sexta-feira, 12 de abril de 2013

Estou sem comprar - e as roupas?

A Andreia, nos comentários, quis saber como eu fiz com todo este tempo sem compras com relação às roupas.

Fui pensar a respeito e concluí que o que eu fiz foi criar "uniformes".

De trabalhar: 3 calças sociais, 10 camisas sociais, 3 sapatos baixos, 4 casacos.

De sair: 2 calças jeans, 5 camisetinhas, 2 sapatilhas (que são também 2 dos sapatos baixos do item acima).

De festa: 2 vestidos pretos, um longo, um curto, e 1 sapatilha preta.

Tudo de cores e comprimentos que combinam entre si. Não tem nenhuma peça que só pode ser usada com uma ou duas outras unicamente.

O resultado é que não precisei de comprar roupas novas, porque deixei de seguir modismos e tendências. O que fiz foi me desfazer de tudo que eu não gostava tanto, que não caía tão bem, que estava apertado ou largo, que eu desgostava da cor.

Sabe a vantagem do "uniforme"? É que as pessoas param de prestar atenção na sua roupa. Antes, eu vivia recebendo "olhadinhas" no trabalho. Sabe aquela olhada de cima abaixo, que as outras pessoas usam pra checar o que você está usando? Então. Depois de umas semanas com uniforme, elas sumiram, porque as pessoas já sabiam que eu era a moça da calça e camisa social.

Eventualmente, eu teria que comprar roupas novas, quando as minhas começassem a se desfazer, claro. O que eu faria seria pedir de presente em datas comemorativas (porque seria um presente útil) e tentar adquirir peças novas de qualidade, que durassem bastante.

Essa foi a minha solução - porque eu quis reduzir minhas posses. Caso não quisesse, eu tinha roupa no armário para durar por anos (eu não era consumista, mas não jogava nada fora). 

Agora, na viagem, também está tranquilo: eu tenho 2 calças jeans, 2 blusas de lã, 2 blusas de malhas de manga longa, várias camisetas, 2 cachecóis, 2 pares de sapato (1 bota de cano alto e 1 tênis) e 1 casacão. De novo, tudo combina com tudo. Vou usando, alternando e lavando. Com a primavera chegando, vou tirar do fundo da mala umas peças mais leves - e aí conto como fica.
Quer ler mais sobre o tema? É só clicar no tag "guarda-roupa", nos marcadores à direita.

6 comentários:

  1. Parei de comprar roupas em outubro de 2010. No fim de 2011, antes de começar o ano sem compras, comprei um vestido de festa (eu não tinha nenhum, e tinha uma festa pra ir...), roupa de ginástica (reposição) e lingerie (reposição).

    Nesse tempo todo, variei bastante, mas o lance é que eu tinha MUITA coisa. Roupas nunca usadas e pouco usadas. Então, passei a ser mais criativa com o guarda-roupas e "comprar" dele.

    Agora, na viagem, fiz compras de coisas que eu não tinha - roupa de frio! Mas já parei de novo. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lud, obrigada por compartilhar a forma como "resolveu" este problema.

    Gostei da ideia dos uniformes, realmente é bem prático e poupa tempo na hora de se arrumar para sair. Acho que simplifica mesmo, em vários aspectos.

    Esse negócio aí das olhadas de cima em baixo, também acontece aqui no meu trabalho, é algo realmente muito chato e que incomoda. De uns tempos para cá, parei de usar roupas diferentes para ir trabalhar para evitar estes olhares chatos. Funciona mesmo!

    Mais uma vez, obrigada pelas dicas e por dividir sua experiência, foi bem útil para mim!

    Abraços da Andreia :)






    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu ando me analisando mais depois que me rendi ao minimalismo e percebo que eu tenho as vezes dó de usar as roupas. Sei que é ridículo, mas é verdade. Depois da minha mudança de visão, estou tentando usar tudo oque tenho, sem dó, mas as vezes vejo que ainda tenho roupas que considero mais "especiais" e que guardo para essas ocasioes especiais, mas qdo elas chegam, eu uso as mesmas roupas de todo dia,as que estou acostumada, as que me fazem me sentir mais eu....complexo, né...rsrsr Por isso estou tentando usar tudo o que tenho, sem deixar roupas diferentes para ocasiões especiais, porque estou começando a achar que se uso essas roupas nessas ocasioes, nao me sinto bem...vc me entende Lud? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, me sinto igual a vc. Venho tentando usar as roupas de ocasiões especiais durante a semana, mas me sinto meio peixe fora d'água sabe. Eu decidi que não compro mais nada que seja específico para ocasiões especiais, e sim, coisas básicas que podem se tornar mais especiais com um sapato ou acessório diferente...
      complexo estranho né.. tenho dó de usar um vestido antigo, e já o tenho a 10 anos... :X

      Excluir
  4. Lud, vc nao tem recaídas??
    Porque estou me adaptando ao minimalismo, mas eu caio tanto...
    Acho tao dificil...tem dias que acordo achando que falta tudo no meu guarda roupa. Tento me segurar, as as vezes acabo cometendo uma "infraçao" rsrsrs
    Como vc faz pra ser tao "fria" rss e determinada?

    ResponderExcluir
  5. Lud, adorei seu post. Bem parecido com um que tenho preparado a respeito desses uniformes... Como nos ajudam no dia a dia, não acha? O truque é ter roupas de qualidade e materiais clássicos. Dessa forma, passamos anos sem precisar trocar essas peças! =)

    Bjs,
    Graziella
    http://www.minimalismonapratica.com

    ResponderExcluir