segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Como se desfazer de sua biblioteca sem sofrer

Não dá, né, gente? Para se desfazer de seus livrinhos sem dor. Mas acho que dá pra ser com um mínimo de choro e ranger de dentes. Aqui vai o meu método (aberto a sugestões): 

Passo 1: Reflita sobre o fato de que o importante não são os objetos, mas seu significado. A essência do livro está em suas palavras, não no papel.

Passo 2: Fique sócia de uma (ou várias) bibliotecas. Quase toda empresa/clube/instituição pública/escola de idiomas tem uma. Maravilhe-se com o fato de ler livros de graça.

Passo 3: Arrume um leitor digital. A Rita gosta do iPad; eu sou fanzoca do Kindle. Maravilhe-se com a leveza, a praticidade e a quantidade de livros eletrônicos grátis disponíveis na net.

Passo 4: Devolva os livros que você pegou emprestado. Quando tentarem devolver livros que você emprestou, diga para as pessoas ficarem com eles.

Passo 5: Separe vários livros que você tem certeza que não quer reler e leve-os a um sebo. Horrorize-se com os tostões que vão lhe oferecer. Leve-os de volta pra casa, indignada. Ou aceite os tostões.

Passo 6: Separe os livros que você já releu. Doe-os a uma biblioteca/clube/instituição/escola de idiomas (especialmente se foram escolas e universidades públicas).

Passo 7: Tente vender livros em seu blog, sem sucesso. Venda um monte deles para seu próprio pai.

Passo 8: Conscientize-se de que o que faz você esperta/informada/fã da Jane Austen não é ter livros na estante, mas ter lido os livros que estão na estante.

Passo 9: Separa seus tesouros literários mais preciosos (como as coleções completas de Machado de Assis e da Jane Austen). Dê de presente para pessoas queridas na próxima data festiva. Ignore a irmã que acha isso uma biltrice.

Passo 10: Viaje com seu leitor digital. Perceba que atrasos e filas não te incomodam mais. Ao contrário: eles são a oportunidade de ler mais um capítulo. E você não precisa mais poupar o único  livro que coube na mala de mão - há outros na memória do e-reader!

Passo 11: Repita os passos 5 e 6 repetidas vezes

Passo 12: Ao visitar seus pais, enfie nas estantes deles os 5 ou 6 volumes que você realmente não suporta abrir mão.

Último passo: sorria!


 
X

10 comentários:

  1. Hahaha... Muito bom!
    No passo 5, eu fiz diferente e foi uma boa. Eu consegui trocar uns livros. A relação não ficou das melhores. Trocava 3 por 1, mais ou menos. Mas fiz isso pra adquirir uns 3 livros que eu queria ter (um dicionário e dois de ficção que não têm pro kindle).
    Eu queria trocar alguns livros com amigos. Assim, eu teria livros novos pra ler e as pessoas também.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tem de fazer a Grande Cooperativa de Amigos Minimalistas, Fê!

      Excluir
  2. ahhh eu não consigo ç_ç
    Eu uso muito os livros para estudo e na minha área de estudo muitos não se encontra em e-book. Mas estou muito interessada em um kindle, muito mesmo, vários e vários livros pesando apenas 170 gramas, isso é muito mágico *--*

    ResponderExcluir
  3. Alline,
    de fato, existe esse problema: livros que ainda não tem versão eletrônica. Aí o jeito é guardar mesmo. Mas Kindle é vida! =D

    ResponderExcluir
  4. Cara eu não consigo doar um único livro. é fogo, pq muitos já li e não vou reler, mas me dói o coração só em pensar se desfazer.
    mas vai ser minha próxima meta em relação ao minimalismo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coragem!
      Pensa que os livros existem para ser lidos. Parados nas estantes da gente, eles não estão cumprindo seus destinos livrescos!

      Excluir
  5. doooooooooi o coracaozinho! (especialmente se a gente e' que ganhou as obras completas da jane austen - faz o que com elas? rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfia na estante dos seus pais quando eles não tiverem olhando! ;-)

      Excluir
  6. Bárbaro! Adorei a metodologia. Estou com uma sala de estudos cheia e preciso dar outro destino a essa sala. Estou tomando coragem e seu artigo, Lud, foi o pontapé definitivo... ;-)

    ResponderExcluir
  7. Bárbaro! Adorei a metodologia. Estou com uma sala de estudos cheia e preciso dar outro destino a essa sala. Estou tomando coragem e seu artigo, Lud, foi o pontapé definitivo... ;-)

    ResponderExcluir