terça-feira, 11 de setembro de 2012

Técnica para arrumar armários

Meu pequenino armário e
a pequena cômoda ao lado dele.
De tempos em tempos, eu reorganizo meu armário. Sempre fiz isso, desde antes do minimalismo entrar na minha vida. Tenho uma "suave" obsessão com organização, sabe?

Mas agora que tenho menos espaço para mais objetos e que estou procurando me desapegar do que é supérfluo, estou levando a arrumação de armários mais a sério.

Ainda sinto que tenho muito a evoluir, mas já tenho melhorando a cada dia. Vou aprendendo alguns truques. Lá vai:

1. Arrumo um compartimento (gaveta, prateleira etc.) de cada vez. Assim, gasto menos tempo e tenho ânimo para fazer essa arrumação com mais frequência. Fico mais motivada também, pois consigo me dedicar mais a cada grupo de coisas e ser mais eficiente.

Quando eu arrumava o armário todo de uma vez, lá pro meio do processo estava sem paciência e começava a guardar as coisas meio avacalhadamente. Acontecia também de dar tanto trabalho que eu ficava cheia de preguiça de arrumar outra vez.

2. Escolhido o compartimento, tiro tudo pra fora e limpo a gaveta, ou a prateleira, ou o que seja. É bom manter o lugar limpo e poder saber exatamente tudo que tem lá dentro. Limpo também, com pano úmido, os objetos que juntam poeira. No caso de roupa, sacudo pra elas pegarem um ar.

3. Junto tudo e tiro fotos. Comecei a fazer isso pro blog e adorei. Ter aquilo registrado me faz cair um pouco mais na real em relação ao volume de coisas. E expor isso na internet me faz ficar com mais vergonha de ter tanta coisa e me deixa mais motivada a diminuir o volume. Acho que é a motivação do pessoal de blog de regime que tira foto da comida, não é? Por fim, ainda é legal ter o registro pra comparar com o volume que vou ter na próxima vez que revisitar aquele compartimento.

4. Separo o que vou jogar fora: o que está estregado, que perdeu a validade e o que não pode ser doado porque ninguém vai querer (papéis velhos, por exemplo). Procuro separar o que dá pra reciclar.

5. Separo em uma sacola ou caixa o que pode ser doado.

6. Reflito sobre o que não vou comprar mais porque vou acabar não usando ou porque já tenho demais, e planejo o uso mais eficiente do que resolvi manter.

7. Guardo cada coisa de volta pensando novamente se posso doar ou jogar fora mais coisa ainda.

8. Anoto o que refleti e penso em um post a respeito.

9. Depois que eu posto aqui, leio os comentários, que sempre têm algo a acrescentar. Anoto essas dicas pra usar na próxima arrumação.

Claro que a minha técnica não deve funcionar igual receita de bolo pra todo mundo. Cada um tem suas necessidades específicas e nem todo mundo tem blog. Mas uma coisa ou outra aí de cima pode ser útil, espero ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário