. Mesmo motivo que eu nunca quis outros métodos que impedem a menstruação. Mas confesso que nunca tive interesse de saber mais a respeito.

      Essa escolha é totalmente pessoal e acho que cada um deve usar o que é melhor para si e o que deixa a pessoa mais feliz.

      É o mesmo que eu penso sobre o coletor. Eu uso, acho ótimo, mas não acho que todo mundo tem que usar e achar ótimo. Entende?

      Beijo!

      Excluir
    6. Oi, Vanessa, tudo bem? Eu não sou contra o Mirena, mas se der uma pesquisada em ecologia feminina, o conceito não se encaixa, apenas isso, e o troll tava pagando de ecológico, entende? Ecológico com nojinho da natureza.

      Minimalista concordo que o Mirena é.

      Abraços

      Excluir
    7. Nojo do coletor??? Aposto que ela não tem nojo de chupar certas coisas.

      Excluir
    8. Oi, meninas! Mirena tem efeito colateral, sim! Assim como outros homônimos. Não pode beber, fumar, pode causar trombose... bom, é só ler a bula de qualquer anticoncepcional. Eu, por exemplo, não posso usar nenhum hormônio, eles me causam cistos nos ovários, meu ginecologista já disse que é por causa dos hormônios.

      Excluir
  5. Dica bacana, vou tentar usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)
      Se você tiver alguma dificuldade, pode falar que eu tento ajudar.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Ainda não tinha comentado nada no blog, apesar de passar bastante por aqui para ler as postagens. Apesar de não me declarar minimalista, estou tentando me aproximar dessa filosofia, me desapegando de forma gradual e lenta de objetos, pensamentos e comportamentos consumistas e de posse.

    Sobre o coletor menstrual, já havia ouvido falar, e quase comprei uma vez, mas acabei desistindo, por achar "nojentinho". Mas o fato de usar absorventes me incomoda, justamente pelo lixo gerado. Não tenho filhos, mas pretendo, quando os tiver, utilizar fraldas de pano, pelo motivo ambiental mesmo. Então não fazia sentido eu querer fraldas de pano, mas utilizar absorventes descartáveis...
    Então, lendo o post, tomei coragem, e comprei um pra mim! Estou louca pra que ele chegue logo, e eu possa testá-lo! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Anne!
      Eu me declaro minimalista porque tenho vontade de ser assim, mas eu também estou desapegando de forma lenta e gradual. Estou gostando dos resultados e assim vou seguindo em frente. :)
      Quanto ao coletor, você vai ficar impressionada com o tanto que ele não é nada nojento. É muito mais higiênico do que absorvente, sem contar que ele evita o cheiro.
      Boa sorte ;)
      Beijo

      Excluir
  7. Que máximo esse post. Estou usando o meu coletor pela primeira vez, mas me atrapalhei com a profundidade que deve ser inserido. me explica uma coisa, eu devo sentir o cabinho fora do canal vaginal? É isso? Ou ele deve ficar dentro do canal mas perto o suficiente que eu consiga tocá-lo?
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Anne! Ele fica dentro do canal, mas perto o suficiente que você consegue tocá-lo sem enfiar o dedo lá dentro, só pressionando um pouco, sabe? Ele não fica pra fora, mas bem na beirada. Hehe... Com o tempo, você vai descobrir melhor onde que é. Se ainda estiver vazando, vai usando aquele protetor diário fininho enquanto isso.

      Excluir
    2. Fernanda, consegui acertar nos outros dias mas tive bastante dificuldade de tirar, vamos ver no próximo ciclo como fica.
      Agora uma perguntinha, eu comprei uma panelinha esmaltada para higienizar, coloquei o coletor lá dentro e deixei começar a ferver, mas daí percebi que a borda do coletor deu uma "derretida", não ferveu nem 1 minuto imagino se tivesse deixado ferver por 5 como manda.
      Depois fiquei pensando, como entra água nele ele deu uma afundada e encosta no fundo da panela, será esse o erro? O seu fica assim, encostando no fundo da panela? Testei numa panela maior mas tbm afundou, não entendi.
      Será que eu posso só lavar com água fervente?

      Excluir
    3. Que estranho... Quando eu coloco para ferver, o meu coletor fica boiando. O seu deve ter derretido por ficar encostado mesmo. Você já conferiu se os furinhos dele estão desobstruídos? De qual marca ele é? Pode ser que o material seja diferente... Você leu as instruções do fabricante?

      Excluir
    4. é, eu achei estranho mesmo, tbm pensei que ia boiar. Segui suas dicas e os furinhos estão desobstruídos sim.
      O meu é da marca Inciclo (antiga misscup) e nas instruções manda ferver por 5 minutos.
      Acho que vou entrar em contato com eles
      bjs

      Excluir
    5. Que chato, Anne. Melhor mesmo entrar em contato. Boa sorte. Depois você me conta o que descobriu? Beijo!

      Excluir
    6. Oi Anne, oi Fernanda. Tb uso o Inciclo (MissCup) e já fervi diversas vezes (tenho a mais de um ano) e nunca vi nada de diferente. O meu tb afunda qdo enche de água e fica no fundo da panela todo se balançando com as borbulhinhas de água mas nunca quis derreter, nem ficou molinho. Uso uma panelinha de ágata, não sei se isso interfere, mas bom ver com eles pq de repente pode ter vindo com defeito mesmo. Bjos, Daniele! ;)

      Excluir
  8. Acabei de comprar o meu e tive muita dificuldade pra perceber ele "aberto" dentro de mim, quase sempre fica dobradinho, e daí vaza. Alguma dica pra isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Líria, penso em algumas possibilidades. A mais óbvia é que ele pode ser grande para você, e por isso não abre. Outra coisa é que você pode estar colocando-o torto. Para começar, você tem que colocar empurrando em direção ao seu bumbum, não pra cima. Depois, é bom tentar entender a curvatura do seu canal vaginal, para colocá-lo mais encaixado. Sugiro, para isso, explorar com o dedo. Eu fiquei surpresa quando fiz isso. Outra coisa é contrair o músculo da vagina diversas vezes para ver se o coletor se ajeita lá dentro. Por último, depois de colocar, passa o dedo na borda do coletor, para sentir se ele está todo aberto. Boa sorte :)

      Excluir
    2. Pra mim, o que me dá mais certeza se abriu ou não é coloca-lo e puxa-lo como se fosse tirar, até ele ficar praticamente aberto (metade fora e metade dentro), daí eu relaxo e empurro de novo meio q fazendo uma espiral. Na verdade continua vazando (acho q eu tenho algo de errado) mas essa é forma que mais me dá certeza. Bjos, Daniele ;)

      Excluir
  9. Pois é, tb preciso de ajuda ou pelo menos descobrir que alguém sofre do mesmo mal que eu. Parece que qto mais profundo eu coloco, mas ele vaza. Então penso que a altura certa seja bem mais baixo. E assim eu faço, mas qdo eu me movimento ou contrario involuntariamente a região (como se prendendo o xixi) o bicho sobe sozinho!!!!! E daí vaza!! Eu não sei o que fazer, eu não tenho controle sobre os movimentos!! Minha vagina é um ser vivo!!! huahuahua Enfim, se alguém sofre com isso, compartilha ai pra eu não me sentir tão sozinha. Bjos, Daniele ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniele. Tenta ver se você não continua colocando fundo. É para deixar quase para fora mesmo. Outra possibilidade é que o diâmetro do coletor seja pequeno para você, e por isso ele não encaixe e suba. Tente imaginar se pode ser isso. Você já leu todos os comentários deste post? E tem também este aqui: http://minimalizo.blogspot.com.br/2013/03/coletor-menstrual-pratico-economico-e.html. O pessoal dá dicas ótimas. Me fala se descobrir algo, sim? Boa sorte! Espero ter ajudado. Beijo!

      Excluir
  10. Tb estou no mesmo dilema!!! Vazando... não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Joliot! Você já tentou todas as dicas deste post e do anterior (http://minimalizo.blogspot.com.br/2013/03/coletor-menstrual-pratico-economico-e.html)? Leia os comentários de ambos também. As meninas dão ótimas dicas. Depois me conta se e o que deu certo, sim? Boa sorte ;)

      Excluir
  11. oi gentem, estou usando o meu coletor agora pela segunda vez,mas ainda acho q n estou fazendo certo,pois vaza...o q estou fazendo errado? é normal vazar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, karina! Você testou todas as dicas deste post, do anterior e dos comentários? Pode vazar, mas o objetivo é que não vaze. O meu não vaza, por exemplo. Mas para eu conseguir isso, tive que descobrir vários truques, que eu divido aqui no blog. Nada disso adiantou?

      Excluir
  12. Olá! Hj usei pela primeira vez o meu Inciclo e tive muita dificuldade para retirar, acho que coloquei na altura certa, pois como a Fernanda falou, ficou fácil de tocar, sem ter que enfiar o dedo lá dentro, mais para fora do que isso vai incomodar. Fiquei numa posição confortável, fiz força com os músculos da vagina, mas eu puxava e ele não vinha! Tive que me contorcer e quase me machuquei enfiando os dedos lá dentro! Deve ser o vácuo...Alguém tem alguma dica para facilitar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu tenho uma dica sim. Antes de tirar, aperte com o dedão e o indicador (formando uma pinça, sabe?) o meio do coletor. Assim, o vácuo se desfaz e fica fácil de puxar. Eu faço assim. Hehe... Testa e me conta.

      Excluir
  13. Obrigada Fernanda! Vou tentar e depois conto =)

    ResponderExcluir
  14. Hoje usei o meu pela primeira vez, mas quando tossi, vazou... kkk. Será que eu coloquei mto pra dentro? É que eu coloquei de forma a não ter a patilha mto pra fora, mas mesmo assim a patilha me incomodava. Acha que devo cortar completamente e colocar o copo mais pra fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Que curioso! Eu já vi umas pessoas reclamando do cabinho mesmo, falando que elas cortam para terem mais conforto. Então pode ser isso. Mas quando eu faço muita força, ele costuma se deslocar um pouco, como quando eu vou no banheiro por exemplo. Aí o que eu faço é tentar reposicionar o coletor contraindo os músculos da região e, se não funcionar, vou no banheiro e coloco de novo.

      Excluir
  15. Comprei o meu a quase um ano, mas meu fluxo resolvia vir no meio da semana e na hora do trabalho. Essa páscoa deu tudo certo e veio no meio do feriadão e eu usei o meu pela primeira vez e AMEI!
    Prático, sem aquele maldito cheiro de menstruação e o melhor nunca mais alergia (o contato com o absorvente deixa minha pelo tão ressecada que ela literalmente despela)!
    Fui ao parque, sentei no chão, pratiquei atividade física, dormi, Etc.
    Tudo despreocupadamente e confortavelmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Luana! Não é uma coisa mágica? Foi uma descoberta revolucionária para mim. Hehe...

      Excluir
  16. amei tudo aqi. esclareceu muito, o meu chegou hoje, tenho mais uma dúvida que ñ vi aqi, minha menstruação vem muito mesmo, até com coágulos, será q vai dar certo p mim? o meu tem furinhos será que ñ é por isso q vaza, imagina eu com todo esse sangramento, existe outras marcas q não tenha os furinhos? grata regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Regina! Desculpa a demora para responder. Os furinhos são justamente para não vazar. Então é importante mantê-los sempre desobstruídos. Eles que permitem a formação do vácuo. Não vaza por eles. Eu também tenho muitos coágulos, mas isso não é problema. Eles ficam retidos lá dentro do coletor. Quanto ao volume ser muito, você pode comprar um coletor mais cumprido e/ou trocar mais vezes nos dias de muito fluxo. Eu, que tenho fluxo moderado, troco de duas a três vezes. Se tiver com muito fluxo, você pode trocar mais :)

      Excluir
  17. Cheguei por acaso no seu blog e adorei o post e as dicas. Me fez repensar neste tipo de produto.
    Mas uma dúvida que permanece: meu canal vaginal é estreito, perdi a virgindade há pouco tempo. Sei que a vagina de adapta, mas este tipo de produto pode machucar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Olha... Tem um coletor de tamanho P que é justamente para o seu caso. Ele é bem mais estreito. Para se garantir ainda mais, tem um de material mais molinho, o "soft", que deve ser mais confortável para você. Eu nunca usei, mas já vi gente recomendando aqui no blog mesmo.

      Excluir
  18. Apenas mulheres que não são mais virgens podem usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho, não tenho certeza, que tem um modelo mais fino e maleável que as virgens podem usar. Seria bom confirmar com os fabricantes e com o seu ginecologista.

      Excluir
  19. Adorei o post.. Tirou minhas dúvidas e deu pra ver o tanto de mulheres que usam.. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Comecei a ler sobre o coletor e estou fascinada. rs Mas uma dúvida, como higienizar? Uma das marcas, a InCiclo recomenda o uso de uma panelinha. É realmente necessário? Como higienizar sem ter essa panelinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Larissa! Para a higienização do dia a dia, eu lavo no banho ou na pia do banheiro mesmo. Entre um ciclo e outro, é bom dar uma higienizada maior. Eu comprei um potinho que eu coloco com água e o coletor dentro no micro ondas. Acho ótimo. Mas antes de ter esse potinho, eu usava uma leiteira pequena, simples, que eu comprei no supermercado mesmo, para ferver no fogão.

      Excluir
    2. Oi Fernanda! Onde você comprou o potinho para a higienizar no microondas? E a leiteira, precisar ser de que material?

      Excluir
    3. Comprei no site da Meluna (http://www.meluna.com.br/acessorios). Sobre a leiteira, não sei. Eu usava uma normal mesmo, de teflon, mas não sei se tem :(

      Excluir
  21. olá! tenho uma dúvida sobre a higienização. ainda não comprei meu coletor e não pretendo comprar a panelinha tão cedo pq achei desnecessário e caro, hehehe. nas fotos parece q ela é esmaltada, será q é isso mesmo? imagino q o material dela tenha "algo de especial" pra não prejudicar a composição do copo. será q podemos higienizar usando panelinhas de outros materiais, como vidro e alumínio? (eu sou bem pé atrás com o uso de utensílios de alumínio) outra coisa: quanto tempo vc deixa no micro ondas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também estou atrás de algo mais barato para a higienização... descobriu algo? kk

      Excluir
    2. Ei! Então... Eu comprei o copo para esterilizar no site da Meluna (http://www.meluna.com.br/acessorios). Sobre o material da leiteira, não sei mesmo. Pesquisei e não achei nada falando sobre algum material atrapalhar a composição do coletor. Eu fervia na leiteira de teflon mesmo e nada acontecia. O coletor fica boiando e nem encosta nas laterais da leiteira...

      Excluir
    3. Estou me adaptando ao coletor a três ciclos :) ainda tenho os problemas com vazamento. Bom saber que não sou só eu hehehe. Sobre a fervura, todos os lugares que eu li pedem pra ferver ou no microondas ou numa panela esmaltada. Tanto o teflon quanto o alumínio puro não são bons, pois liberam metais no coletor. Eu olhei a panelinha inciclo e achei muito cara... Então comprei uma caneca (dessas de tomar chá, aquelas de casa de vó kkk) e fervo normalmente no fogão.

      Excluir
    4. Comprei uma caneca esmaltada, na verdade não importa o recipiente,desde que caiba seu coletor sem encostar nas laterais os no fundo e seja esmaltado.

      Excluir
  22. Eu estou usando meu inciclo pela primeira vez e estou amando!! Achei muito fácil pra colocar e tirar, não vaza (não tive absolutamente nenhum acidente, estou usando há 4 dias e é só alegria!), não tem cheiro e não faz sujeira pra retirar. A higienização é simples e pode ser feita duas ou três vezes no dia, uma libertação!

    Claro que a primeira colocada e a primeira retirada me enrolei um pouco, mas com paciência vc aprende o jeito certinho de colocar no corpo e de tirar sem problemas.

    Chego a esquecer que estou usando. A única coisa que precisei fazer foi cortar metade da haste, pois do tamanho original me incomodava. Feito isso, problema resolvido. Amo meu inciclo!!

    Recomendo muito! Ecológico, prático, higiênico, tudo de bom. Nunca mais vou usar absorventes.

    Bjooos!

    ResponderExcluir
  23. Eu usei uma panelinha de inox que tenho em casa mesmo pra ferver e higienizar. Nas recomendações do produto não fala nada que tem qeu ser em recipiente esmaltado ou qeu tem que ser a panela da marca Inciclo e tal, então uso uma que tenho em casa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também usava uma que tinha em casa mesmo e não vi nenhum problema...

      Excluir
  24. meninas...uso MeLuna, mas tenho outros dois tbm e entra para esse grupo no face, as meninas lá tbm são prestativas, dão dicas, vocês vão amar rsrsr https://www.facebook.com/groups/113817451991797/?fref=ts

    ResponderExcluir
  25. Ola. Eu uso inciclo tamanho b, to usando pela primeira vez na verdade. Mas o que esta acontecendo é que, ate hoje não consegui colocar o cabo pra dentro. Ele fica do lado de fora aparecendo. Cortei metade dele e tentei de novo varias vezes. Fiz força, girei, empurrei e nada do coletor ir mais pra cima. E quando finalmente consegui, ele desceu aos poucos ate o cabinho começar a me incomodar de novo. Estou com medo de cortar ele todo e depois pelejar pra tirar. Mas acho que vou acabar fazendo isso porque eu não consigo usar ele de forma confortável por causa disso. Me ajudem se puderem! Acham que devo cortar? Acham que devo comprar o Meluna que é mais macio e com o cabinho em forma de bolinha pra não machucar tanto igual o inciclo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou exatamente com o mesmo problema. Já cortei a haste toda e mesmo assim ainda me machuca um pouco. Se alguém pudesse dar uma dica!

      Excluir
    2. Ei, meninas! Eu comprei o com a argolinha justamente porque já tinha visto gente reclamar do cabinho. Eu tentaria cortar e fazer um teste colocando o coletor meio pra fora, pra ver se dá para tirar e evitar acidentes. Vale a pena testar... Depois me contem se deu certo. Eu realmente não conheço o inciclo...

      Excluir
    3. Oi meninas. Tudo bem? Eu tive o mesmo problema, a haste me incomodava muito. O meu é da marca "Fleurity" mas é o mesmo design do Inciclo, então acho que a dica vai servir. Cortei toda a haste, só deixei uma pontinha de nada, porém tive que cortar arredondada para não machucar, e funcionou!é só não deixar as pontas quadradas, pra mim deu certo. Ainda fico em dúvida se ele desdobrou todo na hora de colocar e vaza um pouco. Mas ainda é o segundo dia que uso e com essas dicas do blog vou me adaptar melhor. Mas já estou adorando!Boa sorte pra nós e viva a liberdade!!!!!!

      Excluir
    4. E agora que fui ver a data das publicações e respostas, acho que estou bem atrasada rsrs
      Mas mesmo assim me ajudou. Obrigada, Fernanda

      Excluir
    5. Não se sinta atrasada. Hehe... Este post continua recebendo comentários, e tenho certeza de que o seu ainda ajuda muita gente. Obrigada por participar ;)

      Excluir
  26. Oi Fernanda!! Obrigada pelas ótimas dicas! Aquela de empurrar pra alcançar melhor a base do copo foi ótima! Estou usando o meu só pelo segundo dia e já estou me adaptando muito bem! Simplesmente incrível!!! :)
    Um ótimo ano de 2015 pra você! Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Patricia! Fico super feliz em poder ajudar. Ótimo ano para você também. Beeeijo :)

      Excluir
  27. Olá!

    Comprei o meu inciclo pois mesmo sendo virgem, já usei muito o ab interno. Só que eu sinto dor ao colocar! Queria muito usá-lo! Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... Imagino que o que possa estar acontecendo é que você está tentando colocar muito fundo, não? É bem diferente do OB. Você tem que colocar bem na ponta, quase saindo pra fora. Testa isso. Se não for o problema, talvez tivesse sido melhor comprar um daqueles softs, de material mais maleável... Veja a questão da colocação primeiro. Tomara que dê certo ;)

      Excluir
  28. Ola... Comprei e estou no segundo ciclo... Mas a minha maior dificuldade é que ele se abra... Não abre nem a cacete... A empresa oferecia tamanho A e B... Comprei o B agora to achando q a borda pode ser grande e não há espaço suficiente para se abrir... Já tentei de tudo... Alguem pode ne ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gisa! Apesar de você já ter tentado de tudo, vou dar umas dicas que talvez você não tenha tentado. Se já tiver, desculpa... Primeiro, é importante estar relaxada, porque há músculos na região e se você estiver nervosa eles podem estar contraídos, impedindo que o coletor se abra. Segundo, já tentou contrair e descontrair esses músculos pra ver se o coletor se ajeita sozinho lá dentro? Já tentou colocar ele mais pra fora? Lá no fundo é mais estreito, e o coletor deve ficar mais pra fora mesmo. Por último, tente girar ele lá dentro, pra ver se acha uma posição em que ele se abre. Se você tiver tentado isso tudo mesmo, e ainda não tiver dado certo... Não sei... Talvez seja bom procurar um ginecologista, de preferência alguém que não tenha preconceito com coletor. Boa sorte ;)

      Excluir
    2. Já tentei tudo kkkkk e é sempre um caos.... Vou comprar o menor.... E ai vou ver o que faço... Obrigado mesmo assim ... E afff precisa dar certo... Iol

      Excluir
    3. Que chato, Gisa :(
      Boa sorte. Depois me conta se deu certo...

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Feliz... Depois de tirar duas vezes e sofrer um pouquinho.... Consegui. Ontem e hj... Tudo é questão de jeito, treino, paciência...e determinação... Feliz demais... Tiro a noite no banho e de manha... Vale o esforço ... E a fica é relaxar.. Levantar... Dar uma voltinha no banheiro e tudo se ajeita.... Valeuu

      Excluir
    6. Aeeeee! Que notícia boa, Gisa! Tem toda razão... É treino e prática mesmo. Nas primeiras vezes que eu usei, ele vazava. Fiquei um tempo usando o coletor junto com absorvente daqueles de uso diário. Com o tempo, fui aperfeiçoando a técnica e hoje não preciso de mais nada.
      Que bom que deu certo! ;)

      Excluir
  29. Oi. Meu nome é Glória. Eu comprei um Holycup o tamanho menor e já tentei colocar várias vezes e tenho dificuldades para inserir o coletor e ele não abre.. Por favor me ajudem. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Veja as dicas que eu dei acima para a Gisa. Tem outras dicas boas também nos outros comentários. Tomara que te ajudem :/
      Beijo!

      Excluir
  30. Oi!!! Estou usando o meu pela primeira vez hoje! Já retirei duas vezes (com medo de vazar) e não consigo pinçar ele para tirar o vácuo :/ .... meu canal vaginal é estreito demais! quase nao consigo enfiar um dedo junto do coletor....tem alguma dica para retirar? posso simplesmente puxar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu puxo fazendo uma pinça, encostando o dedo na parte mais pra fora dele (que é também mais fina). Aí eu aperto e puxo junto, assim o vácuo se desfaz aos poucos. Confira pra ver se você não está colocando muito no fundo...

      Excluir
  31. Meninas que estão com problemas para que o coletor se abra... Assim como eu tinha... Eu dobrava o meu em formato de U, descobri que se dobrar para Dentro..ele se abre facilmente depois que coloca... .tem no google mostrando como é ou se a Fernanda puder colocar uma imagem ou link pra ajudar... Adoreii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso colocar sim. Tem tempos que eu tenho vontade de escrever mais um post sobre coletor, já que os dois que eu escrevi geraram tantas dicas legais nos comentários. Acho coletor uma coisa mágica, e fico muito feliz de poder ajudar os outros a usá-lo. Onde acho essa imagem? Obrigadinha, Gisa...

      Excluir
  32. Procurei no google Fernanda.... Achei ate videos no YouTube ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que era algo específico... Entendi. Vou buscar. Obrigada.

      Excluir
  33. Não consigo colocar de jeito nenhum, entra só metade e já não sei mais o que fazer, tinha adorado por causa da academia ia me facilitar bastante :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamyli! Você já tentou dobrá-lo como a Gisa recomenda acima? Nos comentários que troquei com ela há várias dicas. Você já tentou tudo e nada deu certo?

      Excluir
    2. Bom, li em algum lugar sobre colo do útero baixo. Tente colocar seu dedo indicador, se não conseguir colocar ele todo sem tocar no colo, pode ser por isso.

      Excluir
  34. Tamyli... Tenta agachar relaxar e ficar com a boca aberta...ou cantar uma música ..... Ajuda a soltar os músculos vaginais... E se mesmo assim não entrar seu coletor pode ser grande... Bju bju

    ResponderExcluir
  35. Comprei meu Inciclo pelo site e chegou hoje, estou no finalzinho do meu ciclo, mas mesmo assim, quis usar pois estava muito ansiosa por ele!
    Já tinha me munido de bastante informação, então não tive muita dificuldade com ele, já em relação aos vazamentos que andei lendo, só vou poder saber no próximo mes se estou fazendo direitinho, pois como disse, meu ciclo está no fim.
    Minhas primeiras impressões foram ótimas, nem senti que estava usando, apenas acho que vou cortar um pouco a haste, pois como eu apertei o copo na hora de tirar e puxei por ele mesmo, não acho tão necessário a haste tão comprida.
    Enfim, já gostei muito!!! Me sinto uma mulher moderna com meu coletor...hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Que ótimo! Fico feliz que tenha dado tão certo contigo. O meu coletor não tem haste, é aquela argolinha. Então não sei como é puxar por ela. Mas se você já testou, faça isso mesmo. Conforto é muito importante. Quanto a vazamentos, no começo eu tinha. Mas depois com o tempo eu fui pegando o jeito e hoje não vaza nada. Então não desanime se no começo vazar um pouquinho. Boa sorte ;)

      Excluir
  36. Estou usando o meu coletor no segundo ciclo e as vezes tenho vasamentos e o copo n tem quase nada...acho k as vezes parece q ta bem colocado mas da a ideia c o q vaza é como se nao tivesse ficado em vacuo..ou sera q tenho k comprar um maior ?!?!
    sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sofia! Você já tentou tudo que falei no post e as dicas que tem nos comentários? Se sim, pode ser o tamanho mesmo. Mas eu recomendo você testar colocar de diferentes maneiras antes de comprar outro: tenta colocar menos fundo, tenta desobstruir os furinhos, tenta contrair os músculos... Olha ainda com as pontas dos dedos se ele está todo aberto lá dentro. Se estiver, o vácuo deve ter dado certo. E dá um tempo. O meu vazava no começo, mas com o tempo eu fui pegando a prática. Boa sorte ;/

      Excluir
  37. Boa tarde, Fernanda. comecei a usar meu inciclo essa semana e estou super desconfortável. Ele desce todo ao ponto da haste ficar completamente para fora e me machucando. Eu coloco do jeito que está no manual mas ele não fica parado. já procurei em outros sites, mas parece que mais ninguém teve esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami! Se ele está descendo, deve estar se ajustando à melhor posição dentro de você. Ele está impedindo de vazar? O meu não é de haste, mas de argolinha. Já vi casos de gente que também sentia a haste machucando, e elas cortaram a haste até parar. Veja se consegue ir cortando aos poucos para achar um ponto em que não incomode, mas também que dê para tirar. Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá! Comprei o Inciclo a 3 meses e infelizmente não consegui usar um período inteiro. Como a Thami, o meu é extremamente desconfortável e desce sempre, já tentei tirar e colocar diversas vezes, mas sempre desce. Eu cortei a haste inteira e ainda assim sinto eles descer. Em alguns tutoriais achei de outra marca que é menor, e dizem que mulheres que tem o assoalho pélvico mais curto poderiam achar desconfortável. Não sei se vou conseguir usar e certamente não comprarei outro pra testar.

      Excluir
  38. Estou usando o inciclo hoje pela primeira vez. A princípio, fiquei super incomodada com a haste, ficava machucando o tempo todo. Cortei pela metade, mas continuei sentindo o incômodo. Até que resolvi cortar a haste inteirinha e deixar o fundo arredondado e resolveu totalmente o problema, não estou sentindo mais nada, é bem confortável. Pra tirar sem a haste foi super tranquilo tb, só fazer uma força que a ponta dele vai saindo e então foi só puxar. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério, estou com esse problema... a haste dele me machucou bastante mas estou morrendo de medo de cortar e depois não conseguir tirar... ou de cortar e estragar

      Excluir
    2. Corta só um pouco de cada vez, Erika. Não estraga não. Corta e teste. Se ainda estiver doendo, corta um pouco mais...

      Excluir
  39. Comprei o meluna com cabo de bolinha e também está vazando... No primeiro ciclo ele só vazou na primeira vez que eu coloquei, nas outras não tive vazamentos, mas me deu cólicas!
    Estou usando pelo segundo ciclo é agora, além das cólicas, está vazando! Acredito que não seja problema de tamanho, já que no primeiro mês deu certo, acho que estou colocando errado... Vou tentar colocar menos fundo e dobrar o "c" pra baixo, como vc faz na foto, normalmente dobro pra cima
    Quando vc diz colocar o dedo pra sentir a borda, vc quer dizer a bundinha dele ou a borda mesmo? Porque não consigo colocar o dedo até a borda, só consigo sentir a bundinha e normalmente está amassada, como se estivesse achatada. Isso quer dizer que não abriu?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Cleide! Quero dizer sentir a bundinha mesmo. E realmente ela estar amassada quer dizer que ele não está aberto. Ele tem que estar todo aberto, como fica quando está para fora. Tente girar ele lá dentro pra ver se abre, e também fazer força com os músculos para ver se ele se ajeita. Boa sorte. Depois me conta. Beeeijo!

      Excluir
  40. Oi Fernanda, estou usando pela primeira vez e no segundo dia, ao retirar e lavar, senti um cheiro ruim e forte no coletor, lavei o bichinho, lavei muito, com sabão neutro, várias vezes, banhei ele na água fervente e o cheiro ainda persiste, como fazer pra higienizar de uma forma mais eficaz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Uai... Não sei... Eu higienizo deixando na água fervendo por 5 minutos. Você já tentou deixar por mais tempo na água fervendo? Talvez com sabão? Não sei mesmo. Desculpa não poder ajudar :(

      Excluir
    2. Tenta colocar de molho em água sanitária!

      Excluir
    3. Boa ideia, Anne! Vale a pena testar

      Excluir
    4. Cuidado com a quantidade de agua sanitária porque pode danificar o silicone e ainda causar problemas de pele e intoxicação. Eu uso sabonete bactericida tipo protex, lifeboy. E fervo no fim do ciclo. Mau cheiro pode ser sinal de corrimento. Se persistir vale a pena procurar um ginecologista

      Excluir
    5. Passei por isso também. Só que a única coisa que VC pode usar pra limpá-lo além de água e sabão neutro é bicarbonato de sódio: basta colocar uma colher de sopa quando a água começar a ferver,ou VC coloca um pouquinho dentro do coletor, deixa por uns minutos, coloca na água fervente por 5 minutos e pronto. Lá em cima,vi comentários sobre a panela certa para a esterilização dele: tem que ser panela de ágata esmaltada ou uma de vidro.qualquer outro material,como inox,alumínio e teflon podem liberar metais pesados e contaminam o coletor (lembrem-se que ele é de silicone medicinal,tem que ter cuidado)

      Excluir
    6. Passei por isso também. Só que a única coisa que VC pode usar pra limpá-lo além de água e sabão neutro é bicarbonato de sódio: basta colocar uma colher de sopa quando a água começar a ferver,ou VC coloca um pouquinho dentro do coletor, deixa por uns minutos, coloca na água fervente por 5 minutos e pronto. Lá em cima,vi comentários sobre a panela certa para a esterilização dele: tem que ser panela de ágata esmaltada ou uma de vidro.qualquer outro material,como inox,alumínio e teflon podem liberar metais pesados e contaminam o coletor (lembrem-se que ele é de silicone medicinal,tem que ter cuidado)

      Excluir
  41. Oi gente, apesar dos "problemas", estou adorando usar o coletor. Estou no primeiro ciclo ainda, não vou desistir tão fácil, já que o meu não abriu totalmente ainda, toda vez eu acho que encaixou e acaba vazando. Confirmo se a "bundinha" está dobrada e se estiver vou com o dedo e afasto a parede da vagina, mas ainda assim, vaza.
    Já tentei inserir de todas as formas, C, rosa, 7... mas tem umas que ele nem se abre, acho que só eu estou com esse problema. Kkkk

    Mas vamos que vamos, desistir nunca, porque essa foi a melhor invenção da vida!

    Parabéns pelo post!

    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, estou com o mesmissimo problema. Na verdade, acabei de entrar no meu terceiro ciclo e continuo com o problema. Amei o coletor mas com frequencia ele vaza. Eu tb ja tentei todas as formas diferentes de inserir. Percebi que algumas vezes ele ficava dobrado em um canto ou outro e eu aprendi a arrumar isso. Mas o meu copinho nunca abre como um copo, ele fica como se estivesse amassado dentro de um livro. Me perguntei se a minha anatomia é diferente da maioria das mulheres... não sei. Se alguém puder nos ajudar seria legal. Eu tb adorei o coletor e não vou desistir tão fácil. Sandra :)

      Excluir
    2. Olá, Alessandra e Sandra! Pode ser que o tamanho do coletor de vocês esteja errado, que precisem comprar um menor. Ou pode ser simplesmente que ele precisa ser melhor ajeitado. Testem as dicas que estão aqui e deem um tempo. o meu vazava muito no começo, depois foi diminuindo até parar. E eu não sei como que parou de vazar totalmente. Então, o que eu faria seria mais algumas tentativas usando um protetor diário para proteger vazamentos. Se não parar mesmo, tentem comprar um menor... Espero que dê certo! Depois me contem :)

      Excluir
  42. Olá sou Caroline, este é meu primeiro ciclo com o coletor, estou gostando muito, por conseguir dormir sem calcinha, ficar em casa sem calcinha, ah que sensação boa de bem estar e limpeza. No segundo dia de uso, senti cólicas e a minha vagina altamente lubrificada... Rsrsrs, parecia que eu estava fazendo xixi, e também tomei quase um banho de sangue quando fui tirar o coletor... Meu marido me ajudou a tirar pois coloquei muito fundo, mas tive que me adaptar, cortei as unhas para facilitar a retirada e conseguir introduzir os dedos sem doer .... Em fim, praticando agente chega lá. Estou amando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Caroline! Eu também tive uns probleminhas durante o começo, mas era tão boa essa sensação de não usar absorvente que fui insistindo e hoje domino o uso do coletor. Você vai conseguir também :)

      Excluir
  43. Poxa, estou decepcionada ... já tentei de todas as formas e continua vazando. Será que ele simplesmente não se adapta a algumas pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Tatiana.

      Excluir
    2. Ei, Tatiana! O meu vazava no início também, mas fui insistindo (usando um protetor de calcinha enquanto isso) e depois de um tempo parou. Não desista :)

      Excluir
  44. Ola meninas !!!
    Meu nome é Priscila e moro no Japão...
    Vi o InCiclo pela net e fiquei super curiosa , aqui trabalhamos em fabrica e geralmente em linha de producao. Mto ruim sair mto da seção pra ir trocar o absorvente, e me interessei demais por ele .
    Minha irmã veio pra ca mas passado, ai pedi pra ela me trazer um .
    Infelizmente eles o site nao manda pro exterior, alias , nao achei nenhum q mandasse .
    Eu simplesmente ameiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!!
    Mas antes de achar esse blog tive algumas dificuldades rs ....
    Eu tinha colocado que nem absorvente interno, e foi uma suadeira pra tirar rsrs ...
    Ficava com medo de me machucar por causa da unha .
    Coloquei no fundao , ja da pra imaginar a m. q deu neh? Rsrsrs
    Entre mortos e feridos salvaram-se todos kkkkkkk .....
    Sinceramente nao entendo quem acha nojento, mas quem ta perdendo é só a propria pessoa, so lamento rsrsrs....
    Parabens pelo blog , tirou TODASSSS as minhas duvidas !!!!!!
    Bjinhus niponicos
    Priscila Anzai
    P.s: Visitem meu blog com Curiosidades e Saudades do Japao !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Priscila! Fico muito feliz mesmo por poder ter ajudado. Acabei de adicionar seu blog e estou correndo pra ler.
      Beijinho!

      Excluir
  45. oi meninas,
    então eu estou usando meu coletor pela primeira vez, ele esta causando muitoo desconforto, ele deve ficar todo para dentro?
    eu deixei só a borda, tenho medo de colocar tudo pra dentro por que na base do meu é uma bolinha achatada e não a aste.
    devo inseri-lo da mesma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia! O meu é o da argolinha, e acho tranquilo de tirar. É para inserir da mesma forma mesmo. Não deve ficar todo pra dentro, mas só a borda deve ser pouco. Tenta não deixar nada pra fora, mas de um jeito que, ao fazer força com os músculos da região, a pontinha sai pra fora para você tirar. Outra coisa que incomoda é quando ele não é colocado em direção à bunda. Lembra que não é pra cima que a gente coloca, e sim para o fundo. Boa sorte ;)

      Excluir
  46. Comprei o meu e estou ansiosa para testar, deve chegar logo! Que maravilha ter conhecido esta opção, pena que não foi antes. Também comprei desodorante e shampoo em barra, sem embalagens e não testados em animais. Assim vou me adaptando para uma vida lixo zero e minimalista. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Letícia! Eu confesso que produtos de higiene pessoal é algo que ainda compro convencionalmente, Vou pesquisar outras alternativas. Beijo!

      Excluir
  47. Ola,o meu esta vazando e o coletor Esta saindo da vagina,o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafisa, assista a uns videos que ensinam a colocar o coletor, o seu com certeza não está abrindo direito. É preciso criar um vácuo pra que ele fique bem colocado. Eu costumo colocar o dedo e ir apertando dos lados até que ele abra.

      Excluir
    2. Eu faço como a Anna Júlia. E contrair os músculos da região para que o coletor se ajeite lá dentro ajuda bastante também. Boa sorte! Depois conta pra gente.

      Excluir
  48. Olá, eu sou Mariana. Primeiro de tudo quero agradecer a todas e a criadora deste bate- papo, que me ajudaram muito. Gratidão meninas e mulheres! E segundo, estou usando o coletor da inciclo, primeiro ciclo. Tive dificuldades pois vazou por 3 dias e detectei que era por não saber até aonde devia enfiá- lo (rsss). Depois de ler TODOS os comentários e respostas daqui, testei dobrá-lo de uma forma diferente para introduzir, fazer movimentos com os músculos da vagina para ajeitá-lo e ficar puxando um pouco pra fora e enfiar novamente (não totalmente) pra abrir e criar o vácuo necessário. Gente, RESOLVEU! Não está vazando mais. E outra coisa, as vezes o jeito certo é meio tortinho ( estou achando que a minha é....) então acho que movimentar os músculos da vagina para ajeitar, depois que introduziu ( porque na hora de enfiar tem que estar beeem relaxada) matou a xarada. E tbm me acostumar com o "entra e sai" e ele lá dentro de mim, manuseá- lo... enfim, criar uma intimidade com ele, tbm facilitou bastante!!! Grata gurias! Ganhei um amigo das horas difíceis! Kkkkkkkk. Bjinho pra todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Muuuito obrigada pelo comentário. Fico muito feliz. Eu também aprendi muito com os comentários deste post. Obrigada a todas! Um beeeijo

      Excluir
  49. Oi gente, meu nome é Vânia...moro no Japão.
    Comprei meu coletor da marca Sckoon Cup, ele tem um formato um pouco diferente dos outros, e é de marca americana.
    Ainda não usei, pq meu ciclo ainda não chegou.
    Minha duvida é um pouco diferente...na verdade é mais do meu marido do que minha. Ele insiste em dizer que o canal vaginal vai alargar, pq o coletor menstrual é um pouco grande e tal.....rs
    Gente, ha alguma possibilidade disso acontecer? Algum marido ou namorado já deu essa louca de ter ciumes de coletor menstrual?? kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Vânia! Tá aí algo que é novo para mim. Hehe... Fala para ele que, na verdade, a contração que você faz com os músculos da região para ajeitar o coletor ajudam a fortalecê-los ;)

      Excluir
  50. Sou revendedora da marca Inciclo no Rio de Janeiro
    WhatsApp (21) 9.9795-1309

    A alternativa inteligente para a mulher moderna!

    ResponderExcluir
  51. Melhor coisa que fizeram a única coisa que me incomoda no início e o cabo que fica incomodando no início depois não sinto mas ele é a primeira vez que estou usando e amando de verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom :)
      Eu comprei o sem cabo, com argolinha, por medo de incomodar. Tem gente que corta o cabo. Você pode tentar pra incomodar menos ainda.

      Excluir
  52. Não consigo usar corretamente...coloco como ensina nas instruções, mas o coletor sobe sozinho e fica bem profundo... Não tive problemas com vazamentos...Por estar muito profundo,sinto dor e muita dificuldade para retirar... O tamanho é para mulheres com mais de 30 e filhos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu afunda quando o colo tá muito inchado também, mas eu empurro com os músculos da área. Tenta colocar ele ainda mais pra fora, com a pontinha aparecendo mesmo.

      Excluir
    2. O meu acontece a mesma coisa, eu coloco ele praticamente na entrada da vagina, mas ele sobe sozinho, eu estou tendo muitos vazamentos. No primeiro ciclo funcionou tudo perfeito, mas a partir do segundo não consigo mais. Estou me sentindo frustrada. Estou achando que por meu útero ser retrovertido o coletor está ficando no lugar errado, não sei...

      Excluir
    3. O meu acontece a mesma coisa, eu coloco ele praticamente na entrada da vagina, mas ele sobe sozinho, eu estou tendo muitos vazamentos. No primeiro ciclo funcionou tudo perfeito, mas a partir do segundo não consigo mais. Estou me sentindo frustrada. Estou achando que por meu útero ser retrovertido o coletor está ficando no lugar errado, não sei...

      Excluir
  53. Fernanda,eu coloco bem para fora,mas quando dou o primeiro passo ele sobe...Sobre o colo muito inchado,é normal? fiquei preocupada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu incha também, principalmente nos dois primeiros dias. Isso nunca me causou problemas. Às vezes o coletor sobe um pouco mesmo. O seu está te incomodando ou vazando? Se sim, pode ser interessante buscar um ginecologista (mas que entenda sobre coletor).

      Excluir
    2. Fernanda, então seria normal a ponta quase sumir dentro da vagina?pois ele sobe. Comprei antes do ciclo pra poder ir testando, demorou pra entrar pois sou virgem, agora entra, mas não abre... Já testei algumas dobras, mas quanto mais dobrado pior vai ser pra abrir... E se vou girar como pedem, as vezes ele sai de dentro, então não sei o que fazer kkk

      Excluir
    3. Fernanda, então seria normal a ponta quase sumir dentro da vagina?pois ele sobe. Comprei antes do ciclo pra poder ir testando, demorou pra entrar pois sou virgem, agora entra, mas não abre... Já testei algumas dobras, mas quanto mais dobrado pior vai ser pra abrir... E se vou girar como pedem, as vezes ele sai de dentro, então não sei o que fazer kkk

      Excluir
  54. Olá.. eu estou com o mesmo problema dos comentários acima..
    comprei um me luna com haste, primeira vez que dormi com ele entrou sozinho, penso que ele não está abrindo corretamente porque deveria criar um vácuo e não subir. Mas sinto a base e está redondinha como aberto e nunca vazou, mas quando tiro ele fica um tempo meio amassadinho (não arredondado sabe). Sinto muita dificuldade para tirar, já até amarrei um cordãozinho com medo dele subir muito e não conseguir retirar. O que você acha? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o vácuo não impede ele de subir, principalmente nesses dias de inchaço. Eu realmente não sei. Quando acontece comigo, não me traz problema nenhuma. Mas se você achar melhor, pode procurar um ginecologista para entender direito.

      Excluir
  55. Vou comprar o tamanho menor do Inciclo,já que o maior não abre de jeito nenhum..
    Tentei todas as formas e nada!
    Alessandra

    ResponderExcluir
  56. Olá. .estou com um pouco de dificuldade para usar.
    Consigo coloca-lo, mas o cabinho me incomoda. Ja tentei colocar mais pra dentro e mais pra fora, os dois jeitos incomodam. O que devo fazer? Queria saber também se é possível ele entrar e eu não conseguir tirar com facilidade. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possível, é. Mas se você fizer força pra expulsar, ele sai. Tem gente que corta o cabinho, porque incomoda mesmo. Eu optei pelo de argola pra evitar isso.

      Excluir
  57. Olá! Nossa, Fernanda, vc está há mais de 2 anos tirando as duvidas das meninas aqui, parabéns e muito obrigada! haha! Preciso de alguma dica também: Estou usando o inCiclo pela primeira vez, achei super fácil de colocar, porém para tirar está sendo quase um parto! haha! Eu li todos as postagens indicadas aqui nos comentários, mas mesmo assim estou tendo dificuldades na hora da retirada: Como vc faz para apertar o meio do coletor com o indicador e o polegar? Introduz os dois dedos? Porque no meu caso o cabinho fica na entrada da vagina, e o coletor um pouquinho mais pra cima. Só consigo introduzir um dedo, e aí fico pulando, fazendo força, até que meu dedo alcance a borda do coletor e desfaça o vacuo, pois só apertando o coletor na base e no meio dele parece que a parede da vagina vai junto e impede que entre o ar.... e eu não consigo introduzir o polegar junto! (Uso o tamanho B, que é o menor).
    Ah e também não consigo puxar o cabinho para deixar o coletor "mais para fora", pois o vácuo impede que ele desça mais..... Help!! haha obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Camila! Eu fico feliz em poder ajudar. De verdade. Infelizmente, eu estou longe de ter todas as respostas; mas já tenho alguma experiência e gosto de dividir :)
      Então... Eu não coloco os dedos até a borda não. Eu pego na pontinha mesmo, na base de onde termina o cabinho e começa a parte oca, e aperto, ele já faz um"ploc" e aí eu puxo. Eu pego com o indicador e o polegar mesmo, mas nem chego a colocar dentro da vagina mesmo, porque já expulso o coletor pra fora antes.
      O que eu faço que mais faz diferença pra tirar é estar sentada no vaso, com as pernas bem abertas e o tronco um pouco pra frente, e fazer força pra fora, como se estivesse fazendo xixi. Aí eu pego a pontinha com os dois dedos, aperto e puxo.
      Uma vez eu tentei tirar agachada e não deu muito certo. Acho o melhor é no vaso mesmo.
      Espero que ajude... Depois me conta!
      Boa sorte ;)

      Excluir
    2. Ahh então, consegui tirar assim mas fiquei com a impressão de que foi mais sorte do que jeito! hahaha! Como era o último dia do período menstrual agora tenho que esperar o próximo para experimentar mais. Apesar da dificuldade para retirar (e de até ficar meio dolorida nos ultimos dias de menstruacao devido as inumeras tentativas de tirar...) eu gostei da experiência de usar o coletor, acredito que com o tempo vai ficando fácil e automático para colocar e tirar... Não desistam!! haha
      Obrigada, Fernanda!! No proximo venho contar como foi a evolução! :D

      Excluir
    3. Conta sim :)
      Vai realmente ficando mais fácil com o tempo e a prática!
      Eu nunca tive dificuldade para tirar, mas no início sempre vazava um pouco. Depois de poucos meses, parou.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Estou pesquisando sobre outras formas de esterilizar o me luna sem ser por fervura, você sabe me dizer se posso esterilizar em água com um pouco de hipoclorito de sódio (água sanitária)? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unh, Fernanda... Não sei. Eu tenho medo de usar qualquer substância pelo contato do coletor ser com uma área tão sensível. Acho preferível só água mesmo. Eu, pessoalmente, prefiro não arriscar.

      Excluir
  60. Estou no meu primeiro ciclo, tenho alguns vazamentos, mas acredito que seja o jeito.

    Agora meu medo seria referente ao DIU pq eu uso será que tem como sair do lugar?

    ahhhh que medo, fora isso achei pratico, só preciso de mais alguns ciclos para ficar 100% ks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É prático mesmo, cynthia! Rapidinho você se acostuma. Sobre usar com o DIU, acredito que não tenha problema. Você pode conferir com o seu ginecologista. Só toma cuidado para saber se o ginecologista entende mesmo de coletor menstrual. Tem muitos que são preconceituosos.
      Boa sorte ;)

      Excluir
  61. Olá, ainda não comprei o meu porque tenho dúvida de como tirar e higienizar no trabalho, pois lá os banheiros não tem um pia junto com o vaso, ambos estão dentro do banheiro, mas as pias não são isoladas, portanto eu entendo que não dá pra usar a pia pra lavar o copinho.
    Compartilhem como vocês fazem meninas, pfv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não tenho esse problema no trabalho, mas quando tive que passar por uma situação semelhante, o que eu fiz foi levar uma garrafinha com água pra dentro da área do vaso, e usar lá dentro pra limpar o coletor. Chegando em casa, na hora do banho, eu fazia uma limpeza mais profunda.

      Excluir
    2. Olá! Dependendo do seu fluxo vc nem vai precisar tirar no trabalho... Eu acabado trocando de manhã antes de sair e a noite só (como é indicado pelo fabricante, trocar no máximo a cada 12 horas) e nunca vazou! No segundo e terceiro dias o copinho tá beem cheio, mas não transborda..

      Excluir
  62. Olá meninas! Comecei a usar o coletor ontem! Eu amei! Estou impressionada! Já troquei 4 vezes mas não por causa do fluxo, mas pela adaptação mesmo. Na 2a vez q coloquei cortei um pouco a pontinha p não incomodar. A pontinha não dói, só estava incomodando! Tive dificuldade em faze lo abrir dentro da vagina, então ele vazava um pouquinho! Tive a ideia de fazer um semi "U" só na ponta e introduzir ... pronto! Aí sim ele encaixou direitinho, senti o copinho abrir enquanto eu o introduzia! Perfeito!
    Não achei nojento, pelo contrário, me sinto mais limpa que com os absorventes tradicionais. Os absorventes internos eu tinha que trocar a cada 3 ou 4 horas, mesmo tendo pouco fluxo, por causa da recomendação do fabricante. E mesmo assim só podia usar os com aplicador, pq os sem aplicador me davam alergia de "contato inicial". Achei o copinho bem mais prático! E me surpreendi e fiquei feliz por ter dado certo! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por compartilhar sua experiência, Rosi! Adorei saber que tudo deu certo. Um beijo!

      Excluir
  63. Oi Fernanda,então seria normal o cabo quase sumir pelo coletor estar sempre subindo? Eu comprei o meu antes do meu ciclo, pra ir testando, no começo foi difícil , sou virgem, mas entrou, o problema é que não abre... Já testei posições, dobras e nada...parece até que quanto mais dobra pior pra abrir lá dentro, já girei, como pedem, mas ele acaba saindo... E não dá pra colocar ele quase aberto... Não sei mais o que fazer kk help

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O cabo quase some mesmo, mas se subir demais pode vazar. Você tem que testar porque cada mulher é diferente. Parece que seu problema pode ser o tamanho do coletor. Tenta imaginar se um tamanho diferente não daria certo...

      Excluir
  64. Olá Fernanda, tudo bem? Estou no meu segundo ciclo e não consegui utilizar meu coletor. Ele permanece dobrado dentro do canal vaginal, tento girá-lo para tentar criar o vácuo e nada. Dói muito e me sinto muito desconfortável. Estava tão ansiosa para usá-lo, mas essas experiências ruins me deixaram desanimada para utilizá-lo (fico pensando sempre no incômodo e na dor). Vi suas dicas, quando criar coragem novamente vou tentar! Tenho um mioma no útero, não sei se isso está atrapalhando a inserção do coletor... Mas acho que não deve ter ligação, pois o coletor fica no canal e não no útero né... Sei lá... Espero conseguir um dia! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Tudo bem comigo, e com você? Realmente não deve ter relação com o útero, pois o coletor fica mesmo bem mais embaixo, pra fora do corpo. Olha... Pela sua descrição, pode ser que seu coletor seja grande demais para você. Tem uns modelos menores e outros mais maleáveis. Talvez dê certo. Beijo!

      Excluir
  65. Boa noite meninas, nossa muito bom os comentários e as dicas. Feliz em ler o blog.
    O meu copinho chegou, eu senti aquele desconforto, aquela aflição, aquela sensação de quem vai pular da ponte kkkkk sério eu senti tudo isso. Então mesmo com medo fui assim mesmo.
    Segurei o bicho e mentalizei positivamente, fiz o U e coloquei, (já tinha lido várias e várias matérias falando sobre) então foi fácil, OK. Coloquei um absorvente (pq não sou menina né, vai que o trem vaza) e fui, menina o tal cabinho começou a incomodar muito, tipo biliscar a pele, estava doida pra chegar em casa e tirar aquilo de mim. Blz cheguei em casa, fui tirar, tenho unhas compridas AFF AFF pensou ? Pois é. Beleza tentei puxar o trem , Jesus, vi vovó pela greta, tudo bem respirei fundo e pensei: ele sai eu sei que sai. OK tentativa 2 , lembrei dos posts que li, tem que colocar o dedo e tirar o vácuo, AFF unhas cumpridas, OK fui com jeitinho, AFF foi horrível o trem veio aberto meio que raspando as laterais do canal vaginal,,hoooooo meu Deus. OK tomei banho e pensei:não posso desistir vou recolocar, haaaaaaaaaaa pra que fui fazer isso coloquei e esqueci de cortar um pedaço do cabo, AFF tive que tirar denovo aí desisti, pensei, é psicólogico estou cansada e frustrada, tento mais tarde. (Fiquei com dores igual cólica, porém bem agudas)
    Segundo dia, não coloquei logo pela manhã, fui ler mais , e descobri que tem mulheres com o colo do útero baixo e por isso o cabo fica tão para fora. Pensei: como saber se eu tenho? Simples colocando o dedo. OK descobri que meu colo é super baixo e por isso o cabinho machuca. Certo, coragem para cortar o cabo. OK, lembrando... O trem sai, sempre sai. Tive coragem e cortei todo o cabo, entrou super fácil, acho que é pq eu estava bem tranquila e já conformada, agora vou usalo para dormir. Ainda sinto o copinho mesmo sem a aste, vamos ver o que vai dar. Mas eu não vou desistir, pq é tudo uma questão de hábito.
    Pensando positivamente.🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, Dayanna. E obrigada pelo seu relato. Muito legal você ter se conhecido dessa maneira. E realmente dizem que o cabinho incomoda. O meu é com argolinha. Depois me conta se deu certo. Espero que sim ;)

      Excluir
  66. To meio traumatizada... Mas seu blog vai me fazer tentar de novo. Pra colocar foi fácil, foi tudo tranquilo, dormi bem, calcinha limpinha... Agora pra tirar...... Não achava o cabinho, qnd achava, escorregava... Sofri muito!!! Fui tirar no box. Tive que pedir ajuda p meu noivo (que só ele conseguiu tirar) e qnd saiu parecia um parto! Foi sofrido, mas vou tentar de novo...

    ResponderExcluir
  67. To meio traumatizada... Mas seu blog vai me fazer tentar de novo. Pra colocar foi fácil, foi tudo tranquilo, dormi bem, calcinha limpinha... Agora pra tirar...... Não achava o cabinho, qnd achava, escorregava... Sofri muito!!! Fui tirar no box. Tive que pedir ajuda p meu noivo (que só ele conseguiu tirar) e qnd saiu parecia um parto! Foi sofrido, mas vou tentar de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica. Parece que é uma boa tirar deitada, mas eu acho que não é a melhor opção. Eu sempre tiro sentada na privada, com as pernas bem abertas. Fica bem mais fácil. Além disso, faço força com os músculos da área para expulsar a pontinha do coletor, aperto e só então puxo. Boa sorte ;)

      Excluir
  68. Olá, meninas. Queria saber se alguém pode me ajudar com uma dúvida. Comprei meu coletor hoje e como estou menstruada já usei. Acontece q comprei na mão de uma revendedora da minha cidade e quando ela me entregou, não prestei atenção no tamanho. Tinha pedido o Fleurcup P, mas ela me entregou o G. Mas só percebi o erro no tamanho depois q usei. Tenho 24 anos, não tenho filhos e tenho vida sexual ativa.
    O coletor entrou ok, e não está incomodando. Só estou sentindo vontade de fazer xixi com mais frequencia.
    Depois do meu relato, a pergunta rs: o tamanho interfere tanto assim? A diferença do diâmetro entre o Fleurcup P e G é de 4 milímetros. O fato do tamanho estar errado pode prejudicar meu corpo?? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso te ajudar... Eu realmente não sei. Mas, se ele está abrindo dentro de você, provavelmente é um bom sinal de que o tamanho não está fazendo mal. O nosso corpo conta pra gente essas coisas. Talvez seja melhor entrar em contato com o fabricante, para ter certeza... Boa sorte. Beijo

      Excluir
  69. Eu tenho o meu Inciclo, já estou mestruada. E estou usando absorvente mesmo. Sei lá parece fácil nas imagens, vídeos e afins. Qria mto usa-lo, mas de jeito algum consigo inserir ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fica fácil até que você tenha um pouco de prática. Vá testando as dicas até encontrar a maneira de inserir que dê certo para você. Eu coloco sentada no vaso sanitário, com a dobra que indiquei. Não desista. Dá um trabalhinho, mas vale muito a pena ;)

      Excluir
  70. Olá meninas, estou no meu segundo ciclo na tentativa de usar o inciclo. No primeiro ciclo a haste parecia muito comprida e ficava pegando numa pelinha da vagina e causava um pouco de dor e desconforto. Mas imagino que não tinha pego o jeito ainda, pq havia vazeamentos. Estou no segundo ciclo agora e cortei 0,5 cm da haste, esperando não ter o mesmo incomodo, mas agora o copinho parece virar quando coloco lá dentro. Pensei em colocar mais fundo, mas ai o vazamento aumentou. E mais raso a haste incomoda. Eu também nunca consegui girar o copinho. TA normal isso ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Prenda! Eu também não consigo girar o copinho depois que ele se acomoda. O meu é de argola, e não de haste. Fiquei com medo dela incomodar. Muita gente fala que a haste incomoda, e por isso corta. O copinho se ajustar lá dentro é normal. Ele está se adaptando ao seu corpo. Só tente não deixar ele ir muito para o fundo. Ficar meio deitado é normal. Eu demorei uns 4 ciclos pra parar de vazar, e até hoje não sei direito como consegui. Tenha calma... Hehe... E usa um daqueles protetores diários mais fininhos enquanto isso. Boa sorte ;)

      Excluir
    2. Obrigada Fernanda. Estou no terceiro ciclo agora e ainda tentando. Parece que tive mais sucesso dessa vez. O segredo foi mesmo não colocar muito fundo, na verdade, quase deixar a haste de fora. Ela incomoda um pouco, mas cada vez está menos complicado.

      Excluir
    3. Que bom! Que bom! Para não incomodar tanto, corte pelo menos um pouco da haste. Abração!

      Excluir
  71. Eu não consigo colocar o meu de jeito nenhum :( não entra de forma alguma, parece que fica tudo fechado la em baixo. E eu não sou virgem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milena! Para ele entrar, é preciso relaxar para os músculos não ficarem contraídos e assim impedir que ele entre, e é preciso estar em uma posição com as pernas abertas. Eu coloco sentada no vaso, abrindo bem as pernas. Por fim, é preciso fazer uma das dobras pra ele ficar enroladinho e colocar com calma. Lembre-se ainda que não deve enfiar ele até o fundo. Boa sorte

      Excluir
  72. Preciso de um help ... Comprei com aquela empolgação e me arrisquei totalmente usando somente ele pra prova de fogo ... Primeira vez que usei, não tenho fluxo grande o meu normalmente são três dias ... No terceiro que sai um pouco mais ... Mas enfim ... O que me assusta que muitas encontram dificuldade é de colocar ... Eu tô realmente muito assustada pois tenho menos de trinta sem filhos e fluxo não muito forte. .. E ainda sim meu inciclo entra com facilidade e conforme vou me movendo ele entra sozinho até o fundo isso é normal ? Aconteceu vazamentos pouco mas aconteceu ... Ele praticamente é engolido .. Tenho que ficar resgatando ele com o dedo ... Estou com receio de não me adaptar, pois a impressão que dá é que ele é pequeno para o meu corpo :(

    ResponderExcluir
  73. No começo, é normal vazar um pouco. Não se preocupe... Provavelmente, o seu está vazando justamente por estar muito fundo. Isso deve estar acontecendo porque você está colocando ele mais fundo do que deveria, aí o corpo puxa mais para fundo mesmo, ou porque o tamanho realmente esteja errado. Faça o teste primeiro tentando deixar ele mais pra fora. Boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  74. Oi! Fiquei feliz em encontrar este blog e esta postagem com comentários tão esclarecedores! Comprei o meu coletor e testei hoje. Colocar foi fácil, mas depois de um tempo começou a incomodar um pouco;talvez seja psicológico. Tenho um pouco de receio de colocar de novo e ele subir, e penar para tirar depois. Pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marina! Pode acontecer de subir, mas é fácil tirar. Só forçar os músculos da área, abrir bem as pernas, enfiar os dedos e puxar. Eu gosto de tirar sentada no vaso, porque além de facilitar a abertura das pernas, a gravidade ajuda. Sobre o incômodo, só você pode falar se é psicológico. Hehe... Nesse sentido, vale a pena testar de novo e prestar atenção se é ou não ;)

      Excluir
  75. Oi Fernanda, eu tô bem chateada pq não consigo colocar de jeito nenhum, já vi todas as dicas, tentei várias dobras,mas na hora de colocar ele não entra, é como se fosse grande demais, e eu comprei o P. Mesmo com a dobra ele ainda fica grande pra introduzir. Eu não sei mais o que fazer. :(

    ResponderExcluir
  76. Gente meu coletor nao abre la dentro de jeito nenhummm, ja vi videos de dobras diferentes, mas ele simplesmente nao abre, to super chateada! :(

    ResponderExcluir