quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Medo de crise: uma ótima época para investir

Dia desses uma colega veio conversar comigo sobre sua dúvida entre dar entrada em um apartamento ou investir o dinheiro. Logo no começo do assunto, ela comentou: mas agora, com essa crise, não é hora boa para investir, certo? Errado.

Na verdade, esses momentos em que se fala de crise são os melhores para se investir, pois conseguimos retornos bem melhores.

Com o aumento da taxa de juros, por exemplo, a maioria dos investimentos atrelados a ela, que são aqueles mais seguros, voltam a ser atraentes e a render acima da inflação. As ações, que no Brasil variam muito com base em especulação, ficam com preços ótimos. É só conferir direitinho o balanço de cada uma das empresas e não investir naquelas mais arriscadas (a não ser que se queira apostar).

Nos investimos, o ideal é geralmente fazer o contrário do que as pessoas despreparadas estão fazendo. Fugir do chamado "efeito de manada".

Sabe quando todo mundo vende loucamente ou compra loucamente? Então... Se todo mundo está vendendo, o preço cai e logo você consegue comprar ações mais baratas. E, se todo mundo está comprando, você consegue vender as suas por preços ótimos.

Aí você pensa... Se todo mundo está fazendo alguma coisa, eles devem estar certos. Não necessariamente. O comportamento na bolsa de ações raramente é racional. No Brasil temos ainda um fator complementar ao efeito de manada que é termos um número menor de investidores, o que deixa a bolsa mais sujeita a especulações.

Mas claro que também não é só porque está todo mundo fazendo alguma coisa, que é melhor fazer o contrário. Antes de vender ou comprar, é importante avaliar a saúde financeira da empresa. Muita gente esquece que, ao comprar ação de uma empresa, se está ficando sócio dela. Nesse sentido, saber se ela está lucrando, se está crescendo, se está com poucas dívidas é mais importante na hora de decidir se comprar ações dela (e vender) é uma boa escolha.

8 comentários:

  1. que visão interessante, que não me faz ter coragem para investir, hahaha, mas é interessante...

    ainda estou na fase de me livrar das dívidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fulana, controlar as dívidas é mesmo o primeiro passo.
      Sobre investir, não é questão de coragem; mas sim de conhecimento. Investir sem saber nada nem é coragem, é contar muito com a sorte. Mas, depois de estudar e começar a entender mais do assunto, você começa a perceber que é só uma questão de escolha entre as opções disponíveis...

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de investir o problema é por onde começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo, Susany, é estudar. Aqui contei como eu comecei: http://minimalizo.blogspot.com.br/2014/02/como-aprender-sobre-investimentos.html.
      ;)

      Excluir
  3. Verdade.
    To começando meu blog agora..se quiser visitar é
    https://mundominimalistablog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Temos que ter cautela com o dinheiro com crise ou sem crise.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! O que eu acho mais importante ao lidar com o dinheiro é conhecimento: tanto das suas finanças (saber quanto, como e onde entram e saem dinheiro da sua vida), quanto de como funciona o sistema financeiros. Só assim é possível tomar decisões bem embasadas.
      Beijo!

      Excluir