segunda-feira, 8 de julho de 2013

Simplificando a arrumação da cama

Desde que comecei com o minimalismo, venho buscando descobrir quais são os objetos supérfluos que eu tenho para que possa me livrar deles. Resolvi fazer o mesmo com as atividades, já que agora meu grande desafio é economizar tempo.

Como eu sou uma pessoa metódica e obsessiva, aproveitei para usar meus conhecimentos (de iniciante) de análise de processos para isso. Comecei com o primeiro processo do meu dia (e um dos que eu acho mais chatos): arrumar minha cama. Eis como eu fazia para arrumar cama todos os dias:


Fui olhando cada uma dessas atividades e pensando no que eu podia eliminar ou melhorar.

No segundo quadro, já tem uma coisa para mudar. Eu sempre deixava o virol e o edredom na cama, mas nunca uso os dois. Se está frio, uso só o edredom. Se está quente, só o virol. Resolvi então deixar só o que eu vou usar na cama, de acordo com a época do ano. Assim, eliminei ter que tirar os dois da cama toda noite e colocar de volta toda manhã. O que não vai ser usado fica guardado dentro do armário.

Outra coisa que eu mudei, para simplificar, foi parar de usar um protetor separado para o travesseiro, deixando-o por baixo da coberta, junto com o edredom. Tirei também o Stitch da minha cama (com um aperto no coração). Agora ficou assim:


O tempo que eu ganhei é pouco; mas, como é algo que eu faço todos os dias, já é alguma coisa. Além disso, qualquer coisa chata que eu conseguir eliminar da minha vida é uma maravilha!

18 comentários:

  1. Eu nem dobro edredon, lençol, nada. Deixo tudo esticadinho em cima da cama. Fica arrumado e é fácil inclusive na hora de dormir, já está pronto ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ideia excelente, Renata! Muito obrigada! Faz muito mais sentido. Vou passar a fazer isso. :)

      Excluir
  2. Também deixo tudo esticadinho. Cubro o travesseiro com o próprio edredon... Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Simone! Como a cama é o meu sofá também, eu não gosto de deixar o edredom descoberto. Durante o dia, eu coloco coisa em cima da cama e sento nela com roupa da rua. Só por isso que eu não deixo só o edredom cobrindo a cama. Seria muito mais prático. Quando eu sair da casa da minha mãe, com certeza vou fazer isso. Hehe...

      Excluir
  3. Eu compro sempre um lençol de tamanho pequeno e por isso ele fica sempre esticado. Como aqui em Ctba temos épocas de muito frio e outras de muito calor, o que eu faço todo dia é: Levantar, colocar o edredon sobre a cama e colocar os travesseiros sobre a cama. Eu deixo os travesseiros expostos porque acho as minhas fronhas lindas. Não uso virol NUNCA. Nos dias em que está frio, quando vou me deitar, eu pego no maleiro do armário um cobertor ou mais um edredon e jogo por cima do que já está sobre a cama, para ficar bem quentinha e aí no dia seguinte guardo o cobertor ou edredon extra no maleiro e cubro a cama com o edredon usual. No verão troco o edredon usual por um que é mais fininho. Olha, acho que daria para eu ser mais minimalista se ainda morasse em Minas, mas aqui o clima acaba criando essa situação de ter roupas de cama e vestuário para clima quente, clima "mais ou menos" e clima frio.

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marina!
      Eu não deixo o edredom descoberto porque uso minha cama como sofá também, já que meu quarto é meu único espaço na casa da minha mãe, onde estou morando. Então eu sento na cama com roupa que fui na rua e coloco coisas em cima dela. Sujaria o edredom.
      Aqui o clima é mais tranquilo mesmo. Sua situação com certeza é mais complicada que a minha. Hehe... Na época mais fria daqui, eu uso só o edredom. Na época quente, só o virol. Na verdade, fazer calor aqui na minha casa é bem raro, porque não bate sol no meu quarto durante o dia. Eu devo usar só o virol no máximo umas dez vezes no ano. No resto do tempo, só edredom.
      Beijo!

      Excluir
  4. Então, eu uso um lençol de elástico, um virol e por cima o edredon. Gosto de virol porque protege o edredron e o coberto. Assim não preciso ficar mandando sempre para a lavanderia. Por cima de tudo coloco o cobertor, porque também moro em Curitiba e é preciso nestes dias de inverno. De manhã, eu dobro e guardo o cobertor, estico o virol e o edredon e assim a cama está pronta.
    Quando o clima está mais quentinho, uso o edredon que já está esticadinho encima da cama. Se é verão mesmo, daí afasto o edredon e me cubro apenas com o virol.
    Dessa forma a cama está sempre arrumadinha e bonita.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Andreia!
      Como eu falei com as meninas, eu cubro o edredom porque uso a minha cama durante o dia para outras coisas além de dormir e não gostaria de sujá-lo.
      Quando eu tiver a minha casa, pretendo fazer igual a você.
      Beijo!

      Excluir
  5. Ah esqueci, adorei o aproveitamento do conhecimento sobre análise de processos e o fluxograma. Estudei análise de sistemas e adorooo esses gráficos! (risos) beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São legais, né? Eu adoro anotar, analisar, desenhar... Então tem tudo a ver comigo. Hehe... Beijo!

      Excluir
  6. Eu gosto de arrumar minha cama logo após acordar, é uma das primeiras tarefas do dia.

    Eu faço isso em menos de cinco minutos, já que durmo só com um edredon por cima e três travesseiros. Dois travesseiros vão por armário e um, que fica sempre com a capa, é o que fica na cama. O edredon é dobrado e também vai pro armário, ficando na cama uma colcha florida, que eu durmo por cima todas as noites. Tenho dois conjuntos e vou revezando. Não sei se é o melhor jeito, mas é assim que faço haha Minha mãe diz que é o método da preguiça :P

    Já pensei em montar aquelas camas lindas de revista, com várias almofadas e rolos, até cotei umas semanas atrás o preço de quanto ficaria o conjunto, mas acho que é um gasto grande em algo que só vai me fazer ter mais trabalho.

    Minha meta agora é diminuir o tempo que passo cozinhando e lavando a louça. Durante a semana estou tentando fazer receitas práticas e que sujem o menos possível.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Renata!
      É minha primeira tarefa do dia também.
      Eu queria poder ter umas almofadas para usar durante o dia, como no caso dos seus dois travesseiros. O problema é que meu guarda roupa é minúsculo e não cabe mais nada lá. Então tudo que eu uso na cama, tem que ficar na cama. Hehe...
      Essas camas de revistas são lindas, mas dá uma preguiça de arrumar. Imagina... No dia a dia, deve ser um saco.
      Menina... Agora que eu estou fazendo meu almoço, estou ficando impressionada com o tanto que demora. Também vou tentar melhorar isso. Se você descobrir como, me conta?
      Beijo!

      Excluir
    2. Eu sempre dividi o quarto com a minha irmã, que agora se casou, então nosso armário era grande o suficiente para comportar todas as coisas das duas. Agora que ela já retirou quase tudo está sobrando espaço no meu armário! Pensei em comprar um menor para evitar que eu começasse a acumular coisas desnecessárias, mas mudei de idéia e agora pretendo colocar prateleiras no espaço que ela pendurava casacos e calças, assim poderei organizar melhor bolsas e sapatos.

      Sobre cozinhar, andei testando algumas coisas que deram certo essa semana :) Você conhece o Rap10? É uma massinha redonda que vem em um pacote do tipo ziploc, você só precisa esquentar na frigideira e rechear como quiser. Tem nas opções original, light e integral. Costumo fazer recheios fáceis, como frango com milho, peito de peru com creme de ricota, e faço o jantar em menos de 20 minutos, pois a salada eu gosto de já deixar lavada pra semana inteira. Outro ponto ótimo é que louça é bem menor se comparada a quando eu cozinho uma refeição mais completa.

      Beijo!

      Excluir
    3. Não conheço o Rap10 não, mas pelo que você falou parece com uma massa que a gente usa aqui em casa de vez em quando e fala que é pizza de frigideira. É a mesma coisa? Se for, eu acho uma delícia. Se não, vou procurar para comprar :)
      Eu não ligo tanto de lavar louça. O que me incomoda mesmo é a demora para cozinhar. Por isso essas refeições rápidas me apetecem tanto. Hehe...
      Aproveita o espaço que você tem sim, mas cuidado para não acumular. É sempre um risco que a gente corre.
      Beijo!

      Excluir
  7. fe, tenho outra dica :) minha cama fica coberta com o edredon durante o dia (contencao seria de despesas, nao rolou de comprar um edredon + um cobreleito) entao comprei um cobreleito pequeno (de solteiro) pra deixar dobrado na metade de baixo da cama (minha cama 'e de casal e enorme). as coisas que eu acabo colocando em cima da cama (bolsa, mochila, roupa da rua, qualquer coisa) ficam sempre em cima dessa parte protegida com o cobreleito. agora tendo que explicar todo o processo nao sei mais se 'e uma boa ideia haha. beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia, Isa. Eu já vi fazerem isso em hotel. Deixa a cama arrumada com um pedaço de pano ocupando a metade de baixo da cama. Achei uma boa ideia. Eu ganhei o cobreleito da minha avó e o adoro. Na minnha futura casa, vou pensar nessa ideia. Fica bonito, né? Beijo!

      Excluir
  8. hahahaha "Tirei também o Stitch da minha cama (com um aperto no coração)" Que gracinha!!!

    ResponderExcluir