sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O dilema do jornal no sinal

Aqui em Belo Horizonte, e imagino que em muitas outras cidades do Brasil, tem alguns jornais que são distribuídos gratuitamente nos sinais de trânsito. Eu passo por dois desses todos os dias indo para o trabalho e sempre fico neste dilema: pego o jornal ou não?

Eu não tenho que pagar por ele, e é uma boa distração nos sinais que eu ainda enfrento até chegar no trabalho. Mas o lado ruim é que é mais papel para poluir o mundo e mais uma tralha que fica jogada no meu carro até que eu crio ânimo para dar um destino depois - de preferência para reciclagem, o que dá mais trabalho ainda.

Atualmente eu me informo pela internet. Geralmente os fatos que são descritos no jornal, eu já acompanhei ao vivo ou li algo a respeito assim que aconteceu. Se os jornais ainda analisassem de maneira um pouco mais isenta e profunda, poderia ser um ganho lê-los, mas não é o que acontece.

O fato é que na maior parte dos dias eu não pego o jornal. Tenho deixado para quando o trânsito está muito engarrafado (o que é raro na minha ida ao trabalho) ou quando eu não vi os resultados dos jogos de futebol da véspera. Tem vezes ainda que pego só de reflexo porque me ofereceram, e depois acho que foi bobagem. Estou achando que vou deixar de pegar até nesses dias. Chega de papel no mundo.

7 comentários:

  1. Nao pego nada,mas aqui tem muito panfleto de loja,fico passada com a quantidade de gente que pega e joga no chao na proxima esquina,mostrando que nao esta pensando no que esta fazendo,horrivel!!!NAY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panfleto eu também não pego não. Também acho isso de o pessoal jogar no chão um horror. Principalmente em épocas de chuva, isso é muito problemático.

      Excluir
  2. Nunca pego, nem as propagandas, sei que eles estão trabalhando e tal, mas acho absurdo essa geração de lixo. As pessoas pegam tudo e nem olham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Propaganda eu também não pego não. De jeito nenhum. Já o jornal, eu leio e me informo. Mas mesmo assim estou achando que não vale a pena.

      Excluir
  3. Os panfletos, às vezes, eu pego porque fico com dó de quem está ali trabalhando, mas que dá uma dor no coração, dá. Ainda mais quando a pessoa pega e joga no chão imediatamente. Acho que as pessoas ainda não se conscientizaram do abuso dos nossos escassos recursos naturais.

    Onde eu trabalho, haverá uma mudança no atendimento ao público e a chefe fez um texto ENORME e deu a ideia de tirar cópia e enviar para as escolas da região, para cada aluno. As pessoas não lêem mais do que 2 parágrafos nem na internet, quem dirá impresso? E olha o desperdício de papel e mão de obra?

    ResponderExcluir
  4. Também raramente pego algum panfleto / propaganda na rua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Sandra! Panfleto e propaganda eu também não pego.

      Excluir