quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Desapego dos papéis (de novo)

Papel é dureza... A gente junta mesmo. É comprovante disso, daquilo, recibo, conta e por aí vai. 

Há muito tempo, eu já defini o que eu guardo e o que eu jogo fora imediatamente. Defini ainda que tem coisas que eu nem chego a pegar: segunda via de compra no cartão de crédito, conta de banco (selecionei a opção de receber por e-mail), nota fiscal (sempre opto pelo eletrônico também). Enfim...

Mesmo assim, de tempos em tempos, tenho que dar uma olhada na gaveta para jogar coisas fora que foram úteis, mas por um tempo determinado, como comprovantes de garantia vencidos.

Desta vez, além dessa limpa habitual, eu decidi jogar fora um tanto de exames que eu tinha. Como já tive anemia e falta de vitamina B12 pela falta de comer carne, além de uma gastrite bacteriana e colesterol alto na família, sempre gosto de comparar meus resultados de exame com os anteriores. Mas tem uns anos já que eu baixo os resultados pela internet, e eu tinha uns de papel de 2005. Muito antigos!

Os papéis da minha gaveta, e a própria no cantinho

5 comentários:

  1. Estou nessa também! o/ Faço uso das faturas online (só uma que estou pelejando pra não receber, mas eles ainda temam em me mandar papel todo mês!!!), raramente tiro extrato de banco (às vezes preciso ver o saldo, mas o caixa eletrônico não me dá a opção de apenas ver em tela, aff) e estou parando de pegar segunda via de compra.

    Tenho um envelope cheio de papéis de contas pagas e preciso sentar e reciclá-las. São contas que nem estão mais ativas, mas o medo de jogar fora e precisar delas?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Andrea! Tenta pedir para a instituição uma declaração de que você não deve nada para eles. Eu tenho algumas assim de cartões de crédito que cancelei, de telefonia idem. Outra coisa que você pode fazer é guardar só a última conta paga, que demonstra que você não tem débitos. É o que eu tenho feito ;)

      Excluir
  2. Destralhar é uma constante, né? Os papéis são os maiores vilões aqui em casa.
    Olha... te indiquei a uma tag.
    Aqui:http://mundodepris.blogspot.com.br/2015/09/tag-conhecendo-novos-blogs.html

    ResponderExcluir
  3. Para quem tem medo de precisar de alguma conta ou documento, existe um app chamado CamScanner. Com ele dá para digitalizar toda a papelada que pensamos que vamos ter que usar algum dia. É super prático, recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela dica! Acabei de instalar o aplicativo e vou testar. Adorei a ideia!

      Excluir