segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O que o minimalismo NÃO é: passar frio

Estou viajando. Nos dez primeiros dias, peguei um friozinho bom, que não baixou dos 7 graus - e que esteve, na maior parte do tempo, acima dos 10. Meu sobretudo e minha roupa de baixo térmica deram conta.

Aí vim para em Frankfurt, onde o tempo tem variado de 4 a -2. Na quinta-feira, peguei - 4 em Heildeberg.

Isso quer dizer que tenho sentido muito frio desde que cheguei, há uma semana. Simplesmente porque  me recusei a comprar roupas mais quentes, com os argumentos de que não quero aumentar minhas posses, de que o período na Alemanha está acabando, de que não vai caber na mala, de que eu já tenho um casaco. E, claro, de que custa caro.

O Leo disse: "Você vai morrer congelada com seu dinheirinho na mão." Eu ri. Depois fiquei pensando que ele tinha feito piada, mas que o assunto era sério. Casacos bons são caros, é verdade, mas não é como se eu não tivesse grana suficiente para comprar. Está fazendo um frio danado por aqui e eu tenho ficado gelada toda vez que saio na rua. Um casaco comprido e quente não seria vaidade ou vontade de trocar o modelito, mas necessidade.

Aí tirei o escorpião do bolso (ele estava geladinho, coitado) e fui comprar o tal agasalho. Gastei mais do que eu queria (porque eu não queria gastar nada, né?), mas acho que fiz um bom negócio. Encontrei um casaco preto, longo, com capuz, recheado de peninhas de ganso, com desconto de 33%. Comprei e saí toda saltitante e quentinha da loja.

Moral da história: ser minimalista não é desculpa para deixar o pão-durismo comer solto. Ser minimalista é ter só o que você precisa - e se você pega outonos que vão de 18 a 8 graus centígrados e invernos que vão de 6 a - 6, você provavelmente precisa de casacos diferentes - principalmente se você é como eu, friorenta pra burro.

Ao lado, eu e meu casaco novo. Observem o sorriso de uma pessoa finalmente aquecida.

11 comentários:

  1. Um casaco quente é um investimento, aqui no Brasil é difícil de encontrar casacos quentes o suficiente para o frio europeu. E passar frio estraga qualquer passeio. O casaco mais quente que eu tenho (comprado na Argentina) não dá para usar aqui em Porto Alegre, porque não faz frio suficiente (ou talvez faça, mas de madrugada, umas 2x ao ano). Ele segurou bem a onda quando peguei zero grau em Paris, mas não sei se seria suficiente para temperaturas menores que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,
      tentei escapar da despesa, mas não tive como fugir, rs. Mas é isso mesmo: vou usar por anos e anos.
      Beijos!

      Excluir
  2. como um casaco traz felicidade no frio, ainda bem q vc tirou o escorpião do bolso hehehe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um pouco e o escorpião morria de hipotermia, Anônimo!

      Excluir
  3. Ter só o que vc realmente precisa.
    É exatamente isso que busco para minha vida, mas como é difícil !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayra, é difícil mesmo, mas a gente vai tentando, né?
      Beijos!

      Excluir
  4. Fora que é impossível curtir a viagem passando frio, né? E pensa pelo lado bom: você vai poder usar ele sempre que viajar! hehehe

    bjo e boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,
      exatamente! Estou me consolando do gasto dividindo o valor pelo número de dias que vou usá-lo, que acho que serão muitos!
      Beijos!

      Excluir
  5. Lud! Que linda voce!! Bom ver uma foto sua!
    Quando morei na Holanda, comprei meu "casaco de neve" em um brechó! Na Europa tem muitos, né, e como casaco assim não é o tipo de roupa que tem contato com a pele, não dá nojinho comprar de segunda mão...boa dica, né não? rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica, Carol! Se fosse em Paris, eu até já saberia onde iria procurar, mas em Frankfurt, nem pensei. Acho que comi mosca nessa...
      No futuro, com certeza vou me lembrar de fazer isso antes de partir para as lojas convencionais!
      Beijos,
      Lud

      Excluir
    2. AAhhh comeu mosca nada, no futuro não vai precisar mais, porque agora vc tem um novinho, oque também é bom, né!! beijao

      Excluir