quarta-feira, 18 de maio de 2016

7 dicas para economizar em tempos de crise

Para conseguir manter as finanças em ordem em tempos de crise como o que vivemos, é preciso ter um pouco mais de cuidado ainda do que nós que buscamos o minimalismo já temos.

Claro que o primeiro passo é diminuir os custos. Pensar se você precisa mesmo comprar cada coisa. Mas, se não vivemos de subsistência, precisamos de algumas. Então vão aí as minhas dicas para economizar na crise:

1. Não compre, conserte.
Dê uma olhada nas suas coisas e encontre aquelas que estão com defeitos, mas que um conserto poderia fazer elas voltarem a ser usadas. Eu acabei de consertar o fecho de uma bota e engraxá-la, e ela ficou nova. Estava pensando em comprar um notebook, mas preferi só comprar uma bateria nova e formatá-lo, e ficou novo também.

2. Não compre, troque com os outros.
Tem vários grupos bons de troca na internet, para roupas, livros, jogos e outros objetos. Outra opção é promover encontro de trocas com os amigos. Eu faço de tempos em tempos com as minhas primas e sempre renovo o guarda-roupa. 

3. Não compre, troque seus pontos.
Sabe pontos do cartão e programas de fidelidade? Então... Hora de usá-los. Mas não se empolgue e troque por besteira. Use para necessidades reais.

4. Não compre pronto, faça você mesmo.
Sucos prontos, comidas congeladas e quase tudo que é processado é infinitamente mais caro. E geralmente menos saudável. Aproveite este momento para desenvolver seus dotes culinários, ou prefira alimentos puros mesmo (eu sou dessas). Ao invés de comprar uma salada de fruta por 8 reais, compre frutas e coma elas sem picar mesmo. 

5. Ao comprar, aproveite as promoções.
Eu tenho ido a uns 3 supermercados diferentes e fico chocada com a diferença de preço entre eles. E não é que um seja mais barato do que o outro, é que cada produto é mais barato em um. Como eu já conheço os preços médios, vou buscando o que está mais barato em cada lugar. E, quando acho promoções boas, compro até um pouco mais para fazer um estoque

6. Desapegue de comprar as mesmas coisas sempre.
Eu sempre comprei banana prata, mas está muito cara. Troquei por caturra e estou achando ótimo. Sempre comprava uma marca de café, que está cara. Experimentei umas 3 e achei 1 mais barata ainda melhor do que aquela. Além de economizar, é uma boa oportunidade de experimentar coisas novas.

7. Peça desconto.
Lembre-se que está todo mundo com medo da crise também, e para quem vende é melhor vender um pouco abaixo do preço do que não vender. Se for pagar à vista então, peça ainda mais desconto. Acho negociar um saco, mas já consegui descontos inacreditáveis assim.

economizar na crise

9 comentários:

  1. Ótimas dicas!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Descobri este blog ontem e estou adorando ler as postagens. Percebi que já pratico a "filosofia minimalista" há muito tempo, mesmo sem saber. Algumas vezes já me senti uma pessoa meio estranha, como se não pertencesse a esse mundo, por não dar importância a coisas que a maioria das pessoas dá, por não ir na onda do consumismo e nem me deixar levar pelas exigências de ser uma mulher vaidosa (no sentido de usar muita maquiagem, ter muitas roupas e sapatos, ir ao salão toda semana etc.). Mas aqui, no blog, "conheci" muitas mulheres parecidas comigo e estou me sentindo "em casa". Difícil é lidar com as pessoas que acham que isso é "pão-durismo"......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, uma dica: as pessoas sempre vão achar alguma coisa. Se vc gasta, é pq é mão aberta, não sabe poupar, não valoriza o dinheiro; se você não gastar (no que elas acham importante), é pão-dura. Então, o jeito é tentar não se importar. Pense que são rótulos bobinhos - chato mesmo é se nos chamassem de mentirosas ou assassinas =D.

      As pessoas acham que eu sou pão-dura também. Hoje, considero até um elogio. Se ser pão-dura é não gastar em áreas que não me agregam, economizar bastante todo mês, não ir na onda do "fazer porque todo mundo faz", então sou pão-dura, sim. E feliz.

      Excluir
    2. Que bom que você está gostando! Fico super feliz. Seja super bem-vinda! Eu também já me senti deslocada no mundo, e volta e meia aparece alguém pra me chamar de pão-dura. Mas sabe que hoje vejo isso como um elogio, como disse a Lud. Eu realmente só vou gastar com o que achar importante, e acho isso uma qualidade e não um defeito. Um abraço

      Excluir
  3. Eu me encontrei em todos os itens que você citou. E acho ótimo. Como disse a Lud,eu também sou taxada de pão-dura. Qualquer coisa que fizermos ou deixarmos de fazer... vamos ser taxada. Abraço, Fernanda. Fica com Deus. Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntas na pão-duragem, Maria. Também acho ótimo! Hehe... Abraço!

      Excluir
  4. Ótimas dicas Fernanda, aplico quase todas. Elas são necessárias no atual período em que vivemos, e certamente serão úteis quando a crise passar, pois os hábitos bons ficam e muito do lado ruim da crise atual são os maus hábitos que somos acostumados a ter, uma vez falei com um cara que tinha sido demitido e ele anteriormente vendia caminhão e as empresas de 2 em 2 anos no máximo compravam novos e agora estavam consertando. Fecha-se umas portas mas abrem outras né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Adriana. Bons hábitos podem ser aproveitados em todos os momentos. E tem toda razão sobre as oportunidades também. Elas sempre existem, mas é preciso ter visão para enxergá-las. Nesses momentos as coisas mudam, e só quem percebe isso e age de acordo consegue ter um bom resultado. Concordo demais ;)

      Excluir