quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Meus problemas acabaram: dica ótima pra PDF em leitor digital

No último post sobre leitores digitais, a Luciana falou do Lev, que parece ser o e-reader mais adequado para arquivos em PDF. O meu Kindle 4 lê, ou melhor, exibe PDFs: o que eu consigo fazer é visualizar de lado (com o aparelho deitado), aumentar o contraste (deixar a letra mais preta) e dar zoom. Às vezes funciona, às vezes não. Se a página tem duas colunas, então, é difícil arrumar uma combinação que permita uma visualização legal.

O Lev vem com o PDF Reflow, que reorganiza as frases para elas caberem na tela. A idéia parece bacana, e o aparelho pode ser uma boa opção para quem lê muito em PDF. Esta resenha diz que em 60% dos arquivos testados ficaram bem razoáveis (apesar de que, quando entram gráficos, tabelas e colunas, a coisa complica).

Enquanto isso, o que fazemos nós, usuários de Kindle e de outros readers não têm PDF Reflow? Fuçamos na internet pra ver se alguém já pensou em como resolver nosso problema, claro. E não é que já?

Em alguma longínqua caixa de comentários, alguém sugeriu o Briss, um programinha grátis que corta as margens em branco dos documentos em PDF e, portanto, faz as 6 polegadas de tela do leitor digital renderem.

Experimentei com vários livros e foi uma maravilha. Os arquivos em PDF que eu tenho tinham muita margem! (O que faz sentido: espaço em branco faz a página "respirar", como me ensinaram nas aulas de Jornalismo. Mas no e-reader, a moldura funciona como margem, então não precisa. Rá!)

O programa permite até que se transforme colunas em páginas inteiras - especialmente bom para aqueles capítulos de livros xerocados abertos e escaneados, em que duas páginas viram uma, sabem? E é tudo em batch - nada de ficar recortando as páginas uma por uma. As semelhantes são agrupadas e pronto.

O Briss (o nome é uma brincadeira com "bris", o rito judaico de circuncisão), pode ser baixado aqui e é de graça.

Recomendo vivamente.

14 comentários:

  1. Oi
    Eu tenho kindle do mais simples e uso um programa free chamado Calibre para converter os arquivos que estão em PDF. Ele organiza os livros que estão no computador e converte para vários formatos. Deixo os meus livros no notebook e no dropbox e vou convertendo à medida que vou lendo. Tem várias opções de edição na conversão. Até agora, está me atendendo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Também uso o Calibre, e geralmente ele funciona bem, mas não para os arquivos em PDF que converti. Ele preservou o cabeçalho e o pé de página (nome do livro, número da página) e eles ficam no meio do texto. Mas eu só clico mesmo em "converter" e pronto... vou investigar essas opções que você falou!

      Excluir
  2. Ótimas dicas, Lud! Leio muitos artigos da faculdade no computador ou no celular. Penso em comprar um e-reader justamente por causa disso. Vai me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai te ajudar, sim! Mas, se for possível pegar um emprestado para testar antes de comprar, melhor. Pra ver se você gosta!

      Excluir
  3. Como a Renata, também uso o Calibre ou mando o pdf via e-mail com "convert" no assunto e chega no Kindle já convertido em .mobi. Porém arquivos que tem tabelas, gráficos etc, muitas vezes chegam com defeito... Minha saída é otimizar o pdf usando o K2pdfopt que aprendi aqui: http://www.vidasempapel.com.br/como-otimizar-arquivos-pdf-com-o-k2pdfopt/ Aí sim dá pra ler tranquilo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Dei uma olhada e parece que o resultado dele é bem parecido com o Briss!

      Excluir
  4. A conversão do próprio kindle é boa o suficiente para que raramente eu tenha problemas com pdf...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lu. Acho que depende muito da formatação inicial do arquivo.

      Excluir
  5. Já usei o bris, mas obtive mais sucesso com o k2pdfopt. É meio chato de usar mas o resultado geralmente é melhor. http://www.willus.com/k2pdfopt/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu tenho uma dúvida. Sempre carrego de 2 a 5 livros por dia (sou professor). Gostaria de comprar um dos três (Kindle, Kobo ou Lev). Penso em baixar ou comprar os livros que uso em pdf. Mas, caso algum(ns) não tenham esse formato, penso em escanear o(s) livro(s).

    Então, qual dos três e-readers seria o melhor, nesse caso?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kindle. Tem melhor touch, melhor controle de luz (se comprar com essa função, eu até aconselho com luz) e é mais rápido. O Lev antigo é lento... Touch ruim... O Lev novo eu n sei se melhoraram isso (vai numa Saraiva e testa o Lev) O Kobo eu n conheço... (tenta testar o Kobo na Livraria Cultura)... O Kindle eu já vi para testes nas lojas C&A e Ponto Frio...

      Excluir
  7. Alguém sabe como converter PDF para o Kindle mantendo os gráficos e tabelas?

    ResponderExcluir