terça-feira, 30 de setembro de 2014

Política é importante

Desapegar do supérfluo só faz sentido para que possamos focar no essencial. Não é? E um desses essenciais que tem sido deixado de lado com muita frequência na nossa sociedade é a participação política. 

Ela é importante. Por mais que a gente mude nossa própria vida, há um limite para o que temos poder de fazer individualmente. A única maneira de expandir nosso impacto e ajudar a criar o mundo no qual queremos viver é se envolver politicamente.

O momento é de eleições, então é fundamental que cada um pesquise, se informe e busque entender melhor sobre os candidatos, os partidos e as propostas. Entrar naquela bobagem de que político é tudo igual não resolve nada, muito pelo contrário. As decisões estão sendo tomadas e afetam a vida de cada um. Se você não votar, não estará tomando nenhuma atitude revolucionária, e sim deixando que outras pessoas escolham por você. Eu sei que não quero isso para mim.

Mas o envolvimento não pode ser restrito a esse momento, e nem apenas no acompanhamento das notícias políticas. A participação em associações, coletivos e outras mobilizações em grupo são fundamentais. É a única maneira que cada um tem de realmente participar e se fazer representar.

Imagem copiada de: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014

PS: Não vou declarar meus candidatos aqui. Não acredito que seja o espaço para isso. 

6 comentários:

  1. Fato é que ninguém precisa ser um fanático político, mas com uma pesquisa de menos de 1 hora você consegue levantar o histórico e as principais propostas do plano de governo de todos os candidatos. Leia e avalie quais se aproximam mais das suas concepções políticas, e pronto, vote conscientemente.

    Já a obsessão... http://ominimalista.com.br/deixe-de-ser-abestado-obsessao-por-politica-e-inutil/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê. Obrigada pelo comentário. Eu entendo o seu ponto, mas não concordo.

      Excluir
  2. Fernanda, aqui é a Marina do Um Ano sem Compras, você pode entrar em contato comigo pelo mail umanosemcompras@yahoo.com.br? Eu não tenho mais o seu mail!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marina! Eu te mandei um e-mail. Você viu? Caso não tenha visto: fernandamarinho@gmail.com.

      Excluir