segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O chique simples das francesas

Estou de volta à França, mais exatamente em Nancy, na região da Lorraine. De novo, me encanta a maneira com que as francesas se apresentam.

(É claro que é uma generalização: nem toda gaulesa é assim. Mas dá pra dizer que é a maioria.)

É uma ode ao minimalismo e à elegância: elas se vestem com simplicidade, evitam extremos (decotes pronunciados, saias curtíssimas), fogem das estampas exageradas. Preferem ter poucas peças de qualidade a muitas que durem pouco. Não exibem marca: você não vai ver uma francesa com aquela bolsa Louis Vuitton cheia de logotipos. Adoram cores neutras. E quase sempre estão usando um cachecol ou um lenço.

O cabelo e a maquiagem também são simples e discretos. A gente vê muito corte curto ou médio. Não tem cabelão louro, unhona colorida ou batom Snob (nada contra: só não faz o estilo das francesas).

Chanel dizia: "Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher." Faz todo sentido, porque o vestir-se bem francês não é botar um vestidão estampado Versace com decote no umbigo. Essa é mais a tendência americana, né? O vestir-se bem francês é usar roupas de boa qualidade, adequadas à situação, de forma que a pessoa (e suas ideias, e suas palavras - os franceses adoram discutir!) possa ser o centro das atenções.

Chanel: cabelo curto e escuro, roupa preta, pérolas (talvez falsas. "O importante não são os quilates, mas o efeito.") 
Sei que, no Brasil, a maioria do pessoal gosta de um estilo mais colorido e extravagante. Também tem aquela coisa de mostrar que tem dinheiro (e dá-lhe detalhes dourados e produtos de marca). Só que - e aí estou com a Chanel, mas é questão de gosto, claro - se a pessoa usa todos os lançamentos e acessórios, a gente acaba sem saber qual saber o gosto pessoal dela, não?

Enfim, gosto muito da ideia de ter um guarda-roupa básico, clássico, de boa qualidade, só com peças que caem bem. Tem tudo a ver com o  minimalismo, e também me agrada esteticamente (tem gente que não acha graça, e também tá valendo).

Não tenho esse guarda-roupa, não. Quem sabe no futuro? Nestes anos de viagem, as peças que eu uso têm de aguentar a correria, as malas e frequentes idas à máquina de lavar (já namorei um suéter de cashmere e desisti, porque não ia ter paciência de ficar lavando a mão na estrada). Mas as minhas roupinhas todas combinam entre si, e de vez em quando eu ponho um cachecol.

13 comentários:

  1. Realmente o estilo das francesas (não todas) é incomparável, lindo, limpo, sem logos e etiquetas aparentes e sempre elegantes.

    ResponderExcluir
  2. Gosto demais desse estilo. Amo lenços, cachecóis, echarpes... Pena que com o calor do Rio, só dê para usar no outono/inverno. Mas gosto tanto que já arrisquei uns lenços fininhos no verão.
    E sempre impliquei com as bolsas cheias de logotipos. Quando via amigas loucas pelas bolsas com as famosas letrinhas preferia ficar calada para não ser considerada uma herege rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem hora que a gente tem fica quieta para não comprometer a amizade... mas que dá vontade de falar, dá!

      Excluir
  3. Percebi exatamente isso quando fui para Paris e Londres esse ano. Em Londres as mulheres são mais simples ainda. Como tudo na vida é relativo, só assim percebi como as brasileiras são enfeitadas demais.Unhas com esmaltes coloridos por lá? Não vi nenhuma. Uma única menina que vi por lá com esmalte roxo, logo em seguida, percebi que era brasileira. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já contei que meu marido tem uma teoria para reconhecer as brasileiras, né? Salto, cabelão, acessórios dourados... É claro que as que não se vestem assim ele não reconhece, rs.

      Excluir
  4. Tem um livro chamado A parisiense que fala exatamente desse estilo clean e elegante das francesas... Recomendo! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é legal mesmo, Simone! Os básicos que a autora elege não são difíceis de achar, mesmo para quem não quer gastar muito (o/). Ela dá sugestões de marcas caras, de alta qualidade, mas acho que existem similares...
      Da um post, viu? Obrigada pela lembrança!

      Excluir
  5. Desculpem a franqueza, mas marcas e logotipos nas peças do vestuário é de extremo mau gosto. Etiqueta só no avesso, por favor! Eu me recuso terminantemente a usar algo que exiba a marca pra quem quiser ver. Ridículo. Nunca entendi essa ideia de pagar pra vestir uma propaganda de marca famosa. A menos que você esteja ganhando uma boa grana pra vestir aquilo, obvio. Num desfile de moda por exemplo. Na rua, no dia-a-dia, nem morrrrrrrrrta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você tá certíssima! Fazer propaganda de graça? Aí não, né?
      Mas tem horas que é difícil escapar. Tô pensando nos tênis da Nike (que eu tenho) e nos aparelhos da Apple (que eu não tenho)...

      Excluir
  6. Olha, Lud, depois que eu comecei a perseguir de fato um estilo e me identifiquei com um tanto do estilo das francesas, mudei muito a visão das coisas; doei bastante, comprei melhor, e defini os 4 momentos (casual, trabalho, home e fitness).

    Lilly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei desse esquema de momentos, viu? Ajuda até a eliminar/não comprar. Se não encaixa em nenhum dos cenários, não precisa, pronto!

      Excluir
    2. Lilly
      Uso o mesmo esquema de "momentos": home, dia-a-dia e noite. Funciona que é uma beleza! Hoje tenho metade das roupas que tinha há 10 anos e me visto com uma rapidez impressionante!
      Bjs

      Excluir