quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Balanço Financeiro 2015 - Saídas

Depois de analisar as entradas, a melhor parte, é hora de analisar as saídas.

Analisar os gastos de 2015 foi um ótimo exercício, pois tive uma ano inteiro arcando com as escolhas e os gastos da minha casa. Além disso, durante o ano todo tive uma rotina estabelecida. Os primeiros 6 meses na casa nova, quando a gente comprar muito utensílio e experimenta algumas coisas, foram em 2014.

Vamos lá:



O gráfico ficou completamente diferente daqueles dos anos anteriores, pois os gastos da casa são grandes. Então entraram diversas novas categorias, com peso maior do que as anteriores. 

Apesar disso, o meu maior custo continua sendo o carro. Impressionante! E isso porque eu não pago gasolina (a empresa onde eu trabalho paga). O pior de tudo é que eu não vejo saída imediata. Transporte público é muito ineficiente e o relevo de BH não permite bicicleta. Pelo menos, temos um carro só em casa. 

Este ano gastei bastante com viagens. Em fevereiro fui a Buenos Aires e Montevidéu, em abril fui ao Rio de Janeiro, e em outubro a Trancoso. A viagem a Brasília não aparece nos gastos porque foi a empresa que pagou (fui a trabalho). Dinheiro bem gasto.

Aluguel, alimentação e condomínio são gastos esperados. Vestuário teve um peso grande este ano por causa do gasto quase nenhum que tive nos anos anteriores.

Agora o comparativo com os outros anos:


Não inclui os gastos novos (aluguel, condomínio etc.), já que não tem com o que compará-los. 

Fiquei satisfeita de perceber que diminuí meus gastos com quase tudo. Telefone aumentou. Antes tinha um plano com meus irmãos e minha mãe, que ficava bem mais barato para mim do que o que divido com o Roberto. Mas vou negociar. Ligar para as operadores e ver o que eu consigo.

Supermercado também aumentou, o que faz todo sentido já que agora fazemos todas as compras da casa. Roupas e sapatos aumentou também, como já expliquei acima. Salão ficou praticamente na mesma, se considerarmos a inflação. 

Carro aumentou. A diferença maior foi no valor da revisão. A revisão em anos ímpares é bem mais cara, porque troca um tanto de coisa. Além disso, o tempo vai passando e o carro precisando de mais manutenção. Será que é hora de vender? Será que troco? Questões para pensar...

Viagem ficou tão mais caro porque as férias na Argentina e no Uruguai, que eram para ter acontecido em 2014, ficaram pra fevereiro de 2015.

É curioso como não dá para ser simplista com a análise de gastos... À primeira vista, parece ótimo ter diminuído os gastos com Saúde. Parece que eu fiquei menos doente. Mas a verdade é que eu não me preocupei muito com saúde no ano, e estou vendo os resultados agora. Colesterol alto e outros probleminhas.   

6 comentários:

  1. Oi Fernanda! Qual app ou programa vc usa para fazer os gráficos? obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Para registrar os gastos e as receitas, uso o minhas economias. Recomendo. Mas, como eu tenho que fazer uns ajustes pra acertar os gastos da casa (que eu divido com o Roberto), eu exporto os dados pro excel, faço os ajustes lá e gero os gráficos lá também.

      Excluir
  2. Fernanda, passei a madrugada toda lendo seu blog inteiro e me deu um gas enorme pra mudar algumas coisas. Uma duvida, como vc e se vc planeja a sua aposentadoria? Sei que vc e nova mas vc tem algum plano, investimento ou dica? Ainda tenho muitos anos ate la mas gostaria de comecar a me prepara desde ja. Obrigado xo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Fico super feliz em ajudar. De verdade!
      Então... Eu planejo justamente juntando dinheiro e aplicando, para que ele vá aumentando. Os planos de previdência privada nada mais são do que um fundo de investimento dos bancos. Eu prefiro fazer eu mesma os meus investimentos, e ir controlando. Além disso, procuro cuidar da minha saúde, não acumular bens e gastos. É como eu me preparo ;)
      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Fernanda! Fiquei curiosa sobre um fato: vc pretende ter filhos? Já que é um gasto danado... rs? Nós mulheres, cedo ou tarde nos deparamos com esta decisão, que não é fácil, e que na maioria das vezes envolve também a decisão de uma segunda pessoa. Sugiro escrever um post sobre sua visão da maternidade. Obrigada! Até mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pretendo ter filhos não, mas realmente é algo sobre o qual eu posso contar aqui. Nunca escrevi sobre isso. Obrigada pela boa ideia!

      Excluir