segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que faço com o tempo que ganhei

Uma das vantagens de uma vida mais simples é abrir espaço para as atividades que a gente gosta - e que não são necessariamente aquelas que nos fazem avançar na carreira ou ganhar mais dinheiro.

Eu gosto de aprender línguas (na verdade, língua - uma de cada vez). É demorado, não custa barato e tem partes bem chatas (como decorar regras gramaticais). Mesmo assim, acho uma delícia - e, por mais que isso seja clichê, uma porta para uma outra cultura.


Línguas diferentes dão acesso a obras diferentes. Eu, que adoro ler, aumento meu círculo de possibilidades exponencialmente. Tem muita tradução no mercado brasileiro? Tem - se a gente vai a uma livraria, pelo menos metade das estantes são de obras estrangeiras. Mas é claro que um país não dá conta de absorver tudo o que é produzido nos outros lugares. E, no Brasil, a maioria esmagadora dos lançamentos estrangeiros é de língua inglesa.

Se antes era difícil ter acesso a livros importados - você precisava ir a uma livraria especializada ou comprar pela internet - hoje, com os leitores digitais, é coisa de segundos!

Além dos livros, tem as revistas. Os filmes. Os seriados. Os sites. Os blogs. Isso tudo sem precisarmos sair de casa. Se a gente resolve viajar, então...

Não é todo mundo que gosta de estudar línguas. Eu entendo. Mas, pra quem gosta, vale muitíssimo o esforço.

PS: além de ser uma área no qual gastar dinheiro não significa acumular objetos... mas conhecimento.

PS 2: também é ótimo para o currículo, para a carreira... mas aqui eu estou falando de diversão.

8 comentários:

  1. Eu adoro aprender línguas, comprei alguns livros e baixei tantos outros para me ajudar =]

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, né? Depois me conta o que você está lendo de bom!

      Excluir
  2. Gosto muito também. Às vezes, no dia a dia, sem praticar, fica difícil manter o conhecimento, aí, adquiri o hábito de ler em outra língua a fim de treinar um pouco mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, é exatamente isso o que eu faço! Lendo sempre pra ficar em dia. E vendo filmes/seriados também (em inglês é fácil encontrar).

      Excluir
  3. Ai, Lud, fiquei tão feliz com esse post curtinho! Fala mais para a gente! Eu também adoro estudar línguas, achei até que queria ensinar profissionalmente, mas já percebi que, para mim, é mais uma brincadeira mesmo!

    E aí, quais você está estudando e quer estudar e como faz? E para manter?? Ai, isso tudo vale post, viu??

    Gostei do tema!

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! Que bom, outra entusiasta das línguas!

      Hoje eu estou estudando francês em Estrasburgo, na França (os detalhes estão no www.ludleopelomundo.blogspot.com, na tag "estudar no exterior"). É um mês só, mas estou achando muito bacana!

      Antes disso eu estudei um ano e meio de francês no Brasil e muitos anos de inglês! Pra mim, os cursos de língua funcionam bem, e eu estou sempre buscando material "por fora": livros, revistas, filmes - é justamente a parte divertida!

      É uma boa ideia fazer um post sobre recursos linguísticos! Vou providenciar!

      Beijos!

      Excluir
  4. Muito bom! É uma ótima opção para aproveitar o tempo livre, aumentar o conhecimento e usufruir de outras culturas!

    ResponderExcluir
  5. Estudar línguas é o máximo, e é um prêmio conseguir ler uma obra em seu idioma original.

    ResponderExcluir