quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Redefinindo o que a gente precisa

Desde o início do ano, eu e meu marido estamos pipocando de cidade em cidade, de apartamento em apartamento. O máximo que passamos parados foi um mês. Estou aproveitando a experiência para aprender, na prática, o que é essencial em uma moradia para mim... e o que não. 

1) Cama confortável (porque eu gosto muito de dormir) com mesa de cabeceira e luminária. Há os minimalistas que aboliram os apoios ao lado da cama, mas eu gosto deles para colocar água, livro, relógio, o ocasional remédio. A luz é porque gosto de ler à noite.
Não preciso: de um criado-mudo cheio de gavetas. Até uma cadeira resolve.

2) Mesa + 2 cadeiras, para fazer refeições, usar o computador, estudar.
Não preciso: de escritório, de uma copa, de uma mesinha no quarto... Uma só dá conta de todas as atividades.

3) Livros. Em formato digital.
Não preciso: de estantes cheias. Já tive e adorava. Meus amigos iam à minha casa e ficavam impressionados com a quantidade. Mas o importante é o conteúdo, não o continente. No futuro, é leitor digital e biblioteca (s) na cabeça.

Continua...

5 comentários:

  1. Oi Fernanda coincidentemente falei exatamente disso, há um tempo atrás

    http://manualdofrugal.wordpress.com/2013/07/27/frugalidade-simples-livros-so-em-pdf-ou-na-biblioteca/

    da uma olhada

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vivido sem criado mudos com gavetas ou qualquer apoio ao lado da cama. É pra ser uma situação provisória, mas estou pensando em manter assim, podque o meu espaço fica super organizado. Quando preciso ter alguma coisa ao lado da cama, o que é bem raro, lembro da Rita do Busy Woman and Stripy Cat falando sobre a possibilidade de usar a maior superfície horizontal qud existe: o chão! Não bebo água ou como na cama, não mantenho remédios próximos à cama e me levanto para colocar o livro em cima da cômoda antes dd dormir. Essa deve ter sido, de longe, uma das melhores mudanças que fiz no meu quarto. Às vezes penso em ter um banquinho bem pequeno ao lado da cama mas desconfio que ele ficadia sempre meio cheio de coisas e ter muitas coisas por perto me fira o pouco sono que já tenho e me deixa agitada. Acho que a única chance real de eu vir a comprar uma "superfície" para manter do meu lado da cama é se calhar de eu deitar olhos em uma mesinha pequena e absolutamente maravilhosa, algo que seja quase artístico, sabe? Porque a beleza me chama muito a atenção e me deixa muito feliz.

    O que eu realmente preciso numa casa é: cama, luminária no quarto (uma de pé, de preferência), sofá ou equivalente confortável, mesa com cadeiras, guarda roupas (gosto de ted 2 portas exclusivamente minhas e se tivesss que dividir seria um saco, porque sou bem chata com o jeito que organizo minhas coisas), uma estante com livros físico (os meus preferidos du gosto de ter em papel e também há aqueles que é impossível encontrar em versões digitalizadas), algum móvel para guardar os sapatos. É isso. Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lud, estou acompanhando o tempo sabático de vocês, admiro e acho que é um mergulho de cabeça na simplicidade. Percebi que a postagem vai continuar. Para mim, além dos itens que você citou acrescentaria fogão, geladeira e máquina de lavar roupas, são essenciais para mim, adoro cozinha e lavar roupas. Tenho um dona de casa dentro de mim! risos... ótimo final de semana! beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lud!

    Eu tenho mesinhas de cabeceira (de qdo casei), mas ainda não tive coragem de dá-las, porque penso que possa fazer falta. Sempre coloco um copo c/ água e creme p/ os pés. Eu queria uma menor e sem gavetas, mas fico pensando se eu fizer essa troca se não estarei na verdade consumindo ainda mais coisas.
    Quero ver se nesse fds eu destralho ainda mais coisas do meu armário. Quero jogar algumas apostilas, cadernos e roupas que não uso mais.
    Minha casa é bem mais aconchegante depois que dei um limpa nela.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a estante...estou me desfazendo de vários livros. O futuro é digital!

    Tenho acompanhado seu blog...se tiver um tempo visite o meu:

    http://www.a-ex-consumista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir