terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Organizando CDs e DVDs de dados

A prateleira selecionada para arrumação da vez foi a de CDs/DVDs de dados. Na verdade, estava mais para um bando de capinhas amontoadas com sabe-se lá que CDs/DVDs dentro. Hora de arrumar.

Para começar a arrumação, me aproveitei de um apetrecho ótimo que ganhei do namorado um tempo atrás e que estava subutilizado. Vejam aí na foto. É um organizador onde cabem 80 CDs.

Esse organizador é legal porque ele ocupa pouco espaço. É numerado, então você coloca os CDs nos espaços e depois, para achar, é só ir pelo número. Para anotar o que tem dentro de cada número, ele vem com uma folha em baixo.

Mas como a tecnologia está aí para nos ajudar, usei um programinha para isso, também dica do namorado: o Blue Mirror DVD/CD Indexer. Ele funciona assim:

1. você coloca um CD ou DVD no computador;
2. clica em um botão do programa, ele então vai registrar o nome de todos arquivos e pastas que têm no CD/DVD.
3. você salva, dá um nome para o CD/DVD e insere palavras-chave para facilitar na busca.

Para unir a organização desse programa com a do organizador físico, eu nomeio cada CD colocando, antes do título dele, o número correspondente no organizador. Assim, quando eu preciso de um arquivo específico, procuro no programa, que me dá o número do CD/DVD, então vou lá no organizador e pronto. Mágico! 

Do jeito antigo, quando eu precisava de um arquivo, tinha que abrir uma por uma das caixinhas até achar o CD que eu queria. Isso ainda tentando adivinhar se o arquivo estava ali mesmo pelo que estava escrito no CD.

Durante a organização, também joguei coisa fora e remanejei outras, mas isso é tema para o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário