segunda-feira, 29 de junho de 2015

Minimalismo para quê?

Eu comecei a me interessar pelo minimalismo quando voltei a morar com a minha mãe e tinha que acomodar minhas coisas todas em um quarto minúsculo. Então eu tive que escolher o que eu queria manter entre as coisas que eu tinha, e descartar o restante. (Mais aqui, aqui e aqui).

Porque o princípio básico do minimalismo é esse: que os recursos são limitados. Se eu tivesse dinheiro, tempo, energia e espaço infinitos, não teria que escolher com o que gastá-los. O post Afinal, o que seria o mínimo explica melhor.

Nesse sentido, o minimalismo varia muito de pessoa para pessoa, já que a disponibilidade de recursos varia e o que é importante também varia. E, quanto menos se tem, mais importante é escolher com consciência.

Gastar pouco, por exemplo, não é escolha para muita gente, que simplesmente não tem dinheiro nem para viver com dignidade. Para essas pessoas, viver com menos é necessidade, e não escolha. 

Eu sempre fui classe média. Então eu ganho um salário bom, mas não tenho casa própria, terras, herança ou algo assim. Apesar de ter como arcar bem com minhas necessidades básicas, eu preciso escolher bem com o que eu gasto o que vai além delas (mais sobre meus gastos aqui e aqui).

O restante do dinheiro que sobra, eu tenho usado da seguinte maneira:

1. Já pude largar um emprego ruim e procurar outro com calma. Liberdade é uma coisa linda. Se a gente não tem economias (e custo de vida baixo), vira escravo do trabalho. A Lud também se aproveitou dessa liberdade. E tivemos um guest post lindo da Thais sobre o mesmo assunto.

2. Podendo realizar sonhos mais ambiciosos. Comprei um carro, viajei várias vezes, montei apartamento. A Lud conseguiu viajar pelo mundo por dois anos com o dinheiro que ela e o marido juntaram. Eu ainda tenho uns sonhos para realizar.

3. Não tendo dívidas e nem todas as limitações, stress e preocupações que vem com elas. 

4. Lidando com emergências e gastos inesperados com tranquilidade.

5. Gastando com o que realmente é importante, não por compensação, por impulso, por compulsão ou por influência dos outros.

6. Investindo para aproveitar os juros compostos trabalhando a favor e não contra. Ao invés de pagar juros extorsivos de cartão de crédito, eu ganho com meus investimentos.


Quanto ao tempo, eu ainda luto para conseguir chegar a um equilíbrio. E isso não é só um problema meu (mais um post). Queria ter mais tempo livre para poder:

1. Gastar com coisas que eu gosto. O meu pouco tempo livre eu gasto para praticar esportes e ler, que são duas coisas que eu amo.

2. Dormir mais e melhor, tendo mais disposição, saúde e energia.

3. Ter menos stress por fazer tudo correndo. Fazer as coisas com calma é maravilhoso. 

4. Uma consequência indireta de economizar tempo é começar a entender melhor suas próprias prioridades.

Se eu conseguir mais tempo livre, e tenho buscado isso, quero ainda: cozinhar, aprender a costurar, estudar francês, aprender a tocar piano, viajar mais, encontrar com meus amigos mais, voltar a correr, fazer outra faculdade (ou mestrado), escrever mais... A lista não acaba...

O minimalismo tem sido maravilhoso para mim, no entanto acredito que nem ele e nem outra coisa qualquer seria a solução de todos os meus problemas.

PS: Comecei esse texto respondendo a um comentário no post anterior, mas ele foi ficando tão longo que eu preferi publicar um  novo post.

PPS: Fui pensando em tantas vantagens do minimalismo para escrever esse post, que guardei material para escrever outro, que publico em breve.

10 comentários:

  1. Entendi perfeitamente o seu ponto de vista. Experiência própria. Dentro das minhas medidas, sou precavida assim também. Como dizia meu querido avô "é melhor fazer assim para não passar aperto amanhã".

    Fica com Deus

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Maria!
      É verdade... E, mesmo que esse aperto não aconteça, é muito bom ter a tranquilidade de saber que estamos precavidos.
      :)

      Excluir
  2. E quando se fala em recursos materiais, ainda tem a questão ambiental. Quanto menos objetos eu comprar, menos gastos com extração de matéria prima, manufatura, transporte, etc, etc... Ou seja, menos impactos ambientais estaremos causando!
    Pra mim um dos principais motivos pra tentar o minimalismo é isso. Quando penso em comprar alguma coisa, penso em todo o impacto que ele já causou, e quanto ainda causará (quando virar lixo). Me pergunto se eu realmente preciso dele, se não tenho nada similar que ainda dê pra usar, e se não posso passar sem. Muitas compras são evitadas quando paro pra me fazer essas perguntas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Anne! Tem toda razão. Foi uma preocupação que fui desenvolvendo quando fui conhecendo mais o minimalismo e hoje em dua é uma das minhas principais também. Estamos juntas ;)

      Excluir
  3. Menina onde é que você esteve a minha vida todo????Já procurei tantas coisas na internet e nunca tinha encontrado nada parecido com seu blog. Am♥. Falei dele com meu marido e ele adorou a ideia(sou muito compulsiva quanto a compras). Vendo você falar assim com tanta leveza e simplicidade me fez ver a vida de forma diferente!
    http://ensaioseresenhasdaedjane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edjane! Seja bem-vinda :)
      Que bom que você gostou! Uma vida mais leve e simples tem me trazido muitas coisas boas. Espero que seja bom para você também. É uma estrada longa, mas a gente começa a ver os efeitos logo no começo. E vai só melhorando. Boa sorte na sua caminhada. E vem me contando. Um abraço!

      Excluir
    2. Bom dia 😊

      Minha contribuição eh sobre o investimento, ou algumas matérias sobre investimento no sistema financeiro, o tesouro direto do gov. eh uma sugestão para um minimalista!?

      Excluir
    3. Olá, Berg! O tesouro direto, assim como qualquer investimento, tem suas vantagens e desvantagens, e não estão ligadas necessariamente ao minimalismo. Depende mais do valor que você tem a investir, do tempo que você pode deixar esse dinheiro investido e do que você acha que vai acontecer com a economia nos próximos tempos. Vou planejar escrever um post mais detalhado sobre o tesouro qualquer dia desses, ok? Obrigada pelo comentário ;)

      Excluir