segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Agora eu medito, sim!

Graças às dicas e ao incentivo que recebi aqui quando confessei que não conseguia meditar, faz duas semanas que eu medito (quase) todo dia.

Acho que o mais importante foi parar de ler e começar a praticar. No "Meditation for dummies", pulei um monte de páginas até chegar às instruções. Eu faço assim: sento de pernas cruzadas no chão, fecho os olhos e foco na respiração. Durante dez minutos. Quando eu me distraio, volto a focar na respiração. O livro ensinou a contar 1 para a inspiração, 2 para a expiração, até 10, e começar de novo. Usei durante uma semana, e agora penso "in" na respiração, "out" na expiração. E é isso.

Uma coisa importante foi aprender a controlar o tempo: como saber quando passaram dez minutos? Pesquisei na internet e descobri que não tinha problema abrir os olhos de vez em quando para checar o relógio, contanto que não fosse necessário mexer a cabeça ou o pescoço. Ou seja, o ideal é que o relógio fique bem na minha frente. Descobri também que existem aplicativos grátis para ajudar a tarefa, e baixei o "Meditation helper", que é basicamente um relojinho digital regressivo.

O que estou achando de meditar? Ótimo! Pode ser o efeito placebo (eu sou a pessoa mais impressionável do mundo), mas estou sentindo mais facilidade em me concentrar no momento presente, o que era meu objetivo. O horário que escolhi foi o fim do dia, e já fico mais relaxada para deitar (não que dormir seja um problema pra mim. Dormir é meu superpoder).

5 comentários:

  1. Acho que tenho de comprar esse livro, também gostava de meditar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa comprar o livro não, Cris! Faz o que eu falei no post e pronto. Foi tudo que eu li dele, juro.
      Mas, se você quiser saber mais sobre meditação, pode ser uma boa.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  2. Aeeee, Lud! Parabéns pelas duas semanas :) Adorei a parte do "pulei monte de páginas até chegar às instruções", eu tbm fiz isso, confesso ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Jackeline!
      Você também pulou? Então a melhor parte do livro devem ser as instruções, rs. Mas ainda vou ler as outras partes. Um dia desses. Quando der. Entre uma meditação e outra...
      Beijos

      Excluir