quinta-feira, 11 de abril de 2013

Imposto de Renda: faça você mesmo

Declaro meu próprio imposto de renda há dois anos, quando decidi parar de gastar com contador para fazer algo de que eu sou plenamente capaz.
Vem cá, leãozinho.
Vou te domar.

Parece ser uma coisa complicadíssima, mas não é tanto assim não. E olha que eu tenho investimentos, o que dificulta um pouco.

Além da autonomia e da independência dessa atitude, a economia financeira é real. Aí você me pergunta: mas e a economia de tempo? E eu te respondo: o que mais demora é juntar toda a documentação, e você vai ter que fazer isso mesmo que contrate um contador (ou peça para outra pessoa fazer pra você). A primeira vez pode ser um pouco mais demorada, porque você vai ter que aprender tudo, mas depois fica tranquilo.

1. Juntar documentos.
- Recibos. Compre uma pasta e, durante o ano, guarde ali tudo que você vai precisar pro imposto de renda: recibos de médico, de escola, de compra ou venda de apartamento etc.
- Informes de rendimentos. Quando chegar fevereiro, crie uma pasta no computador e vá em todos os sites de instituições financeiras onde você tem conta. No meu caso, tenho conta em um banco, poupança em outro e a corretora para lidar com ações. Todas têm que emitir os informes. Às vezes elas mandam por correio, mas eu acho mais prático pegar online e guardar.
- Comprovante de rendimentos. Pegue os comprovantes de rendimentos do seu empregador ou de quem mais te pagou pela prestação de algum serviço.

2. Baixar e instalar o programa.
Faça o download no site da Receita Federal. São dois programas. Um pra você declarar, outro pra transmitir.

3. Preencher os campos no programa.
Tendo os documentos em mãos, é bem tranquilo. No caso de dúvidas (e elas vão surgir, mas é fácil esclarecer):
- Clique no botão de ajuda do próprio programa.
- Veja se não tem as explicações no próprio site da receita, nesta área.
- Pergunte ao Google.
- Vou recomendar aqui dois posts que me ajudaram muito, ambos do Blog do Investidor: Dicas para Declaração de Imposto de Renda e Como declarar Ações no Imposto de Renda.

4. Transmitir.
Quando terminar de preencher, é só usar o programa da receita para transmitir. Gere o comprovante e guarde no seu computador. Ah! Não deixe para a última semana, que os servidores da receita ficam meio sobrecarregados, podendo demorar e até dar erro.

5. Guardar os documentos.
É bom manter a papelada toda organizada nas pastas física e digital, para o caso de você cair na malha fina. No caso do comprovante da declaração (são duas folhas só), eu guardo uma versão impressa e uma digital, por via das dúvidas.

PS: Declarar o próprio IR dá muita tranquilidade para quem é meio obsessiva e controladora como eu :)

4 comentários:

  1. Eu sempre fiz minha declaração, mas ela é bastante simples. Também tenho tudo em arquivos, faz tempo que não imprimo nada, nem o recibo. Gero tudo em pdf e fica tudo em uma pasta no micro (com vários backups, é claro). É fácil também para consultar no ano seguinte, para lembrar como declarei alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Daniela. Papel é muito mais vulnerável e ocupa espaço. Guardar no computador, bem organizadinho, é lindo :)

      Excluir
  2. Um ano depois e eu voltei aqui pra agradecer!!! li o post ano passado, tomei coragem e fiz a minha declaração, deu tudo certo e este ano eu fiz de novo, foi mais rápido este ano pq as informações já estão lá... meu contador cobrava 100 reais e eu fiz em 15 minutos. Meu salario não é tão alto (não entedo pq declarar) e por isso faço o simplificado!!! Obgada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Andreia! Fico muito feliz mesmo por ter ajudado. É bem simples, não é? Uma economia muito boa de se fazer. E melhor ainda porque ficamos mais independentes e conhecemos mais nossa vida financeira. Obrigada por vir aqui me contar! Um abraço grande!

      Excluir