quarta-feira, 28 de maio de 2014

Os perigos dos "upgrades"

Upgrade é uma atualização ou uma melhoria. No sentido que estou usando aqui é quando você vai comprar um produto e o vendedor tenta te fazer comprar uma versão um pouco mais nova, ou maior ou com mais coisinhas, e obviamente mais cara.

Agora que estou mudando para um apartamento, estou comprando eletrodomésticos, móveis e outras utilidades, e os upgrades são sempre oferecidos. 

Então fui eu comprar uma máquina de lavar. Comecei olhando uma que supria minha necessidade. Como eu estava na dúvida, o vendedor sugeriu uma então de um modelo mais avançado pelo mesmo preço da que eu estava olhando. Achei interessante. Ele foi olhar se conseguia o desconto mesmo. Quando ele voltou, já veio com outra oferta: eu podia pegar a maior ainda, que lava edredons, por apenas 100 reais de diferença. E ainda podia parcelar (coisa que eu não faço, mas enfim...).

Para resumir o caso, acabei ficando com a do meio do caminho mesmo. Consegui por um preço bom e supria minha necessidade. Não vou lavar edredons ou 15 calças jeans ao mesmo tempo, e nem ter uma máquina de 11 quilos apenas para mim e para o namorado, lotando a minha área de serviço. Vocês já viram uma máquina desse tamanho? É enorme.

Esse é apenas um exemplo. Passei pela mesma coisa com a geladeira e com móveis. É comum passar por isso também até na hora de comprar roupas ("experimenta essa calça aqui que vai ficar linda com essa blusa que você está comprando"). Às vezes até vale a pena mesmo (e negociar é sempre bom), mas é preciso cuidado e calma para não ir comprando tudo maior, melhor e mais moderno sem ter necessidade, entulhando os espaços e pesando no bolso.

10 comentários:

  1. Mas vocês não lavam edredon em casa? O.o
    Máquina de lavar pra mim é item de primeira necessidade, junto com um tanquinho. Se eu morasse sozinha, seriam uma das primeiras coisas que compraria. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das primeiras coisas que eu comprei, mas é exagero dizer que precisa ser a de 11 kg para lavar edredon. Lá em casa a gente lava e é bem menor.

      Excluir
  2. Tenho uma lavadora de 10kg. Somos meu marido e eu , e lavo as roupas apenas uma vez na semana. É perfeita! E ela lava uns 2 edredons de uma vez! Provavelmente a que vc comprou lava pelo menos um. Mas concordo com vc. Sempre tem essas ofertas dos vendedores mesmo na hora da compra. E ainda junta que a gente vacila, e lá vai um gasto totalmente desnecessário. Hoje mesmo me peguei procurando na internet uma TV de LCD 14" porque a minha TV de tubo ( sim, ainda!) "ocupa muito espaço"... Pode?! E olha que nem vejo TV!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Bom... Cada um tem seus hábitos e suas necessidades mesmo. Na casa da minha mãe, moramos 4 adultos, lavamos roupa um vez por semana e a máquina de 5 kg dá numa boa. Ela inclusive lava edredon de solteiro. A minha nova que é maior dá pra lavar um de casal num boa. A questão justamente é saber sua real necessidade para não cair nos papos de vendedor e na tentação, não é?

      Excluir
  3. Eu tenho um edredom enorme, king size, super pesado... Comprei pra agradar meu marido, que gosta de edredon pesado. Acontece que moro no Rio de Janeiro, então se uso esse edredom 3 vezes por ano é muito...
    Quando mudei pra um apartamento maior, fui comprar uma maquina de lavar. Pra caber o bendito edredom, comprei logo uma de 15kg!
    Resumindo: Estou com uma máquina enorme, que gasta mais energia mesmo nos niveis baixos, pra lavar um edredom que não uso nunca... Se arrependimento matasse... rsrsrsrs
    Seria muito melhor uma maquininha menor, e levar o bendito edredom uma ou duas vezes por ano na lavanderia...
    Mas fica de ensinamento, na próxima vez não cometo mais esse erro... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 15 kg é muito grande! Nossa! Acho que nem caberia na minha área de serviço. Hehe...
      Teria sido mais econômico lavar o edredon na lavanderia, ou nem tê-lo. Você tem razão. Fica o ensinamento ;)

      Excluir
  4. A minha é uma Brastemp de 9kg e lava um edredom de casal tranquilamente. E lavo as cortinas em casa também. Eu tenho sorte de morar num apartamento antigo com uma área de serviço grande, mas imagino quem mora nesses apartamentos novos com área minúscula, além da máquina de lavar tem que comprar a de secar também.

    Faz uma lista ai do que você precisa, quem sabe nós, leitoras, temos em casa sobrando e se você não se incomodar em ganhar coisas usadas, pode poupar um dinheirinho ou o tempo de ir comprar essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha é essa também! 9 kg! O meu apartamento também tem uma área grande, mas que quero ter mais espaço nela. E ainda bem que lá bate sol e vento, e tem lugar para colocar as roupas pra secar. Máquina de secar é um horror. Gasta muita energia e as roupas ainda saem todas amassadas!

      Muito obrigada, Ashen. Obrigada mesmo pela atenção. No momento, é mais fácil fazer uma lista do que eu tenho do que do que não tenho. Hehe... Tenho pouquíssima coisa. Mas é uma boa ideia. Bom que assim eu me organizo para ir montando minha casa nova aos poucos. Hehe... Vou fazer isso sim.

      Beijo!

      Excluir
  5. Super concordo com o post! Aqui tem um edredon queen size que não cabe em máquina praticamente nenhuma, mas nada que umas 3 ou 4 idas por ano à lavanderia não resolvam. Com certeza é preferível, até porque não teria onde secá-lo em casa. Tudo de bom na casa nova! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Simone. Pensando aqui, eu não teria onde deixar meu edredon pra secar também. Hehe...

      Excluir