terça-feira, 27 de setembro de 2016

Mantendo a mesa de trabalho limpa e organizada

Dias atrás, tive que passar um pano na minha mesa de trabalho para tirar poeira e percebi o quanto ela estava lotada de coisas. Papelada, inúmeros cabos e fios, caneca, copo d'água, agenda, canetas, uma infinidade de coisas. Hora de organizar.

Uma das estratégias que eu já defini para facilitar minha vida - e me poupar tempo com limpeza e organização - é manter o mínimo possível de objetos nas superfícies. Então o primeiro passo foi organizar as gavetas da mesa para poder guardar coisas nelas.

O que eu não preciso mais, joguei fora. O que eu preciso guardar, mas não usar com frequência, foi parar em algum outro local mais adequado (e mais afastado). E, o que estava em cima da mesa e uso sempre, guardei nas gavetas.

Gaveta onde guardo bloquinhos, post-its, clips, canetas, lápis, papéis em branco, além de envelopes e pastas vazios.

Gaveta com cabos, bolinha de apertar, caderno (embaixo tem uma pasta com documentos), HD externo, os papéis com os quais estou lidando no momento, pen drives, paninhos e produto de limpar notebook. O lugar de guardar a agenda é em cima dos papéis.
Organizar papéis é uma luta constante. Por isso é importantíssimo aplicar a eles a mesma tática usada para e-mails. Receber, decidir o que fazer e não procrastinar. Mesmo assim, de tempos em tempos, é importante checá-los de novo. Sempre tem um ou outro que era importante no passado, mas que não é mais.

Depois, chegou a hora de organizar os cabos e os fios. Os que não estão em uso imediato: gaveta. Os que eu podia eleminar, eliminei. Por exemplo, uso mouse sem fio e rede wireless. O único cabo agora em uso constante é o carregador do notebook.

Minha mesa está limpa, organizada e funcional. Agora é tomar cuidado para mantê-la assim.

mesa de trabalho organizada
Minha mesa de trabalho organizada

18 comentários:

  1. Minimalismo é vida! Bj
    Paula
    www.blogchegadebagunca.com.br

    ResponderExcluir
  2. nossa!
    até limpei minha mesa de trabalho agora <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Rhayanna! É uma sensação maravilhosa, não é?

      Excluir
  3. Coincidência, esses dias eu tinha limpado a minha mesa do trabalho também. Joguei 90% da papelada fora. Tudo lixo.

    Eu ainda não consegui tirar o desktop. Em casa eu tenho um desktop e um notebook. Sempre que posso, uso o notebook (levar de um lado para outro, levar para o trabalho quando precisa, etc e tal). Mas tarefas mais demoradas em casa eu uso o desktop mesmo. Dói menos meus ombros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais fazer isso, não? A gente se sente leve...
      O notebook força o ombro mesmo. É um problema que eu tenho e ainda não sei resolver...

      Excluir
  4. Olá Fernanda!!
    Que mesa de trabalho mais organizada! Acredito piamente que o facto de estarmos num ambiente organizado faz muito por nós.
    Menos é mais e é incrível quando vivemos de acordo com isso.
    Beijinho *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catarina! Também acredito nisso e também acho incrível como a vida fica melhor assim :)
      Beeeeijo!

      Excluir
  5. Oi Fernanda! Antigamente minha mesa era assim, cheia de coisas inúteis, até que fui para outra sala e dividi a mesa com um diretor que era mega organizada e me deu várias broncas para ser como ele, hoje virou rotina, minha mesa e gaveta sempre estão só com o necessário.

    Beijos!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drevys! Que bom que esse diretor conseguiu te levar pra esse lado. É muito melhor, não é? Hehe... Beeijo!

      Excluir
  6. Oi... muito legal... destralhar sempre!!! eu sigo um grupo d minimalismo no face, o nome é minimalismo mesmo... é um grupo fechado, e li vários comentários de pessoas com TOC, e elas contam q o minimalismo as ajudou de certa forma pous com menos coisas tem se menos estress menos trabalho e a doenca fica mais sob controle... legal né? Acharsm uma forma d amenizar esse transtorno... apesar d eu não ter conheco pessoas assim... mas eu organizo tanto q já m perguntaram se eu tenho kkkkkkk gosto d tudo alinhado se tirar do ligar eu sem perceber coloco d novo... Mas não é doenca pq se eu não fizer eu passo bem tb... bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Legal demais. Faz todo sentido! Eu sou como você. Se não tiver tudo organizado, eu tento ir aos poucos arrumando. Fico incomodada, mas sigo bem também. Beijinho!

      Excluir
  7. Oi Fernanda, li tua entrevista na zero hora. Ficou bem legal!

    Bj,Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela! Obrigadinha! Gostei bastante da entrevista também. Beijo!

      Excluir
  8. Fernanda,

    Boas dicas, gostei!
    Tenho melhorado meus problemas com papéis. Parar de procrastinar é a solução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosana! E realmente parar de procrastinar é fundamental ;)

      Excluir
  9. Dei uma arrumada na minha mesa também, mas não ficou tão bem quanto a sua... rsrsrsr
    Mas ainda chego lá!

    Essa semana consegui tomar coragem, e inspirada nas suas dicas, tirei 13 livros de engenharia que eu tinha desde a época da faculdade (e não abria desde quando me formei, ou seja, 8 anos) e dei pra um rapaz que trabalha comigo, que está cursando engenharia elétrica também!
    Imagina a alegria dele de receber os livros (sempre mantive todos com muito cuidado, e livros de engenharia elétrica demoram pra desatualizar)? E a minha, em destralhar um pouco!
    Ainda tenho pelo menos outros 13, que estou tentando desapegar psicologicamente, pra doar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega sim, Anne! A ideia é ir devagar e sempre.
      Excelente iniciativa! Legal demais mesmo! Foi bom para você e para ele. Só lados positivos. Melhor tipo de decisão. Hehe...
      Vai aos poucos mesmo. Também acho melhor assim. Porque vamos sendo mais conscientes, criando hábitos que vão ficar e ainda evitamos o risco de nos arrepender. Bom demais! Parabéns :)

      Excluir