sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quando erramos...

Durante todo o tempo em que vivemos antes de tomar uma decisão dessas (como adotar o minimalismo), nos acostumamos a agir e a pensar de um jeito. Nossas ações e nossos pensamentos refletem isso. Então, mesmo que decidamos mudar, passar a viver de uma maneira em que acreditamos ser melhor, isso não acontece do dia pra noite. A gente está tão acostumado a viver da maneira antiga que, se não estivermos alerta o tempo inteiro, acabamos entrando no automático e agindo como antigamente.

É normal. Aconteceu agora comigo.

Quando a gente se pega fazendo algo que a gente mesmo acha errado, a consciência fica um caco. Comecei a me culpar, a me achar fraca. Depois comecei a racionalizar, inventando desculpas para mim, tentando me convencer de que não errei. Mas chegou uma hora que achei melhor para mim e para o processo de mudança que eu assumisse que errei e seguir em frente.

Nessas horas, o fundamental é não desanimar. Não achar que é o fim, que jogou todo o tempo anterior fora, que foi tudo inútil e que agora então voltou de vez à velha vida.

É igual quando a gente está de dieta. A pessoa está lá. Firme e forte de dieta há dois meses. Aí um dia não resiste e come um brigadeiro. Aí, já que comeu o brigadeiro, joga o regime para o espaço e sai comendo tudo que vê pela frente descontroladamente, pensando que fracassou e que não tem forças pra fazer um regime.

Acho que é normal. Ninguém consegue ser forte o tempo todo. O importante é reconhecer que deslizes acontecem. Não é fácil mudar todo um modo de pensar e enxergar a vida. Então bola pra frente. Com o tempo, os delizes vão ficando cada vez mais raros.

14 comentários:

  1. Fernanda, adorei o que você escreveu. Alguns deslizes, dificuldades e obstáculos sempre acontecerão, em qualquer projeto de vida. E isso não é motivo para desanimar. Aliás, muito pelo contrário: o simples fato de você ter detectado o tal "erro" (ao agir como antigamente) já mostra que a sua mentalidade mudou! O Minimalizo é muito inspirador para mim; admiro muito como você e a Lud adotaram o minimalismo e o quanto vocês conseguiram mudar várias coisas nas suas vidas para melhor, em tão pouco tempo. Aos poucos, nos últimos anos, passei a consumir cada vez menos e fui reavaliando minhas necessidades, a real utilidade de certas coisas, o que era importante de verdade na minha vida e o que estava ali apenas para desperdiçar um espaço e uma energia que eu poderia dedicar a algo mais relevante... Não é apenas ter menos objetos em casa e gastar menos dinheiro comprando ou contratando serviços, é uma mudança interna muito grande - prazerosa, mas nem sempre fácil. Adorei conhecer esse blog, porque ler o que vocês postam me faz refletir e me dá uma força extra, que, em geral, não se encontra facilmente no dia a dia. Funciona como uma dose de "vitamina minimalista", fortificante, sabe? E de quebra, também faz parte do meu lazer, pois eu adoro ler e vocês escrevem superbem. Parabéns! Alexandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Alexandra! Fiquei emocionada lendo seu comentário. Obrigada. Obrigada mesmo.
      Sabe... Não é sempre fácil como parece no blog. Hehe... Principalmente porque eu busco colocar aqui o que eu fiz e deu certo. Mas é claro que eu faço umas bobagens. Cada vez menos, mas ainda faço. Tem ainda algumas coisas das quais não consigo me desapegar. Ainda tenho roupas em excesso, por exemplo.
      Foi conversando sobre isso com a Lud que tivemos a ideia de criar o blog para incentivarmos uma a outra, e também para termos um registro do nosso caminho. E ainda ganhamos um presente extra: as pessoas que conhecemos pelos comentários aqui estão sendo de uma ajuda incrível. Dão dicas e ânimo. Como você disse, é uma mudança interna muito grande, nem sempre fácil :)
      Obrigada mais uma vez!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ai... Vou confessar... É que eu sou uma pessoa meio obcecada com alguns filmes, séries e livros. Entre eles, sou fãzona de Arquivo X. Então... Eu tinha os box de DVDs da 5a, 6a e 7a temporadas, que foi na época que eu mais acompanhava o seriado. Tinha as outras no HD. Mas dias atrás vi uma promoção no Submarino e não me aguentei. Comprei as outras 6 temporadas que eu não tinha. Por um lado, eu tenho as temporadas completas só das minhas 3 séries favoritas (Xena, Arquivo X e Gilmore Girls), então nem é tanta coisa assim... Mas, por outro lado, eu não precisava, né? Se já tenho todos no computador. Mas... Enfim... Comprei. Bola pra frente. Agora é achar espaço pra eles no armário. Hehe...

      Excluir
  3. Fe, o qual foi o deslize?A compra foi muito inutil e desnecessaria?Não desiste não tá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contei no comentário acima o meu deslize. A compra nem foi totalmente inútil. Agora eu estou feliz da vida reassistindo todos os episódios. Mas desnecessária foi. Ou não. Não sei direito. Eu acho que eu tenho que me permitir algumas coisas. Ou não. Hahaha... Ainda estou meio confusa.

      Excluir
    2. Puxa Fe,não achei desnecessaria pois tu estais feliz com a compra,tinha pensado q era um monte de roupa,bolsa e sapatos caros e de marca.Do meu ponto de vista minimalista de vez em quando devemos nos permitir um agrado, o problema tá mas no consumo desregrado tipo toda semana,mas a compra de algo material uma vez por mes apenas ,pode ser um bom começo para tentarmos seguir o minimalismo.A filosofia q vc e eu estamos tentando seguir não é facil é trabalho pra vida toda,boa sorte!

      Excluir
    3. Obrigadinha :)
      Eu sei que não foi tão grave, que o gasto nem foi tanto, mas é que me pareceu tão desnecessário, sabe? Se meu objetivo era ver os episódios, que diferença fazia ter a caixinha e tal? Mas você tem razão. Foi bom esse agrado. E, como diz a Lud, nem só de pão vive o homem.

      Excluir
  4. putz... pensei q só eu tinha escorregado esse mês! :-P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Escorregões acontecem, não? Vamos em frente ;)

      Excluir
  5. Ei Fernanda,

    Menos, menos. Não é religião, são escolhas, que podem mudar à medida que você decide o que é mais importante para você. Acho que você pode se culpar por não ter pensado antes de comprar, mas não pela compra em si. Afinal, precisar a gente precisa de pouquíssimas coisas para viver, quase tudo que a gente compra são "necessidades" nem tão necessárias assim. Mas isso, o que é ou não importante, desde que você pague suas contas, é uma decisão só sua, não interessa a ninguém mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daniela! Obrigada.
      Minhas contas estão certinhas sim. Sem problemas. E ninguém me recriminou. Foi a minha consciência mesmo que pesou. E como eu não tenho espaço no armário, ficou aquele volume ali em cima da cama me lembrando o tempo inteiro. Mas já vou resolver. E já estou me sentindo melhor :)

      Excluir
  6. Não é um ato ou deslize que mudou o seu discurso, pois você se mantém fiel ao seu objetivo. E mais importante, você o reconheceu, e saberá como agir na próxima vez.

    Mas pense que sentimentos negativos são excessos desnecessários. Minimalizar a vida também é minimizar os efeitos colaterais ruins, quando possível. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... Tem razão. Eliminar sentimentos negativos e inúteis com certeza é uma decisão minimalista, e muito boa por sinal, né? Eu busco isso, mas deslizes são normais. Acho que é um caminho mesmo. A gente acerta, erra... Com o tempo, atenção e esforço, imagino que vamos errando cada vez menos.
      ;)

      Excluir