quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O almoço - um exercício de foco

Focar no essencial não é fácil. O mundo é um convite à distração. A gente recebe tanto estímulo o tempo todo que pouco pára pra pensar se a gente quer fazer aquilo mesmo, se aquilo merece nossa atenção, se aquilo é essencial ou supérfluo. A gente faz tudo mais ou menos, está sempre com pressa e sempre estressado.

Exemplo... A pessoa vai almoçar em um restaurante e lá tem televisão. Sem perceber, a pessoa assiste o que está passando, que sempre é uma bobagem na Globo. Na hora do almoço, é programa de esporte (futebol ou MMA) ou aquele jornal bobinho que fala sobre o que fazer com as crianças nas férias. Se não tem televisão, a pessoa fica pensando no que vai fazer quando voltar pro trabalho. Resultado: essa pessoa nem percebe o que come, come mais do que o necessário e fica estressada. Essa pessoa sou eu. Ou pelo menos era.

Alguém já parou para prestar atenção na comida enquanto está comendo? Eu fiquei surpresa quando comecei a fazer esse exercício. Os sabores, as texturas... Descobri que eu não gosto de algumas coisas que comia sem perceber, que adoro outras e que tem coisas que não combinam no mesmo prato (tomate e feijão). Descobri que, se eu como mais devagar, não fico tão inchada e com tanto sono logo depois do almoço.

E relaxei...

O almoço agora é um momento de pausa, de limpeza de pensamentos. Tento limpar a cabeça, desacelerar, pra depois voltar pro trabalho. Volto do almoço mais tranquila, e mais leve.

Deixo pra pensar no trabalho enquanto trabalhando. E em almoçar enquanto estou almoçando. Assim, aproveito mais cada um desses momentos e não perco tempo vendo um jornal besta qualquer.

6 comentários:

  1. Estou precisando fazer isso urgente, porque quando presto atenção no que estrou comendo eu como menso e quero perder peso. Acho que a gente se acostumou a fazer sempre alguma coisa enquanto come. Mesmo quem não vê tv conversa durante as refeições e às vezes só nessa conversa a gente já se distrai muito. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marina!
      É verdade. A gente come menos porque realmente mastiga e aproveita o sabor da comida, então fica satisfeito mais rápido (e aproveitando melhor).
      Se a gente fica distraído, nem percebe que está se empanturrando. E a conversa pode fazer isso também. Tem razão.
      Abraço!

      Excluir
  2. Tens toda a razão no que dizes neste post.
    Temos que aproveitar o tempo que temos para desfrutar desse mesmo tempo.
    Fica bem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Carla. Acho que esse é o caminho.
      Obrigadinha...

      Excluir
  3. a gente fazia isso no retiro budista. comer com plena atenção. uma coisa legal por exemplo é não preparar uma garfada enquanto está com a boca cheia. come, mastiga, saboreia, engole, aí sim prepara outra garfada, prestando atenção no preparo da garfada. Isso é meditar. estar presente no que se está fazendo a cada momento. é ótimo mesmo!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente ideia. Vou aplicar isso também. Esperar terminar de engolir pra começar a outra garfada. Boa! Obrigada!

      Excluir