sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Assumindo os anelados

(Post que estava semi-escrito nos meus rascunhos há um tempão e que agora, inspirada pela Lud, resolvi terminar e postar)

Há cerca de um ano, resolvi que já estava forte o suficiente para assumir meus cabelos anelados.

Meu cabelo alisado.
É preciso força, porque não é fácil ir contra o que todos esperam de você. Não é fácil ver só cabelos lisos na TV, ouvir todo mundo te sugerindo escova progressiva o tempo todo, descobrir produtos que sejam voltados pro seu cabelo e como cuidar dele.

Eu sempre vejo todo mundo falar que cabelo enrolado é mais difícil de cuidar, mas isso só é verdade porque todas as dicas e os produtos que você vai encontrar são pra cabelo liso. E não adianta tenta aplicar no anelado que não vai dar certo.

Ter cabelo anelado não dá trabalho, a não ser o psicológico. A verdade (pelo menos pra mim) é que aprender a amar seu cabelo enrolado é um aprendizado. E ir achando produtos para ele, e como usá-los, idem. Mas vale tanto a pena!

Meu cabelo natural.
Só ficar livre da tortura da escova progressiva no salão já é uma maravilha. Deixar de gastar tempo e dinheiro com isso é uma coisa linda. Ficar livre do secador também.

Meu cabelo ficou mais saudável, quebra e cai menos, e eu mais livre e realizada. Acho até que ficou mais bonito, mas beleza é algo tão relativo. Toda nossa cultura eurocêntrica diz que cabelo liso (e de preferência loiro) é que é bonito. Mas eu não estou nem ligando. E ainda estou fazendo a minha parte colocando mais diversidade neste mundo. Estou feliz.


21 comentários:

  1. sempre assumi as minhas madeixas encaracoladas e adoro, salão de beleza só para esconder os brancos mas é por pouco tempo, venho trabalhando com a ideia de deixar os cabelos com a cor natural, futuro. Saiba que vc está mais bela com os cabelos ao natural. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Dayse! Eu tive muitos problemas de auto-estima e meu caminho para chegar atá aqui foi demorado e árduo. Mas agora sou feliz.
      Obrigada pelo elogio. :)
      Eu tenho poucos cabelos brancos ainda, alguns fios espalhados, mas minha ideia é ir deixando-os branquear.
      Vamos nos unir! Aneladas e grisalhas! Hehe...

      Excluir
  2. Verdade,vc ficou mais bonita e com a aparência mais jovem com os cabelos anelados.Sempre achei que os cabelos cacheados deixam as pessoas com um ar mais jovem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anônimo. Eu acho que o anelado, quando é aceito, deixa as pessoas mais felizes e livres. Talvez isso dê um ar mais jovem.
      :)

      Excluir
  3. Concordo com o anônimo, você ficou com o ar mais jovem.

    Também tenho cabelo cacheado e quando tinha uns 14 anos, pedi pra minha mãe pra alisar, ela se negou terminantemente a pagar, disse que eu só estragaria meu cabelo com meu próprio dinheiro, não com o dela... Na época odiei né? Mas cresci e assumi meus cabelos também. Hoje vivo super de bem com a vida. E sobre procurar produtos, é bem isso que você disse... A prateleira dos supermercados tá cheia de coisas pra cabelo liso e quimicamente tratado, mas pra enrolado é sempre uma linhazinha genérica. Mas na net tá cheio de blog legal de moças que compartilham dicas de produtos, dão dicas de cuidado e no fim todo mundo escapa dessa teia de adoração ao cabelo liso. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carolina!
      Eu passei pelo mesmo processo de pedir pra minha mãe me deixar alisar o cabelo. Ela deixou eu fazer um relaxamento, que na época foi bom. Eu passei por um longo caminho para chegar até aqui. Fiquei mais de 10 anos refém de progressiva. Mas venci isso :)
      Os produtos são difíceis de achar em supermercados mesmo, mas com a internet nossa vida ficou bem mais fácil, não? Tanto pra achar produtos, quanto dicas.
      É bom saber que não estou sozinha.

      Excluir
  4. Nós somos tão teimosas né?
    Meu cabelo é meio liso, meio ondulado, mas com um volume imenso. Muitas vezes meio rebelde... mas enquanto estava "virgem", sem nenhuma química, tinha uma aparência super saudável e um brilho lindo.
    Aí vem aquela enchurrada de estímulos externos (leia-se propagandas e mais propagandas) falando que cabela loiro é que é bonito, e se for super liso melhor ainda.
    Comecei a dar luzes e um tempo depois veio a progressiva.
    O resultado é que meu cabelo ficou uma palha, quebrado, feio e com ar de cabelo sem cuidados. No entando eu gastava horrores com salão e produtos.
    Depois de alguns anos de sofrimento em prol de um estereótipo que me enfiaram goela abaixo tomei a decisão no início do ano: Pintei o cabelo da cor natural (castanho acinzentado) e agora estou deixando ele crescer e buscar sua forma original, muito mais saudável.
    Foi a ultima vez em que pisei num salão. Depois disso aprendi a cortar meu próprio cabelo, faço hidratação em casa e deixei de mutilar as cuticulas já no final do ano passado (o bolso agradece). Quando tô a fim dou um pintada nas unhas pra brincar de colorir rs
    Concordo que seu cabelo fica bem mais bonito e saudável com os lindos cachos que a genética lhe ofereceu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase impossível resistir a tantos estímulos mesmo, ainda mais quando somos adolescentes e jovens adultas e queremos tanto agradar e encaixar.
      Eu não sei cortar meu cabelo. Quem corta é um amigo meu que é profissional. Ele saber fazer cortes bons para anelado, repicando o cabelo de um jeito que ele não fique parecendo uma pirâmide, sabe?
      Sobre as unhas, é algo que eu ainda tenho que vencer. Ainda vou quinzenalmente ao salão fazê-las (antes ia toda semana, já melhorou). Não consegui ainda superar essa imposição. Mas vou com calma que eu chego lá.

      Excluir
  5. Fernanda, eu fiquei de colar os links dos tutoriais de penteados e não coloquei. Agora fui pesquisar e encontrei, acho qeu esse canal "Toda Ela" é legal, tem os tutoriais especificos pra cabelos cacheados. Não consigo achar o que eu fiz, que foi o coque grego, mas eu treinei todos e funcionam!
    Veja aqui:
    http://youtu.be/gEYorQ74Pvg
    http://youtu.be/8xeHXHpLj38
    http://youtu.be/4tK7JROf_QU

    Espero que seja útil! Também recomendo o blog Encaracoladas e o Fórum Encaracoladas! eu sempre adorei meus cachos e nunca alisei, mas entrar no Fórum mudou - realmente - a minha relação e os cuidados com os meus cabelos.

    :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Emilia! Adorei os vídeos!
      O do meio é igualzinho ao penteado que minha prima usou no casamento. Hehe.. Coincidência.
      Vi o blog Encaracoladas aqui, mas desconfio desses blogs que ficam apresentando produtos e salões. Acho que isso é pago, sabe? Propaganda disfarçada. Mas o fórum tem chance de ser mais livre. Vou dar uma olhada.
      Muuuito obrigada pelas dicas!
      Eu fui vendo e lembrando de uns penteados que eu fazia na minha adolescência pré-relaxamento. Vou testar também.
      :)

      Excluir
    2. conheço as autoras do blog. elas recebem produtos, eu acho, e testam. mas de todo modo, não o leio muito. o Fórum eu posso te garantir porque frequentei direto durante vários meses - é totalmente livre, "as mina pira" nos produtos e técnicas para cabelo cacheado/crespo e na prática low/no poo.
      pra mim o Fórum foi a diferença entre cortar Joãozinho pra recuperar meu cabelo que estava destruidaço e recuperá-lo para crescer forte. tá crescendo! :)

      Excluir
    3. Uau! Vou participar então. Conhecimento é sempre bom.

      Excluir
  6. Espero um dia conseguir chegar lá também... Seu rosto combinou bastante com o anelado, ficou mais bonita. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Estou no processo de assumir os cachos... mas não está sendo fácil! Especialmente porque eu fazia escova definitiva. Conclusão: estou com 5 dedos de raiz enrolada e as pontas lisas, o que significa que ainda vai demorar muuuuito para sair o alisamento, a menos que eu corte curtinho, o que não quero mais fazer.
    Já tive cabelo muuuuito curto, até já raspei, só que agora não estou mais disposta a cortar. O jeito vai ser ficar de cabelo preso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu processo, eu comecei fazendo uma progressiva mais leve(não definitiva) na raiz enquanto o cabelo crescia. Ao mesmo tempo fui cortando as pontas. Para as pontas não ficarem muita lisas (já que a raiz era meio anelada) eu passava um modelador de cachos nas pontas e amassava. Aí ele ficava todo anelado.
      Funcionou lindamente!
      :)

      Excluir
    2. Elaine, vai no Fórum Encaracoladas que tem muita gente por lá na mesma situação que vc! As meninas são muito legais e apoiam umas às outras.VAle a pena!

      Excluir
  8. Realmente há coisas incrivelmente fantásticas...pelo que me apercebi as mulheres no Brasil tentam a todo custo alisar o cabelo...em Portugal fazem de tudo para encaracolar e ondular.
    O Ser Humano quer sempre...o que não tem. Incrivel, né ?
    Acho que você fez muito bem. É bonita de qualquer forma, mas até gosto mais ao natural.
    Beijinho e seja MUITO FELIZ (que isso é que é importante).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nem sei se é o ser humano quer o que não tem. Acho que é mais uma questão de mercado mesmo. É a base da publicidade e da economia que gira em torno de criar necessidades. Só assim se pode vender produtos e fazer dinheiro.

      Me fala mais sobre como é em Portugal? Fiquei curiosa...

      Obrigada pelo elogio :)

      Beijinnho!

      Excluir
  9. Oi, Fernanda! Os meus cabelos são cacheados e nunca fui refém da progressiva...pq acho que viro outra pessoa ( mais feia! rs) de cabelos lisos! haha

    Essa minha foto do perfil é antiga, qdo eu estava loira...depois disso muita tinta rolou: experimentei a loirice de varias vertentes e posteriormente a ruivice.E isso tudo com todos os cortes de cabelo que vc possa imaginar.Uma hora enchi de tudo isso e passei maquina 4 pra tirar a química toda de uma vez e recomeçar do zero.Isso foi em novembro de 2011.Em novembro de 2013 vou completar 2 anos de cabelos virgens, e sem corte nenhum, nem aquela classica aparadinha de pontas.E sabe do mais? Ele está bonito...portanto descobri que essa lavagem cerebral de " tem que" cortar as pontas é lenda urbana inventada pelos cabelereiros! E sabe do que mais? Qdo fôr dar alguma micro-aparada ( estou deixando crescer), farei eu mesma.Já saí tantas vezes p... da vida de salão por pedir uma coisa e fazerem outra que creio ter pouco a perder. =)

    ResponderExcluir
  10. Ei, Ana! Que legal que você está com cabelos totalmente naturais! Eu sempre tive medo de pintar, por causa da química, mas deve ser até divertido, por um tempo.
    Sobre cortar as pontas, eu não acredito que seja totalmente invenção, sabe? O meu cabelo, por exemplo, está há um ano sem cortar. As pontas estão ficando finas e fracas. É hora de cortar. Estou pensando se eu mesma faço isso, como você falou. Mas que ele precisa de um corte, é fato.

    ResponderExcluir
  11. É a busca de um padrão de beleza eurocêntrico, não necessariamente que represente toda a diversidade que tem lá. É mais um ideal projetado.

    Eu mudei pouco meu cabelo ao longo da vida. Tenho medo de tintura estragar. Vamos trocar dicas sim :)

    ResponderExcluir