quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Os hobbies e o risco de acumular objetos desnecessários

Definidos os hobbies que queremos praticar, é hora de avaliar os objetos relacionados.

Primeiro, acho importante se livrar daqueles de hobbies que não se quer manter mais. Não faz sentido ficar guardando para um possível retorno. Se você não curte agora, não vai curtir depois. Tem hobbie demais por aí para ficar praticando um só porque comprou um monte de coisa para isso. Doe, venda, troque ou dê um outro uso.

Fiz tênis durante uns anos, até machucar o punho. Depois que me recuperei, percebi que não iria mais voltar porque não cabe mais na minha rotina. Doei minhas bolinhas e a raquete. Tenho usado as roupas para correr. Por mais que eu possa voltar um dia, não faz sentido ficar anos guardando aquilo tudo. Se bobear e eu voltar mesmo, a raquete que eu tinha já vai estar ultrapassada e as roupas estariam puídas. Não faz sentido.

Em segundo lugar, é importante não cairmos na armadilha de comprar todas as tralhas relacionadas ao hobbie. Lembro de colegas do tênis que iam fantasiados de Roger Federer. Blusa, bermuda, boné, munhequeira, meia, tênis, raqueteira, garrafinha... Tudo de marca. Não preciso nem falar que isso não fazia deles melhores jogadores... 

Roger Federer e sua linha de roupas de 2013. Garanto que o motivo de ele ser foda não são as roupas. Na verdade, as roupas só existem porque ele é foda.
Claro que há ferramentas e roupas que fazem diferença no conforto e até na eficiência. Alguns produtos de baixa qualidade podem até fazer você machucar. Mas tem um tanto de coisa que é só estética. Ou só marketing. Ou nem isso.

16 comentários:

  1. Nossa, isso de acumular por causa de hobbie é um caso sério. Comecei a correr ano passado e agora tenho uma gaveta cheia de camisetas das corridas. Isso porque doei pelo menos uma dúzia. Conheço gente que está a mais tempo que eu e que as roupas de correr já são o dobro das roupas "normais". Vai usar tudo isso? Precisa guardar a camiseta de todas as provas? E pra quê tantos pares de tênis, bonés e viseiras?
    E é bem isso de se fantasiar de atleta profissional, é o que mais tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, Débora... No meio da corrida tem muito isso também. E a gente fica com dó de doar as roupas porque são de qualidade. Mas é complicado ir enchendo gavetas e gavetas de roupa também. Eu não gosto muito de correr provas por causa do preço. Prefiro correr sozinha mesmo de graça. Hehe... Mas, quando comecei a correr, corri algumas e ganhei um tanto de camisas. Lembro de ter enrolado, mas acabei doando umas mais feionas e que eu não usava muito. Agora... Os apetrechos, como você falou, é só não comprar tantos, né? E acho que o povo exagera nos tênis também. Não precisa de tênis de 800 reais!

      Excluir
  2. Bom, eu uso um tênis de 800 reais pra correr/dia-a-dia.

    Pra mim tênis era tudo igual, então usava dos baratos mesmo. Mas depois que quebrei o pé (um osso pequeno, que não cola nunca - é assim mesmo, segundo os 10 médicos que fui), uso tênis só com amortecimento bom. E esses de 800 reais fazem com que meu pé não doa mais no dia-a-dia. Muito mais barato do que passar o dia com o pé latejando rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então... Cada um tem suas necessidades. Se você tem um problema de saúde, nada mais normal do que gastar o necessário, se você tiver condições, para lidar com ele. Foi o que quis dizer no último parágrafo do texto. Tem objetos, ferramentas e roupas que realmente são necessários e fazem a diferença. Mas tem outros que não. E isso varia de pessoa pra pessoa, de hobbie pra hobbie e até de prioridade pra prioridade.
      É o que disse também em um post anterior sobre remédios. Evito tomar quando dá, mas lógico que quando tenho uma doença curável por remédios, vou tomá-los. É sempre uma questão de avaliar as suas reais necessidades e suas prioridades também. Mas até isso é escolha. Hehe...

      Excluir
  3. Sabe que eu gosto de corrida de rua, já participei de algumas, mas não participo mais justamente por causa da quantidade de bagulhos que eles nos entopem??
    Por causa do preço tb, porque é caro... Mas o que mais me incomoda é esses kits com blusa, boné, bolsa, medalha, garrafa, etc, etc... Cada vez inventam mais coisas pra colocar em kit... E eu me incomodo demais pq fico só imaginando no lixo acumulando no planeta... Não vou ficar juntando umas medalhas de participação de plástico. Vai acabar indo pro lixo. E imagina quantos mil anos pra se decompor... :O
    E não adianta não pegar, pq eles vão fabricar de qq forma, só pelo fato de eu ter me inscrito. Então não participo mais... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anne. Eu parei por causa disso também. Preço e tralhas. Hehe... Não acho que compensa, pra mim. Eu tenho umas 3 medalhas e não sei o que fazer com elas. Sempre penso em jogar fora, mas aí penso que virarão lixo. Será que tem como reciclar?

      Excluir
  4. Meu hobbie são os livros, mas estou me adaptando às versões digitais para evitar acúmulos em espaços desnecessários.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, Nana. Eu também ainda estou nesse caminho. Beijo!

      Excluir
  5. Já cai nessa besteira de sair comprando tudo por causa de um novo hobbie que eu sequer continuei! Mas né! Errei e aprendi!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... Quem nunca fez isso? O importante é aprender mesmo ;)

      Excluir
  6. Oi Fernanda! Eu gosto muito de desenhar, e por causa disso acabo acumulando um monte de coisas relacionadas a isso e que acabo não usando. Devo ter mais itens de papelaria que roupas na minha casa, lápis e lapiseiras então, tenho que distribuir às vezes! Mas eu tento me controlar hahaah' Com livros também acontece a mesma coisa, mas esse ano eu evitei de comprar livros, primeiro porque tenho vários que ainda não li, e segundo porque minha estante está cheia. Quero tentar trocar ou doar alguns, mas tenho que carregar tudo pra cidade vizinha, aí complica (minha cidade não tem sebo, não tem livraria... uma tristeza!). Já tentei trocar pelo skoob, mas nunca consigo trocar porque não tenho reputação, difícil viu!

    Fernanda, quando tiver um tempinho, dá uma passadinha no meu blog, falei um pouco do seu blog por lá :D

    31 de Março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina! Tudo bem? Desculpa a demora em responder. Foi um fim de ano tumultuado para mim.

      A gente tem que tomar cuidado mesmo se não acaba juntando coisas. Mas, você se controlando, aos poucos vai chegando lá ;)

      Eu também queria muito trocar livros, mas também ainda não descobri a melhor maneira de fazer isso. Se descobrir um jeito, me conta. Hehe...

      Dei uma olhada rápida no seu blog, e salvei aqui para olhar com calma depois. Obrigada por mencionar o meu blog.

      Aliás, não sei se você viu, mas mudei de endereço. Agora estou no www.minimalizo.com.br.

      Abraço!

      Excluir
    2. Oi!

      Vocês podem trocar pelo Skoob! Na primeira vez, vocês só podem oferecer os livros e esperar que alguém os peça. Depois que pedirem o livro de vocês, vocês ganham crédito para vocês pedirem um livro pra vocês. É mais fácil do que parece, só precisa ter paciência.

      Outro caminho é vender pelo Mercado Livre. Tem também a opção de doar, você encontra um grupo no Facebook ou Skoob e pede para a pessoa depositar só o valor do frete e você manda os livros pra ela.

      Já fiz as três coisas nos últimos 2 ou 3 anos e já to vendo que esse ano tenho que fazer de novo, mas não abro mão de livros e quadrinhos físicos (pelo menos a maioria, alguns até abro mão).

      Abraço!

      Excluir
    3. Ah! O Skoob! Já usei um tempão atrás, mas larguei. Vou reativar e testar. Muito obrigada pela dica!

      Eu entrei em uns grupos do facebook de troca, mas a maioria das pessoas só quer vender, na verdade. Então acabei deixando pra lá.

      Vou tentar o Skoob. Meu usuário: https://www.skoob.com.br/usuario/335875.

      Obrigada mais uma vez!

      Abraço!

      Excluir
  7. Oi Fernanda!
    Faz muito tempo que comentei no seu blog a última vez. No meu outro comentário eu pedia ajuda pra lidar com a dificuldade que é começar no minimalismo tendo pais acumuladores, ainda mais sendo jovem (tenho 15 anos agora). Você me deu o conselho de ir com calma e me tranquilizou ao dizer que família sempre complica mesmo rsrs Enfim, o que eu tenho pra dizer agora, mais de 1 ano depois é: muito obrigada! Mantive em mente a coisa de ir com calma e me preocupei em explicar minha jornada pros meus pais, que ficaram meio chateados, com aquela coisa de "ah mas nós gastamos dinheiro com isso pra você" ou querendo pegar de volta as coisas que eu separava pra doação (coisas que ele obviamente também não iam usar). Hoje a coisa anda mais tranquila, já entenderam que eu me sinto bem tendo poucas coisas. Ainda não estou 100% satisfeita, mas muito mais segura do que estou fazendo por saber que existe outras pessoas na mesma jornada. O seu blog é uma das maiores inspirações, sério, obrigada de coração <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Lembro demais do seu comentário anterior! Que bom que pude ajudar. Fico feliz de verdade! Sei como é difícil essa convivência e como, com calma e cuidado, ela melhora. Minha mãe também pegava coisa que eu colocava para doar, e nem me contava. Hehe... Mas é isso mesmo. A gente nunca fica 100% satisfeita, mas com o tempo aprendemos que é assim mesmo. Que o importante é ir melhorando sempre, com paciência e disciplina. Os resultados vão aparecendo e a gente vai ficando cada vez melhor. Eu que agradeço demais esse comentário tão lindo e sua companhia aqui! <3

      Excluir