terça-feira, 21 de agosto de 2012

Por que não comprar um apartamento

Como já contei aqui, até o fim do ano passado, eu tinha o plano de comprar um apartamento, mas desisti. Por vários e vários motivos.

Primeiro, descobri que os apartamentos estão caríssimos. Pode fazer uma pesquisa na internet. Os preços subiram um absurdo nos últimos tempos. Alguns analistas dizem até que se trata de uma bolha imobiliária (aqui, aqui e aqui, por exemplo). Bolha ou não, os preços estão altos.

Colocando na ponta do lápis (ou do excel), se eu investir o dinheiro com o qual compraria o apartamento, mesmo que seja na poupança ou no tesouro direto, eu vou ganhar mais dinheiro do que o valor do aluguel, e ainda vou ter todo o dinheiro ali pra quando/se eu precisar.

Segundo, percebi que comprar um apartamento ia me trazer uma dívida enorme e loooonga. E eu odeio ficar devendo. Vai contra o que eu quero pra minha vida, que é simplicidade e liberdade. Imagina aqueles financiamentos de anos... Quero me livrar de amarras, não buscar mais uma.

Sem contar que eu ia ficar morrendo de medo de perder o emprego e não ter como pagar as prestações.

Sem contar ainda que meu dinheiro ficaria parado, e eu não poderia usá-lo caso aparecesse uma oportunidade de investimento ou de vida mesmo.

Tem mais motivo ainda... Eu acho importantíssimo morar perto do trabalho. Há dois meses meu trabalho mudou de sede. Antes eu morava a 5 km de distância, hoje são 15 km. Perco preciosas horas (sim... horas, no plural) do meu dia no trânsito. Tempo jogado fora. Estou pensando em alugar um apartamento perto do trabalho, mas comprar não. Vai que eu compro um apartamento perto deste trabalho de agora e a sede muda de endereço de novo... Ou então que eu mude de emprego.

Comprar apartamento pode ser uma ótima ideia para muita gente, não nego. Mas não combina com o que quero pra minha vida e com o momento em que estou agora. Então, não comprarei.

6 comentários:

  1. Seu post faz todo sentido pra mim.
    Estou a procura de uma razão para me conformar em alugar um apartamento. Você me mostrou o caminho das pedras.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, LF.

      Sei que tem gente que vive uma situação diferente, e para elas pode fazer sentido comprar um apartamento agora. Mas, para mim, depois de muito pensar e ler e analisar, vi que não fazia e quis compartilhar meus motivos. Que bom que eu pude te ajudar.

      :)

      Excluir
  2. Oi fernanda. Interessante. Você pode dar dicas de onde investir?

    Sei que a poupança não rende nada, mas não tenho certeza de onde investir melhor.

    :)
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Carolina!
      Olha... Pra começo de conversa, não acredite no que te falam (inclusive sobre a poupança). Você vai precisar pesquisar, estudar e chegar às suas próprias conclusões.
      Depende muito do quanto você pode arriscar, quando você vai querer seu dinheiro de volta, do quanto você tem pra investir e vários outros detalhezinhos. Eu pesquisei muito, e ainda pesquiso.
      Pra você começar a entender, indico aqui alguns sites:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/
      http://opequenoinvestidor.com.br/
      http://queroficarrico.com/blog/
      Se quiser mais indicações, depois você me fala
      ;)

      Excluir
  3. Minha dica para as pessoas que tem realmente a vontade de comprar o apartamento é pelo menos fazer o seguinte: calcule quantos meses/anos de aluguel + juntar dinheiro são precisos para que você dê uma boa entrada no imóvel. Eu diria que 60% a 70% do valor total seria mais interessante.
    Assim é possível manter o capital líquido (e importante é continuar poupando depois também), mas ter a escritura do imóvel ao mesmo tempo, se isso dá segurança emocional para as pessoas.

    Acho muito legal seu pensamento, Fernanda. Também penso assim. Mas para quem precisa ter esse porto-seguro, pode pelo menos encontrar um meio termo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Karina.
      As pessoas podem ter inúmeras razões para comprar um apartamento, e a segurança emocional é uma delas. No meu caso, a segurança emocional é muito importante também, mas de outra maneira. Eu não me sinto bem tendo dívidas, mesmo que seja um financiamento. Ter o dinheiro guardado e não ter financiamento é o que deixa segura. Ser humano é muito interessante, né?
      Obrigada pelo comentário! E seja muitíssimo bem-vinda :)

      Excluir