terça-feira, 25 de dezembro de 2012

2012 e meu minimalismo

Depois do balanço da Lud, e do meu financeiro, estou refletindo agora sobre como me comportei em 2012 de acordo com o minimalismo.

Este ano foi o meu primeiro minimalista. Comecei tendo que me adaptar a um quarto pequeno e a voltar a morar com a minha mãe, e logo no início do ano descobri que estava com gastrite e com deficiência de vitamina B12. Ah! E que estava 10 kg acima do peso.

No primeiro semestre, comecei timidamente a diminuir minhas posses, mas continuava comprando normalmente (não muito, porque sempre fui pão dura). O lado bom foi minha busca por melhorar a saúde. Comecei a comer melhor e a fazer acompanhamento médico. Com isso, resolvi a deficiência de B12, controlei a gastrite e emagreci 8 quilos. Estava disposta, me alimentando bem e servindo em todas as minhas roupas.

Infelizmente, no segundo semestre comecei a bagunçar todo. Por algumas situações muito complicadas no trabalho, fiquei estressada demais e a gastrite voltou a atacar. Engordei 6 dos 8 quilos que tinha emagrecido. Meu cabelo voltou a cair e a minha unha a quebrar. Voltei a dormir mal. Foi e está sendo uma porcaria. É muito difícil ter auto-controle, tranquilidade e motivação quando tudo a sua volta está um caos.

Quanto ao número de posses, comecei o ano sem grandes mudanças, apostando mais na minha capacidade de organização do que em qualquer outra coisa. Quando comecei a conversar com a Lud sobre minimalismo e a escrever o blog, isso foi mudando. Vendo o meu balanço, percebi o quanto fui diminuindo meus gastos inúteis com objetos ao longo do ano. E vendo meu quarto percebi que consegui me desapegar de coisas o suficiente para tê-lo mais arrumadinho.

Minha cama bagunçada em um dos inúmeros dias que resolvi
fazer uma limpa em alguma gaveta.

No entanto, ainda tem algumas categorias de coisas que eu preciso resolver melhor. E é com base nisso, e também na minha descida colina abaixo da saúde no segundo semestre, que estou planejando no que vou me focar pro início de 2013. Vem no próximo post.

2 comentários:

  1. "Foi e está sendo uma porcaria. É muito difícil ter auto-controle, tranquilidade e motivação quando tudo a sua volta está um caos."

    Nossa, eu me identifiquei muito com o que você escreveu! Eu quero muito me alimentar de forma mais saudável, perder peso e manter um peso saudável. O problema é que eu perco o peso, faço a reeducação alimentar e aí.... aparece um problema daqueles e volto a fazer tudo errado, porque manter essa mudança me exige uma grande vigilância e energia. Qual será a saída pra isso? Aos poucos vou percebendo que a vida ´-e corrida e maluca mesmo então vou ter que dar um jeito de fazer essas mudanças e mantê-las mesmo em meio ao caos. Só não aprendi como ainda, mas sigo tentando (loucamente tentando!). rs...

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Marina. Também estou tentando. É não é fácil mesmo.
      Vou apostar agora em tentar controlar minha mente melhor, tendo mais percepção do que está acontecendo, sabe? Por exemplo, quando eu fico estressada e vou correndo para um chocolate, vou tentar me lembrar de que o chocolate não vai resolver meu stress e ainda vai piorar minha saúde e peso, trazendo mais problemas e sentimentos ruins para o futuro.
      Mas isso é teoria. Vamos ver se funciona na prática. Hehe...
      E vamos nos apoiando. Acho que isso ajuda muito!
      Obrigada, viu?
      Beijo!

      Excluir