terça-feira, 24 de março de 2015

Desafio: limpar caixa de entrada

Eu tenho o péssimo hábito de deixar para depois lidar com e-mails. Claro que não chega aos pés de quem deixa e-mails não lidos na caixa. Eu leio e, se for pra deletar, já deleto. Mas aqueles que precisam ser respondidos ou exigem uma outra ação acabam se acumulando. No trabalho, eu não faço isso. Sou super eficiente. Mas não tenho o mesmo cuidado com os meus pessoais. Eu enrolo, deixo para depois, e tem coisa que acaba nunca sendo resolvida.

Mas eis que comecei a ler o Zen to Done, do Leo Babauta. Vou ler com calma e deixar para escrever mais sobre ele depois. só queria adiantar que lidar com sua caixa de entrada é um dos temas que ele já ventila no começo, e que a carapuça me serviu perfeitamente. 

Eu tenho ainda o hábito de guardar links para ler/ver depois, que só vão se acumulando.Um monte deles já nem deve estar no ar mais...

Então estou me lançando este desafio. Vou dedicar 15 minutos da minha manhã, e mais 15 minutos da minha tarde religiosamente a lidar com a minha caixa de e-mails e meus links não lidos. Vou começar dos mais recente e ir descendo pros mais antigos, para não correr o risco de os recentes caducarem. Os antigos já estão no limbo mesmo... Vou evitar que mais coisa entre pro limbo, e ir tirando o que está lá aos poucos.

Estou atualmente com 27 e-mails na minha Caixa de Entrada, 29 na "Social"e 14 na "Promoções".


Boa sorte para mim. Vou contando aqui os resultados. Quem quiser me acompanhar no desafio, será super bem vindo...

12 comentários:

  1. Eu cheguei a ter mais de 20 mil emails guardados, da época em que participava de listas de discussões e quando não existia nenhum modo mais instantâneo de falar com os amigos. Até hoje não sei porque achei que seria útil ter tudo aquilo guardado rs. Depois de algumas limpezas, sobrou só o que é realmente importante - uns 20 no máximo, arquivados. Tento deixar na caixa de entrada só o que precisa ser resolvido e quando ela "enche" (15 emails pra mim já é muito rs) dou uma geral e geralmente zero a caixa. Parece que perco uns 15 kg quando faço isso, é uma delícia, sensação de missão cumprida (não só pela caixa limpa, mas por não ter nada pendente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso limpar mesmo, Renata. É meu desafio de agora.
      Eu guardo algumas coisas de lista de discussão que acho interessante, porque já passei pela experiência chata de participar de uma lista super legal em que do nada a criadora excluiu a lista, e como eu não tinha nada guardado, perdi tudo. E tinham muitas coisas úteis lá. Eu não ligo de guardar algumas coisas, desde que sejam resolvidas e bem organizadas - com tags - para eu encontrar quando preciso.

      Excluir
  2. Eu recebo mais spam do que e-mails importantes. =/ Ainda bem que o gmail já joga tudo na pasta correta e só tenho o trabalho de esvaziá-la.

    ResponderExcluir
  3. eu estava com mais de 1.500 e-mails na caixa de entrada do meu e-mail de trabalho.

    como estou saindo do meu emprego atual, decidi que precisava resolver isso, para deixar com quem fica as coisas mais importantes. trabalhei nisso por 2 dias. relendo, arquivando e enviando os mais importantes para quem vai ficar no meu lugar. o ideal é arquivar na hora para não dar esse problema depois. agora tenho 5 e-mail na caixa de entrada, rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.500?!?! Nossa! Parabéns por ter conseguido organizar isso tudo. A minha caixa do trabalho é bem organizada. Só tenho na de entrada aquilo que ainda está pendente, mesmo que não seja por minha causa mas porque estou esperando resposta de cliente ou de algum colega. Acaba que a minha caixa de entrada funciona como um lembrete do que ainda preciso cobrar, resolver, ficar de olho.
      Minha dificuldade, e por isso o desafio, é com a minha caixa pessoal. Não dedico tanto esforço pra ela, infelizmente...

      Excluir
  4. Minha caixa de entrada está um horror, uns 200 emails pra ler melhor, pra avaliar alguma informação interessante...Vou trabalhar nisso. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Vania! Vamos juntas então. Vem contar depois como está sendo :)

      Excluir
  5. Minha caixa de entrada é limpíssima, quase um TOC. Resolvo tudo logo pela manhã e no meio da tarde.
    Às vezes tenho que lidar com a do meu chefe e quase tenho um treco quando vejo aqueles 567 e-mails não lidos, spam pra todo lado, e-mail de clientes tudo misturado.
    Minha gaveta de calcinhas geralmente é bagunçada mas minha caixa de e-mails nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha... Já tive um chefe que tinha um tanto de e-mails ão lidos também. Me dava muita aflição.
      Minha caixa de entrada no trabalho também é uma lindeza. Tudo organizado e limpo. Mas o meu pessoal andava meio largado...

      Excluir
  6. Nossa, eu comecei a fazer isto quinta feira passada, criei pastas novas para separar emails que eu gostaria de guardar (recibos de compras, comprovantes) ou que demandavam alguma ação extra (ler, estudar, responder). Mas eu estava chegando na casa dos mil emails na minha caixa de entrada, entre lidos e não lidos. Não terminei o serviço todo, agora restam uns 300, acho, mas mais metade do trabalho já foi feita e não pretendo deixar acumular novamente!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Lelii! Eu uso marcadores para os e-mails que pretendo guardar, mas aqueles que exigem alguma ação ficam na caixa de entrada, e por isso ela estava com com uns 20 emails. Hehe... Parabéns por já ter conseguido melhorar tanto :)
      Beijo!

      Excluir