sábado, 8 de setembro de 2012

Desapegando dos brindes e das coisas grátis

Sempre parece uma grande oportunidade, né? Ganhar alguma coisa sem pagar por ela. Mas, se a gente for parar pra pensar, pode não ser tão bom assim.

1. Comida. Eu costumava sempre aceitar comida grátis. Não podia ter um “aniversariantes do mês” na empresa pra eu me empaturrar de salgadinhos. Até que precisei fazer regime pra voltar a caber nas minhas roupas. Então, fui perceber que muitas vezes eu nem estava com vontade de comer. Só comia porque estava ali mesmo. Então comecei a pensar que eu podia deixar pra comer coisas engordativas quando eu estivesse com muita vontade. Porque... Sabe... Eu posso ir ali e comprar uns salgadinhos se e quando me der vontade.

Se não faz bem e nem tá tão gostoso assim, comer por quê?

 2. Amostras grátis. Eu vivia guardando aqueles sachês de shampoo, hidratante e cosméticos em geral que vinham em revistas, em outros produtos ou que ganhamos no supermercado. Mas eu nunca usava. Ficava aquilo ali ocupando espaço no meu banheiro até furar ou perder a validade ou eu encher o saco e jogar fora. Melhor não pegar, não?

3. Canetas. Devo ter umas 10 canetas que ganhei de brinde em casa. Sou dessas que toma cuidado então nunca perde caneta. Distribuí minhas canetas no trabalho. Fiquei só com duas. Não aceito mais canetas de brinde, enquanto tenho outras.

4. Revistas. Se você não vai ler, pra que aceitar? Pra ficar em casa sem ter lugar pra guardar, ou pra entrar em um armário e ficar lá dentro ocupando espaço? Se eu não tiver o interesse de ler a revista no hora, dificilmente vou ler depois. Além do que, hoje quase tudo que eu leio, o faço na internet ou no lindo do kindle.

Um assunto relacionado, geralmente com motivações parecidas (oba! uma oportunidade!) é comprar coisas só porque estão em promoção. Mas deixo pra falar disso depois.

2 comentários:

  1. Fernanda, eu faço isso com comida nos aniversários e coffe breaks do trabalho e preciso parar urgente! O corpo agradeceria!

    Quanto às amostras, descobri que se eu colocar todas elas dentro de uma só embalagem (se forem do mesmo produto) eu uso sim. Outra situação em que passei a usar minhas amostras foi em viagens curtas porque, por mais que tenha shampoo e condicionador em hotel, nem sempre tem hidratante, pasta de dentes e outras coisas que são distribuídas como amostras e que eu tenho de monte! Continuo pegando os shampoos de hotel e atualmente, após uma viagem, coloco todos dentro de uma embalagem de shampoo vazia e utilizo de verdade. Fiz um post sobre isso aqui:

    http://umanosemcompras.blogspot.com.br/2012/08/shampoos-de-hotel-dica-para-usar-e.html

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marina!
      Eu também ainda caio em tentação, às vezes. Hehe... Mas é cada vez menos.
      Eu vi o seu post (sempre leio os seus blogs), e acho uma ótima ideia! Comecei a fazer isso com hidratantes. Pra shampoo, no meu caso é mais complicado porque mistura a composição dos produtos. Além do que, tenho cabelos anelados e a maioria dos shampoos são pra cabelo liso, então raramente uso os que me dão de brinde.
      Agora... Quando são vidrinhos de shampoo ao invés de sachês, também pego às vezes, pra aproveitar a embalagem em viagens ou em idas no clube. Embalagens pequenas ocupam menos espaço :)
      Beijão!

      Excluir