quarta-feira, 20 de maio de 2015

Nem só de tralhas físicas se faz um acúmulo

Semana passada, eu falei sobre meu processo de diminuir o acúmulo de livros físicos. Lembrei de um outro acontecimento que eu nem contei aqui, mas vale a pena.

A gente sempre foca em diminuir objetos físicos, e não se preocupa tanto com os digitais. Parece que o espaço digital é infinito. Mas não é.

Eu tenho um kindle, que amo e uso muito desde 2011. Ao longo desses anos eu fui comprando livros, baixando outros de domínio público, mandando artigos e principalmente um tantão de fanfictions para ele... Para organizar a coisa toda, eu usava coleções e só guardava o que eu tinha gostado muito e planejava reler. 

Mesmo assim chegou um belo dia que eu recebi um e-mail da Amazon falando que eles iam me passar a cobrar pelo uso da Amazon Cloud Drive. E eu fui ver que tinha estourado meu limite gratuito de espaço.

O que mais ocupava espaço eram uns PDFs - que o kindle lê, mas os arquivos ficam muito pesados. Mas além deles tinham centenas (sim... centenas) de livros, artigos e fanfictions. Como eu tinha acabado de comprar o kindle paperwhite, aproveitei o momento simbólico e apaguei tudo. TUDO!

Os livros que eu comprei pela Amazon continuaram lá (inclusive o que eu estava lendo no momento). O resto foi-se. A maioria das coisas, se eu quiser reler, procuro de novo na internet.

O kindle paperwhite quando tinha acabado de comprar e aconteceu o caso.

12 comentários:

  1. Olha... já pensei em ser radical assim. Eu nem uso a nuvem da amazon exatamente porque sei que o espaço gratuito deles é pouco pra tudo o que eu tenho... Sempre pego o Kindle e vou apagando alguns livros que eu não tenho a intenção de ler no curto prazo, mas a quantidade continua imensa e os livros novos não param de aparecer, né? Sei que nunca lerei uns 90% do que tenho no Kindle, mas ainda tenho medo de apagar e perder a referência. O que me dói mais é saber que perdi tanto tempo acumulando e organizando coisas que nunca vou usar e isso serve de estímulo pra resistir à tentação quando algo novo aparece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Renata! Viu que escrevi o post, não é? Então... Eu guardo os arquivos dos livros que pretendo ler no computador. Minha nova regra é agora só deixar 5 no kindle. Assim eu não deixo ele cheio, mas tenho opções. E, quando eu acabo de ler um, tiro ele de lá e coloco outro no lugar que tiro da minha pasta no computador. Mesmo assim é importante não deixar muitos no computador. Eu estou sendo mais honesta comigo mesma sobre o que vou ler e o que vou enrolar eternamente. Ajuda. Hehe...

      Excluir
    2. Não tem jeito mesmo né? Tem muitos livros que a gente adoraria ler, mas sabe que estão lá no fim da fila. Esses dias tentei tirar mais alguns do Kindle mas acabaram sendo poucos. Já pensei em fazer uma lista no papel do que quero ler, e recorrer a ela quando estiver sem nada na fila, mas de qualquer jeito a lista vai existir e vai continuar me assombrando, rs. Pelo menos consigo filtrar melhor o que vou ler através da sinopse e das resenhas, já conheço bem meu gosto e o que me agrada, porque se tem algo que me incomoda mais do que o acúmulo, é perder tempo com livro ruim, rs. Beijos!

      Excluir
    3. Nem me fala... Tem uns 3 livros que eu larguei no meio e estou com pena de apagar do kindle. São clássicos, então eu fico me sentindo meio mal de não gostar, sabe? Mas vou deletar. Você me inspirou. Hehe..

      Excluir
  2. Eu também tenho desses surtos de apagar tudo! Por isso gosto tanto de formatar HD. Acho revigorante começar do zero!

    Eu tenho um Kobo, mas só leio livros comprados, então consigo manter tudo na memória do próprio aparelho. Ajuda também que: eu li o livro, apago o arquivo. Raramente releio alguma coisa, ainda mais agora que tenho tantas coisas novas pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É revigorante mesmo. Dá uma sensação de leveza... Também estou nessa de parar de pensar em reler coisa já que tem tanta coisa nova :)

      Excluir
  3. Olha a sintonia, acabei de escrever sobre o acúmulo digital. Parece que não, mas eita tralha difícil de desapegar. A gente sempre acha que vai dar conta de ler tudo. ô ilusãozinha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Pois é... A gente acumula mesmo. E foto então? Uma luta. Hehe...

      Excluir
  4. Eu meio que fiz isso com os aplicativos no meu celular. Tinham tantos! A quantidade de ícones na tela estava me incomodando, e eu não usava a maioria deles (nem pretendia usar). Desinstalei um monte de uma vez só. Na tela principal, deixei só o essencial. Nas outras, deixei apenas o que não tem como desinstalar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é... E meu celular anterior me incomodava muito nesse sentido porque ele não me deixava apagar um tanto de aplicativos. Você teve uma boa ideia. Agora eu estou com um celular novo, e estou me controlando para não ficar instalando aplicativo à toa nele.

      Excluir
  5. A gente guarda jurando que vai ler de novo (ou que vai ler!), mas é nessas horas que a gente vê que era só acúmulo mesmo. rs
    Beijos

    ResponderExcluir