quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Quantidade X Qualidade. Que qualidade?

Um dos aspectos que a turma minimalista gosta de destacar é que é mais interessante consumir menos e melhor. Ou seja, em vez de ter diversos itens de qualidade não tão boa, um só excelente. O gasto acaba sendo parecido, e o objeto único ocupa menos espaço, além de empregar menos recursos naturais. (Um dos bônus do minimalismo é que a gente fica mais ecológico também.)

O que me lembra o caso das minhas bolsas de viagem. Há mais de 10 anos, ganhei de aniversário uma bolsa preta de couro cheia de bolsos. Usei muito, e depois deixei guardada para usar só em viagens, porque ela era bonita, básica e muito útil.

No ano passado, um bolso começou a descosturar. E eu comecei a desconfiar que ela era um bocado pesada. Como ia viajar, saí em busca de uma bolsa nova, com a maior má-vontade (Bolsas são caras! A maior parte não é nada prática! E onde eu ia encontrar um modelo com uma alça longa, de atravessar no corpo, daquela que deixa as duas mãos livres?).

Para minha surpresa, achei em uma grande loja uma bolsa ótima, bem bonita e não muito cara (igual ao xuberry dos dos Cavaleiros que Dizem Ni). Ela também era preta e cheia de bolsos, mas de material sintético - isto é, leve E barata (80 reais). E tinha duas alças: uma longa, uma curta.

Comprei. Levei em duas viagens, e foi um sucesso. Jurei nunca mais comprar bolsas pesadas. Doei a bolsa antiga. Achei a nova tão boa que passei a usar para trabalhar também.

E aí, faz uns meses, ela começou a desmanchar. Primeiro a alça descosturou (resolvi dando um nó) e agora os acabamentos estão se desfazendo.

Tá certo que foi um produto bem barato. Mas eu acho sacanagem ela não durar nem dois anos. O material está ótimo, o problema é a confecção.

Enfim. A tese é que devo, então, comprar uma bolsa de qualidade (e preço) maior. Mas sabe onde o bicho pega? É que a minha parca experiência com marcas carinhas (que eu não sou louca de comprar as realmente caras) não é boa. A qualidade não corresponde ao preço. Ou seja, estive pagando a etiqueta.

Resolvi buscar o meio termo: uma bolsa de marca média, bem-feita mas de preço não-extorsivo. Dei uma olhada nos sites da Corello e da Arezzo (onde minha mãe comprava meus sapatos de adolescente!) e caí para trás com os preços. Essas marcas ficaram chiques enquanto eu não estava olhado? Quase um salário mínimo por uma bolsa? Não vai rolar, amigues.

Resumo da ópera: não sei o que fazer. Alguém sugere um lugar que venda bolsas bem bonitas e não muito caras? E que durem pelo menos uns 10 anos, claro.

Essa bolsa nem é tão bonita, mas cumpre os requisitos: preta, básica, com bolsos e alça transversal.
Aí vi o preço: aaaargh!

22 comentários:

  1. Olha, da minha experiencia, as mais duráveis são as da Side Walk (dá uma olhada no site), além de serem de couro de qualidade, são super estilosas, e todas as que tive dessa marca duraram uns 10 anos... Só que como nem tudo é perfeito, o preço é salgado :( Mas vale o investimento!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada, Carol! Mas se o preço é salgado, já vou querendo não gostar, rs.

      Excluir
  2. Lud, é exatamente como você disse, os preços das bolsas são absurdos! No passado, comprei muito na Arezzo, mas desisti quando eles começaram a cobrar valores altíssimos por produtos que não têm essa qualidade toda. Tenho 2 bolsas da Via Mia, que uso, alternadamente, todo dia. São bonitas, duráveis, nunca me deram problema. E a minha rotina não é só estar sentada dentro de um carro ou um escritório, eu pego ônibus, metrô, faço quase tudo a pé. Não considero a Via Mia uma loja barata (se bem que não entro lá há mais de um ano, talvez 2), acho que você não vai encontrar uma bolsa de 80 reais do jeito que você quer. Mas acho que vai encontrar coisas legais por preços melhores do que a Arezzo. Outra coisa que já fiz muito é levar bolsas e sapatos ao sapateiro para pequenos consertos - ou grandes, também. O serviço de um ótimo sapateiro pode salvar aquela peça que a gente já tem e gosta de usar e custa menos do que comprar uma coisa nova. Se você achar que vale a pena, procura um sapateiro legal. Boa sorte! Alexandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandra,
      o sapateiro é uma ótima ideia. Não sei se ele dá conta de reparar o que está se desmanchando, mas não custa tentar!

      Excluir
  3. Eu gosto das bolsas da Uncle K. Acho que são modernas, básicas e com um preço justo, pois as que eu já comprei estão durando bastante.

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que hoje em dia nada é feito para durar muito tempo! Não importa a marca ou o preço... O importante é que nós, consumidore, não deixemos de comprar :/
    Triste verdade.
    Déborah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Déborah, e isso me deixa chateada. Não acho razoável que um objeto, usado normalmente, estrague em pouco tempo. Não é só questão de gastar de novo, é o tempo pra procurar e comprar, a paciência pra escolher... afe!

      Excluir
  5. Esse modelo da Arezzo que vc postou fica bem bonito na cor crua, uma amiga minha tem e achei muito bonita. Como eu estava precisando de uma bolsa grande, fui lá xeretar na loja. Caí pra trás com os R$ 400 cobrados pela peça!!!! Acho que esse é o meu orçamento para gastos do tipo, pro ano todo kkkkkk

    Falando sério, acho bem difícil vc encontrar uma bolsa que dure tanto (os 10 anos citados rs). Pra mim durando os dois anos que a sua ultima aquisição durou, já está de bom tamanho, desde que não tenha custado um rim.

    O resultado da minha busca pela bolsa grande é que percebi que não estou realmente precisando dela, pq eu não estou trabalhando fora e quando saio, nunca preciso levar muita coisa pq é uma saída rápida. Então a minha bolsa pequena (de atravessar para deixar as mãos livres), que foi comprada na rua José Paulino por R$ 40, vai ficar no uso até se desmanchar.

    Em tempo: atualmente só tenho essa bolsa de uso diário e uma carteira tipo envelope que ganhei de aniversário, para sair à noite. E não tenho sentido falta nenhuma, pois odeio ficar trocando de bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MS, mas tem gente que compra, né? Senão a loja fechava!
      Em uma época longínqua da minha vida, eu tinha essa de trocar de bolsa toda semana. Era uma chatice e eu vivia esquecendo alguma coisa pra trás. Agora uso uma só e acho ótimo!
      PS: não tenho bolsa de sair à noite. Enfio tudo nos bolsos do Leo, huahuahua!

      Excluir
  6. Corello já foi barata? Não é do meu tempo. :)

    Minha sugestão não é barata se você comprar no Brasil: Kipling. Eles usam uma espécie de lona (sei lá o nome) mega-resistente. Minha carteira tem uns 3 anos de uso diário e nenhum rasgo, nenhum furo. Tenho uma mochila há dois anos que só uso em viagens (portanto, usei poucas vezes) e está perfeita. Conheço outras pessoas que têm malas e bolsas de lá, e amam.

    Tem loja no parkshopping, mas o ideal mesmo é ter alguém vindo dos EUA - custaria um terço do preço. Dá uma olhada na Amazon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmmm, já ouvi falar da Kipling, sim. E bem. Só achei os modelos um pouco esportivos. Vou olhar com carinho (e ficar ligada nos amigos viajantes)!

      Excluir
    2. eu tenho uma mochila Kipling que uso pra tudo - viajar, ir pra faculdade (especialmente quando tenho que levar o computador e livros pra preparar aula). ela já foi comigo pra Amazonia, pra vários lugares do Brasil, pra praia, enfim, todo lugar. DEixei as calças lá, mas quando comprei já sabia que queria algo realmente bom bonito e que durasse muito. comprei em 2010 e olha, nem um mísero rasguinho, parece nova. Agora, esse tipo de bolsa que vc quer Lud é mais cara de "adulta", tipo "tote". Acho que a mais clássica, leve e resistente que existe é a Longchamp, que já tem loja no Brasil. dá uma olhada nos preços, bem mais barato que a Arezzo http://www.longchampbrasil.com/
      beijos

      Excluir
    3. hmmmm, olhei o site e não sei se me parece confiável. achei que era um site oficial da Longchamp no Brasil mas não parece. de todo modo, sei que já abriram loja aqui em SP. ou vale ver se alguém traz pra vc.

      Excluir
    4. Se der pra você esperar até chegar em Paris, os preços da Kipling lá são super razoáveis, ao contrário dos preços no Brasil. Na época das promoções ("soldes") dá pra comprar bolsas boas, leves e de bom tamanho por 20, 30 euros. Já peguei promos de comprar 2 bolsas e levar a terceira de graça. As minhas de lá nunca rasgaram, nem estragaram e uso todos os dias. E são impermeáveis, então dá pra usar na chuva/neve tb! :)

      Excluir
  7. Essa questão das bolsas é um problema. Bolsas de couro hoje em dia? Uma fortuna! Eu tenho uma da smart bag para vender, quem se interessar, deixa post aqui! bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, só se ela for bem bonita e não muito cara, rs!

      Excluir
  8. Sobre bolsas de couro: acho que são supervalorizadas, viu? São pesadas, normalmente têm poucas divisórias e, pelas próprias características do material, tendem a sujar e gastar muito rapidamente. Além disso, ocupam muito espaço no armário. Há alguns anos optei por bolsas de tecido e sou bem feliz com elas. :)

    ResponderExcluir
  9. Lu, eu concordo. Bolsas de tecido são uma boa opção, hein? Você indica alguma marca/modelo que seja mais clássica do que esportiva?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, tenho algumas da La Reina Madre e, dependendo da estampa e do modelo, elas podem ter um ar mais clássico: http://lareinamadre.com.br/ - são elas que uso direto. São menos despojadas que as da Kipling, sem dúvida.

      O lance é que meu trabalho não tem dress code, não uso terninhos ou roupas formais, então não preciso de uma bolsa clássica. Tenho apenas uma, presente dos meus pais, de couro, toda séria... mas quase nunca uso (só que, como é muito boa e um coringa, não tenho coragem de me desfazer).

      Excluir
  10. Não tem dress code, Lu? Que sorte a sua...
    A La Reina Madre tem umas bolsas bem diferentes! Gostei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não sei se já resolveu o problema da bolsa, mas concordo com as de tecido, são leves e duráveis, tenho algumas (feitas por mim), que já tem bons 8 anos e continuam na ativa.
    Procure essas feirinhas de artesanato, hippies, coisa assim, vc encontra de tecido, de couro e se não achar o modelo que goste aposto que dá pra "encomendar" algo como queira.
    Pena que moro em SP, senão me ofereceria pra fazer pra você (não vivo disso, só costuro quando alguém pede ;-) ).

    ResponderExcluir