sexta-feira, 27 de março de 2015

A leveza de sair de todos os grupos do whatsapp

Saí de todos. Eu sempre evitei entrar em grupos, mas eu participava de alguns poucos. Só que é aquela coisa... Eram aglomerados de pessoas, unidos por se conhecerem e não necessariamente por compartilharem interesses. E com o tempo eu fui percebendo que essa falta de temática levava as conversas a serem dominadas por: piadas e fotos.

Fotos eu já vejo nas redes sociais. Eu tenho facebook, tumblr e instagram. Todos já cumprem bem seus papéis. Geralmente o que eu via nos grupos, já tinha visto em algum desses outros.

O humor da maioria das piadas que surgem em grupos de whatsapp não é muito pra mim. Infelizmente o humor de massa ainda é dominado por machismos, racismos, escatologia... E são todas coisas que não me fazem rir. Eu rio de muitas piadas na internet, mas infelizmente não são as que chegavam por mim nos grupos.

E, por fim, a gota d'água, foi quando começaram as discussões políticas rasas cheias de ódio. Eu gosto de discutir política, mas vamos combinar que não dá para fazer isso pelo whatsapp. É pouco espaço, muita gente, difícil de digitar. Não dá. Aí quando a discussão parte para o ódio e o desrespeito... Realmente ficou meio demais para mim.

Saí de todos de uma vez. Não entrarei mais em nenhum. Estou bastante aliviada. Nem imaginei que ia fazer tanta diferença, tanto em consumo de tempo quanto de energia. Mas foi uma ótima escolha.


P.S: Na verdade, eu gosto muito do aplicativo para enviar mensagens para os outros, apenas os grupos que eu acho que não são muito pra mim.

Pra combinar coisas e dar avisos, acho ótimo e muito prático.

59 comentários:

  1. Eu tentei duas vezes, mas não consigo gostar do whatsapp. Chega uma hora que ele me cansa e olha que nunca tive mais que 50 contatos. Cinquenta? Acho que nunca cheguei a 25. Eu acabava gastando horas com conversas que não acrescentavam nada, só porque, teoricamente, você está on o tempo todo. :(


    A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... Estar on o tempo todo é complicado... Eu até gosto do aplicativo, mas para ser usado com moderação :)

      Excluir
    2. Fizeram muito bem, eu radicalizei, desinstalei o wattsapp avisei a família, que ainda existe torpedos, tem o telefone, e instalei o telegram, por enquanto só tenho três contatos no telegram, para com aquele hábito automático de toda hora olhar para o celular e agora ele chega a ficar horas em cima da mesa em casa. Melhor coisa que fiz. Meu tempo agora é com a realidade e com informações verdadeiras.

      Excluir
    3. Perfeito! Também migrei para o telegram, e também estou mantendo poucos contatos lá. Avisei a família também, assim como os amigos. Whatsapp virou um vício e uma fonte enorme de mentiras e conflitos desnecessários. "Meu tempo agora é com a realidade e com informações verdadeiras." -> Perfeito!

      Excluir
  2. Concordo contigo. Para marcar compromissos, confirmar coisas ou mesmo trocar mensagens e áudios com as pessoas é ótimo, mas os grupos são algo que as pessoas ainda não têm maturidade para saber usar. Também já saí de quase todos, ficou um que permanece útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí, Simone. Eu saí de todos mesmo porque estou adotando uma postura de "na dúvida, opto pelo menos".

      Excluir
  3. Tenho uma relação de amor e ódio com o whatsapp. Estou em dois grupos, ambos por razões profissionais, e compostos por gente civilizada, felizmente. Mesmo assim, o tempo que ele consome, se não tomarmos cuidado, me assusta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consome mesmo, Lu. Eu participo de uns grupos de discussão por email, mas no whatsapp não dá para discutir. Odeio digitar no celular.

      Excluir
  4. Eu tenho o app no tablet, q apenas ligo qdo vou ao curso de pós; só tenho 3 contatos no app e o utilizei 3 vezes na vida. Minha linha do celular foi cancelada: eu fiquei muito feliz pois a abandonei para isso. Há mais de 2 anos saio de casa sem telefone celular. Foi libertador, mas todos desconfiam de mim qdo digo q não tenho celular ou não uso o Whatsapp. Eu não quero entrar nessa vibe, quero ficar o máximo possível desconectada. Enquanto as pessoas ficam com a cara no celular eu olho pela janela do ônibus. Isso me faz melhor? Não, apenas escolhi levar a vida de um modo bem distinto da maioria dos paulistanos e das pessoas da minha faixa etária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho lindo o seu jeito de lidar com as coisas. Fazer escolhas que te fazem bem e se ater a elas, sem julgar as escolhas dos outros. É o que eu tento fazer também :)

      Excluir
    2. Também faço isso com o telefone de casa (nem uso) só mantenho para não perder o número e porque meu marido usa, muito de vez em quando. Celular só atendo os cadastrados previamente, 0800 e números suspeitos de serem telemarketing quando começam a me perseguir já bloqueio. Já pediram algumas vezes que eu entrasse no whatsapp mas quando descobri que todos os bloqueados no FB renasceram no Whatsapp descadastrei em menos de 5 minutos. Fora que essa de acharem que vc tem a obrigação de estar disponível para responder, não dá: trabalho quase sempre em casa e com prazo, não posso ficar me dando a esse luxo.

      Excluir
    3. Tem toda razão, Gabriela. Gera obrigações e enche o saco mesmo. Bloquear números de telemarketing é uma ótima ideia, hein?

      Excluir
  5. Eu tenho whats mas nunca me incluíram em grupo algum :(
    Vai ver é porque já sabem que eu iria sair ou bloquear se começassem com a palhaçada.
    Uso só para contato com meus irmãos e com uns poucos amigos, quase como se fosse um substituto do SMS.
    Estou na vibe do anônimo aí em cima, não fico conectada o tempo todo. Aos finais de semana eu nem ligo computador e mal olho o celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa vibe é ótima mesmo. Eu também estou usando o whatsapp assim agora.

      Excluir
  6. Eu, morando na Italia, tenho um grupo da minha familia. È' fantastico! Nem parece que estamos longe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Denise. Eu saí dos grupos da minha família também. Infelizmente estava me fazendo gostar cada vez menos das pessoas. Preferi sair e preservar o afeto que eu tenho por elas.

      Excluir
    2. Morri de rir com "estava me fazendo gostar cada vez menos das pessoas", eu estava assim em grupo de família, e me sentindo culpada por isso.

      Excluir
    3. Eu também estava, Ilka. Depois que eu saí, senti um pouco de culpa também. Mas estou bem melhor, viu?

      Excluir
    4. Putz! Eu to me sentindo culpada desde o ano passado só por não ler mensagens de grupos! Imagina sair e aparecer pra todo mundo que saí sem justificativa. Ainda não tenho coragem, principalmente da família :(

      Clarice

      Excluir
    5. Oi, Clarice! O da família foi o primeiro de que eu saí. Fizeram umas piadas ofensivas e eu saí sem falar nada. Todo mundo entendeu e ficou por isso mesmo. Aí passou um tempo e me colocaram em outro grupo também de família. Dessa vez, eu mandei mensagem fora do grupo, diretamente para quem me chamou (um tio), falando que ia sair do grupo porque não estava com tempo. Ele falou que entendia e pronto. Estou livre. Recomendo :)

      Excluir
  7. Mantenho-me em apenas um grupo de trabalho, justamente porque o pessoal se atem ao tema. Também saí de todos os outros, porque era um tal de "bom dia", fotos e videos de crianças e animais, mensagens "construtivas", piadas sem graça e discussões políticas onde o máximo do argumento era "coxinha" de um lado e do outro "reaça", putz, difícil de aguentar.
    E a economia de tempo! Espetacular.
    Ilka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ilka! Os grupos são por aí mesmo, infelizmente. A economia de tempo e de bom humor por não participar mais tem sido uma coisa linda pra mim.

      Excluir
  8. Não tenho Whatsapp. Já tenho redes sociais demais para dar atenção (embora o Whats seja um aplicativo), e já toma tempo.
    Além disso há outros aplicativos mais completos que suprem a falta deste e que são usados por poucos dos meus contatos. Nunca formo grupos nem entro neles. Quanto maior, mais difícil de administrar. Grupos tomam tempo e viciam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão, Vaneza. Que outros aplicativos você usa para contatos rápidos e de momento?

      Excluir
    2. Uso o viber. Só tenho poucos contatos nele ( alguns familiares e amigos). Para alguns, indiquei o aplicativo e ensinei como usar. Atende bem minhas necessidades.

      Excluir
    3. Achei o site. Vou dar uma pesquisada. Obrigada pela dica.

      Excluir
  9. Tenho apenas o grupo do trabalho no zapzap mas por necessidade mesmo. Tinha um grupo com umas amigas, mas também saí dele por acabava conversando mais isoladamente com cada uma do que pelo grupo.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Nana. O pessoal do meu trabalho não tem grupo, o que eu acho ótimo. Hehe... Faz mais sentido mesmo ter conversas isoladas. Em grupo, só faz sentido quando é para combinar uma coisa com todos, na minha opinião. Bater papo acaba virando uma bagunça. Beijo!

      Excluir
    2. Que adianta estar num grupo que poucas pessoas falam , restante silencia , ler e não se manifesta , bate bye

      Excluir
  10. Estou amando seu blog, suas ideias, tudo! Parabens pelo trabalho, me encontrei aqui! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada, Fernanda. Fico super feliz por você estar gostando. Sejam sempre bem-vinda :)

      Excluir
  11. Corrigi isso de outra forma. Criei alguns grupos baseado no interesse do assunto e chamei as pessoas que coubessem nesse interesse. Por exemplo: tenho um grupo pra discutir Tecnologia e outro para discutir Cultura Pop. Tenho outro para o time que torço e reuno os amigos em volta dele e, por fim, o grupo do site que administro. Tem dado certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Raphael! É uma boa solução mesmo. Eu participo desse tipo de grupo no facebook. Acho mais fácil porque odeio digitar no celular. Mas aí é preferência pessoal mesmo.

      Excluir
  12. Também fiz isto e a princípio tive o receio de ser mal interpretada. Quando me colocam em um novo grupo (deveriamos poder aceitar ou recusar, em vez de ser automático), explico logo que não consigo acompanhar tanta mensagem e saio. Bem melhor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia, Aniram. Eu saí sem falar nada e acho que algumas pessoas podem ter entendido mal também. Achei boa sua explicação. Se em colocarem em algum outro grupo, vou fazer assim. Obrigadinha...

      Excluir
  13. Estou encantada com seu blog! Essa ideia de minimalismo já vinha algum tempo aparecendo na minha mente, mas nunca tomou verdadeira forma! Obrigada por ajudar a tal. Já estou acompanhando o blog. E ah! Eu também detesto grupos de whatsapp, só servem pra encher o celular de porcaria e nunca agrega a nada, nem o da faculdade presta. ¬¬ Bjx!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada! Seja bem-vinda! Pois é... Esses grupos mais atrapalham do que ajudam a vida. Melhora não, certo? Beijo!

      Excluir
  14. Hey, Fernanda! Gostei muito do seu texto/forma de pensar. Na verdade, sou suspeito pra falar pq dei uma enchida de saco do estresse que o whatsapp causa e estou sem ele há um ano. Pensando em voltar a usar agora, mas desligando o 3G, só usando qnd numa rede Wifi, pra não ficar naquela coisa horrível de passar o dia inteiro de "cabeça baixa" haha... E, é claro, sem os grupos, que são terríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Obrigada :)
      É uma boa ideia, viu? Eu também dou uma limitada no meu acesso. Principalmente quando vai chegando a hora de dormir... Eu coloco o celular em modo avião que é para não receber mais nada. Grupos são o terror! Abraço!

      Excluir
  15. sai de vários ontem e estou muito feliz com a minha decisão...acho um saco chegar e ter 100 mensagens não lidas e a maioria só coisas repetitivas ou inúteis...contato real com as pessoas que é bom? nada! amigos são aqueles que vemos fora das redes...uso o whats para mensagens rápidas, o que evita gastar com ligação telefônica...mas grupos? só o da família mesmo...pq vira e mexe combinamos de tomar o café do domingo, o almoço, a festa de aniversário... agora, os outros, já era!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho um saco! Por isso saí também. No meu caso, saí até do grupo da família, mas converso com as pessoas individualmente. Estava dando conflito no grupo...

      Excluir
  16. Também saí de todos. Sinto-me livre.

    ResponderExcluir
  17. Que sensação maravilhosa !!! Depois de ler esse post, acabei saindo de todos os grupos também. Não aguentava mais aquilo ! Muito Obrigada pelo incentivo !!! Agora é lidar com o povo chato que já começou a mandar mensagem no privado perguntando o que aconteceu para sair do grupo. Já estou enviando o link desse post como mensagem :D

    Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Estamos juntas nessa! Eu que agradeço pelo comentário. A vida é muito curta pra perder tempo com grupos de whatsapp ;)

      Excluir
  18. Post incrível! Me identifiquei, pensei que fosse a única. Me sinto tão livre, uso o app só quando realmente é necessário. É uma sensação tão boa, leveza. Vez ou outra meu grupo de estudos cria um grupo pra falar dos trabalhos e só, quando terminamos o trabalho saio logo, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é maravilhoso, Aryana? Também faço isso. Hehe...

      Excluir
  19. Atualmente tenho 52 grupos e está insuportável apagar as msg, pq claro que não consigo ler todas, tem grupos que ajudam mas a maioria só atrapalham. pior que se sair vem aqueles comentários ruins, manias de perseguição de familia e amigos...não sei bem o que fazer, acho q vou excluir o aplicativo( pra evitar a saida que gera polêmica) fazer outro em um chip que poucas pessoas tenham o numero e falar só com quem precisa, sem grupos claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 52?!? Que horror! Realmente fica insustentável. Excluir o aplicativo pode ser uma boa decisão, mas corre o risco de irem atrás de você. Não é possível você falar nos grupos que está saindo pois está ocupada e precisa se concentrar em outros assuntos? Boa sorte ;)

      Excluir
  20. Pessoal preciso sair de um grupo mas queria deixar uma mensagem para não ficarem pensando besteira, estou saindo por falta de tempo mesmo e querer dar mais atenção a minha família. Por favor quem puder me ajude a elaborar um texto curtinho mesmo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal: "Pessoal, infelizmente vou precisar sair dos grupos de whatsapp porque estou sem tempo para participar. Precisando falar comigo, me chamem diretamente. Obrigada por tudo e até mais!"?

      Excluir
  21. http://www.sensacionalista.com.br/2015/04/28/estudos-revelam-que-sair-de-grupos-do-whatsapp-dao-prazer-maior-que-orgasmo/ Estudo revela que sair de grupos do Whatsapp dá prazer maior que orgasmo

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Fez muito bem... vou tentar sair de quase todos. até sair de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo demais. Até hoje ainda me colocam em grupos e eu fico tendo que sair. Hehe...

      Excluir
  24. Não gosto de celular, tanto que não tenho rede social alguma. No whatsapp apenas um grupo com 3 pessoas, eu e duas amigas e só usamos para marcar horário e local do nosso encontro quinzenal, pois trabalhamos em lugares diferentes e pouco nos encontramos pessoalmente durante a semana, e esse encontro quinzenal é justamente para ficarmos juntas, abraçar, conversar, falar de nós, nosso trabalho e nossa vida, sem piadas, fofocas, vidas alheias...
    Cultivo um pacote de ligações na minha linha, onde ligo para as pessoas, ouço suas vozes, risos, respiração... Isso sim nos deixa próximos de quem gostamos.
    Já me colocaram em grupos e eu saio na mesma hora, quando questionada, digo a verdade, que não gosto de whatsapp e só tenho para deixar recados quando não consigo falar com a pessoa.
    Algumas pessoas de chateiam, mas sinceramente penso que isso é um problema delas e que bastava ela respeitar minha decisão de não participar.
    Infelizmente o aplicativo e os grupos, viraram termômetro para medir as relações e os sentimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Emylle. A gente não tem que ficar em grupos por causa de receio de chatear alguém que não respeita nossas decisões. Acho importante explicar o motivo de não querermos ficar nos grupos, por consideração e para evitar mal entendidos, mas é justo esperarmos que as pessoas aceitem, não é?

      Excluir