terça-feira, 12 de maio de 2015

Ler os livros que já tenho, sem comprar outros

Sou uma amante de livros. Já superei a fetichização dos livros de papel, e tenho vivido feliz sem precisar possuir e consumir tais objetos. Leio no kindle, leio livros emprestados, dou para os outros os que eu já li.

Mas foram anos de fetichização. E fui juntando minha biblioteca pessoal. Morria de orgulho dela. O curioso é que agora que ela perdeu o apelo para mim, fui perceber que vários dos livros que estão ali eu nem gostei muito, e vários outros eu nunca li. 

A vida de quem cultua livros é assim. A gente compra três livros e, enquanto lê o primeiro, ganhamos outro. Antes de terminar, já achamos uma promoção e compramos outros; ou então alguém nos empresta um livro que passa na frente da fila... E assim vamos acumulando um tanto de livros não lidos.

Como eu sou minimalista, mas não gosto de desperdícios, tive uma ideia. Estou sim desapegando da minha biblioteca pessoal, mas aos poucos. Antes estou aproveitando para ler cada um dos livros que comprei, e então escolhendo como doá-lo.

A chave é não comprar ou pegar outros emprestados, pelo menos por enquanto. Assim vou diminuindo minhas posses aos poucos, mas aproveitando ainda sua utilidade, antes de compartilhá-la com outros. É um equilíbrio que tem me agradado.

Minha prateleira de livros. Ainda tenho alguns muitos na casa da minha mãe. À medida que eu vou lendo e doando, vou trazendo mais de lá. Meu objetivo é chegar ao fim do ano com tudo meu na minha casa.

41 comentários:

  1. Já tive minha fase de livreira compulsiva. Lembro bem do primeiro fim de ano que meu salário me permitiu comprar mais livros do que era capaz de ler, e daí pra juntar uma biblioteca enorme foi um pulo. Muitos livros que não li, mais ainda que eu nem gostava muito e a estante cheia que era meu orgulho virou um incômodo imenso... comecei a trocá-los mas o golpe de misericórdia veio quando me mudei de país. Vendi ou doei a maioria, guardei alguns na casa da minha mãe (que ainda acho muitos) e hoje não tenho nenhum livro em papel. Em compensação meu Kindle está explodindo e sempre pego livros na biblioteca... tento filtrar muito bem o que leio para não perder tempo com livro chato, mas mesmo assim meu objetivo de adquirir um livro novo somente quando terminar o que já tenho está a anos-luz da realidade, rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Renata! Para mim essa percepção também veio com a mudança. Quando eu saí da casa da minha mãe, fui levando as coisas para a casa nova aos poucos, e aí fui percebendo a quantidade de livros (e como tinham vários não lidos). Sobre o acúmulo no kindle, eu tenho uma história para contar também. Vou escrever um post. Hehe...

      Excluir
    2. Escreva sim, fiquei curiosa! Às vezes tenho vontade de formatar meu Kindle e começar do zero, mas acumulei tanta coisa que realmente quero ler, não sei se fazer isso vai me aliviar ou me deixar mais angustiada ainda rs...

      Excluir
  2. Olá! Estamos juntas nessa, migas. o/ Também estou me desfazendo do que um dia foi minha paixão: meus livros. Quando decidi que não queria mais colecionar, ao invés de uma dor no coração, senti um alívio! Estou me desfazendo por todos os meios: troca, venda, doação... Espero até o final do ano ter despachado todos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntas! Hehe... Vamos que vamos! Você é de onde? Também estou querendo trocar :)

      Excluir
    2. Eu também tive essa fase CDs e DVDs! Os filmes e séries foram mais fáceis: dividi entre uma tia e um primo. Já os CDs, ainda não achei quem queira (são mais de música pop, tipo boybands, e pop/rock), então vou guardando por enquanto...

      Excluir
    3. Eu também fiquei com uns CDs. Dos 50 que eu tinha, agora eu tenho uns 10. Estou sem saber o que fazer com eles. Estão na minha gaveta de lembranças.

      Excluir
  3. Olá! Por aqui também já fiz isso. Hoje só guardo alguns livros que sei que vou reler mais tarde. Não compro mais, todos os que leio são da biblioteca ou emprestados :)

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Lulu! Eu também vou guardar uns preferidos e outros que são de consulta, mas não vai ser nem 10% do total que eu tinha (e ainda tenho). Beijo!

      Excluir
  4. Mais uma na mesma situação o/
    Eu já me desfiz de metade da minha biblioteca e juro que achei que seria mais difícil. Alguns livros eu vou manter por questões de apego mesmo e por saber que provavelmente vou reler, os demais serão doados. Livros não lidos, hoje, só no Kindle, e estou me controlando para não passar de 3 pendentes, não quero ficar acumulando por lá também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que contar minha sina do kindle, Ashen. Agora aprendi a lição. Vou escrever um post sobre isso...

      Excluir
  5. oi pessoal, só de curiosidade, mais ou menos quantos livros vocês tinham em suas coleções? estou começando a fazer o mesmo e devo ter uns 3.500 livros em casa... um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho tantos não. Nem perto. Acho que nem caberia na minha casa. Hehe... No começo, eu devia ter uns 400. Agora já devo ter uns 200, e continuo doando para escolas, para pessoas que sei que vão gostar etc. :)

      Excluir
  6. Oi, Fernanda!
    Eu também sou apaixonada por livros, mas desde que entrei em contato com o minimalismo, com o estilo de vida lixo zero e sustentável, mudei de hábitos quanto à leitura. Eu também tinha a ideia de ter uma biblioteca, mas hoje tenho uma relação mais saudável com livros. Ainda tenho muitos livros aqui em casa não lidos, mas alguns que eu leio eu logo vendo no sebo. Também pego livros emprestados de amigos, da biblioteca e compro muito em sebo. Tenho evitado comprar em livraria, pois é minha forma de contribuir para poupar o uso de recursos naturais na produção de livros (por isso prefiro comprar livros usados). Já fiz um post no meu blog sobre leitura sustentável: http://bit.ly/13tmGen. Ótimo post! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Letícia!
      Quando eu comecei a desapegar de livros, eu tive a ideia de trocar em sebos; mas me achei meio explorada. Você não passou por isso não? Eu tinha que trocar 5 livros por 1, mais ou menos. Achei preferível então doar mesmo e trocar diretamente com pessoas. Abraço!

      Excluir
  7. Ótima ideia! Eu tenho uma lista enorme pra ler... mas tambem vou anotando os que quero comprar numa lista. Bom pra manter o foco! alguns eu doo, mas alguns mais marcantes eu gosto de manter comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Bruna! Eu guardo alguns também, mas com o tempo eu acho que vou acabar doando até esses. Não sei... Veremos. Hehe... Eu também faço uma lista, mas eu tenho tantos livros já comprados para ler que não me vejo comprando tão cedo...

      Excluir
  8. Oi Fernanda,

    Eu nunca quis ter uma biblioteca, fico com pena de tantos livros parados, que podiam estar sendo lidos por outras pessoas. Eu frequentei muito bibliotecas quando criança e adolescente, passei só a comprar livros depois de começar a trabalhar. Mas acabei acumulando muitos livros (bem mais do que eu gostaria), então ano passado, eu doei mais de um terço dos livros que eu tinha. Fiquei com os que eu ainda não tinha lido e queria ler e os que tinham algum significado.

    Mesmo assim, olhando de novo dias atrás, acho que posso diminuir um pouco esses também. Estou lendo no kindle também, mas só compro o que vou ler imediatamente. Em papel, quase nada. Uso uma técnica que li em algum lugar (aqui?): eu vou começar a ler esse livro hoje? Se a resposta for não, eu anoto o nome e deixo para comprar mais tarde. Tem funcionado, já li vários que estavam aguardando há anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela! Eu lia livros da biblioteca quando era criança também, mas já adolescente eu comecei a ganhar muito livro, pois todo mundo sabia que eu gostava de ler. Depois eu comecei a comprar também e aí foi... Sobre essa técnica, é a cara da Lud. Você pode ter lido aqui sim. Hehe...

      Excluir
  9. Livros são um dos poucos bens materiais que não consigo me desfazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa que livros que não estão sendo livros são só um monte de papel juntando poeira. O livro só tem razão de ser quando está sendo lido... ;)

      Excluir
  10. Eu me desapeguei de livros faz muitos anos... Eu tinha muito livros, acho que não chegava a ser a quantidade de alguém que fetichiza livros, mas era uma quantidade razoável de quem juntou livros desde a adolescência até depois de terminar a faculdade. Na minha primeira limpa minimalista eu me desfiz de quase todos, vendi, dei, doei pra sebos... Mas ainda ficaram alguns, poucos, mas que parados lá estante me incomoda.
    Estou pra adquirir um kindle, nunca havia me interessado nele antes, mas estou numa nova limpa minimalista e dessa vez eu vou ficar com menos de 10 livros, só os que eu tenho apego sentimental mesmo e que uso para estudar. E ainda pretendo ficar com apenas uns 5 algum dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, chris! Eu sou suspeita pra falar do kindle, porque sou apaixonada. Eu também quero chegar em um número pequeno de livros um dia. Eu já doei vaaaários, mas ainda tenho muitos. Estou indo aos poucos...

      Excluir
  11. Nossa, muita coragem, não consigo desapegar dos meus livros, tenho um Kobo, mas tenho muitos de papel e sempre comprando mais. Acho que virou compulsão mesmo. Estou pelo menos tentando não comprar enquanto tem outros na fila.
    Beijocas diva.
    Divas Pin Up
    Blyza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Compulsão não é bom. Eu já tive. Tive com livros e depois com filmes e séries. Não vale a pena... Beeeijo!

      Excluir
  12. Desde 2010 estou nessa de não comprar, só ler os que já tinha... e ainda há alguns não lidos em casa! Comprei quase nada, mas ganhei alguns e, claro, veio o kindle pra minha vida em 2013 (e andei comprando ebooks).
    Eu tinha uns 100 livros não lidos em casa... agora, devo ter uns 15.
    Leio e passo adiante, exceto por uma prateleira de livros realmente queridos ou de coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero chegar nisso, Lu. Também tem anos que compro muito pouco (só ebooks - e de séries que eu já estava lendo), mas eu ainda tenho muitos não lidos para ler e passar pra frente. Eu chego lá ;)

      Excluir
  13. Pôxa... eu tenho este problema, mas é com DVDs... eu comprava muito DVD, em especial de filmes antigos, que eu adoro. Tenho muitos filmes. Se tinha uma atriz ou ator que eu gostava, tinha que comprar os filmes dele(a). Vendi uma parte no ano passado (uns 70) mas continuo com muitos ainda. É muito difícil me desfazer dos filmes antigos. O pior disso tudo é que tem vários que nunca assisti e nem sei se irei assistir algum dia, mas quando penso em me desfazer sinto dor no coração. O problema é que estou me desfazendo de várias coisas, destralhando a casa e preciso tomar alguma atitude em relação aos filmes. Me sinto mal por ter gasto tanto dinheiro com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me identifico, Fernanda. Eu também tenho DVDs/Blu-rays que preciso doar. Eu já assisti todos, e não tenho muitos. Mas tenho alguns que sei que não devo rever. Vai com calma... Eu acho que desapegar aos poucos é mais saudável e traz mais aprendizados do que simplesmente jogar fora/doar um tantão de coisa. Vá aproveitando o processo para se conhecer. E não se sinta mal. Seja generosa com quem você era no passado. Use isso para aprender a não fazer o mesmo. Agora você já sabe que não vale a pena gastar dinheiro com isso. Boa sorte para a gente ;)

      Excluir
  14. Mal pude acreditar quando li o texto, fiquei feliz de saber que você também adora livros! Eu sou uma pessoa apaixonada por eles também, até o ano passado eu possuía uma média de noventa livros, quase cem. Alguns (muitos) eu doei para a biblioteca do curso de administração que eu fazia, outros eu dei de presente para pessoas da família, no intuito de fazê-los ler mais, adquirir cultura é sempre muito bom. E os mais caros eu estou vendendo mesmo, inclusive alguns mangás. Consegui até uma venda essa semana... Os que eu mais gosto e estou quase sempre relendo, que não chegam nem a dez e os gibis da Mônica eu deixo aqui, fica como meu pequeno acervo. O minimalismo me afetou nisso assim como você, e com meu Kindle a vida fica muito mais fácil. Parabéns para nós e para quem mais estiver se desapegando dos livros, que eu sei não ser coisa nada fácil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee! Parabéns pra gente!No começo, eu achava muito difícil. Mas com o tempo eu fui criando outra relação com os livros, e agora já acho até incômodo ter tantos em casa. Doar para bibliotecas, dar para pessoas queridas e até mesmo vender são caminhos muito válidos. Além disso, eu ainda tento trocar alguns. Vamo que vamo ;)

      Excluir
  15. Não é curioso isso? Cada vez mais eu entro em blogs pra ler do desapego a roupas, livros e outros objetos tão superestimados, incluindo livros. Eu também tinha essa fetichização e aquele sonho de ter "a estante", mas eu acho que esse fácil acesso a conteúdo e informação tirou a nossa necessidade de ter livros, assim como cds e dvs. Ainda existe o glamour, mas a necessidade propriamente dita, não. E como o pessoal parece estar segurando mais o escasso o orçamento atual, fica ainda mais notório isso.

    E como o tempo também anda corrido e eu pelo menos, leio bem menos, dá até uma tristeza ver uma prateleira ou estante cheia de livros não-lidos, e pior, aquela sensação de que não serão lidos nem no futuro. Como eu não gosto de acumular poeira, só tenho comigo o que leio, o que já li eu doo ou guardo os especiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão, Jessica. Mas superar essa ideia do glamour, e a identidade que a pessoa atribui a si mesma de "amante de livros" nem sempre é fácil. Eu tive dificuldades e fui superando aos poucos, mas até mesmo pra começar esse processo é preciso querer. Eu quero e por isso estou nesse caminho de ir lendo, e doando :)

      Excluir
  16. Sempre quis ter uma biblioteca em casa, e pra falar a verdade, eu ainda quero, mas li algum post da Thais (Do blog Vida Organizada) que ela só tem livros físicos que ela lê mais de uma vez e os outros ela simplesmente pega emprestado.

    Foi então que eu parei pra pensar na minha coleção de livros, digo coleção porque tenho uma quantidade pequena, e muitos dos livros eu nunca li ou li e não quero ler de novo. Decidi vendê-los.

    Se for para ter uma biblioteca, que seja de livros que eu vou ter vontade de reler e não apenas para ficar enfeitando a casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Manuella. Eu também vou guardar uns, mas aqueles de consulta e que lerei novamente; e mesmo esses eu espero que sejam poucos. Eu não gosto muito de ficar só pegando emprestado porque, como não acho certo acumular, também prefiro não ficar tirando proveito do acúmulo dos outros. Mas eu tenho gostado bastante de trocar livros com as pessoas. Assim sinto que todo mundo sai ganhando :)

      Excluir
  17. Comecei doando os romances da época da escola. Em seguida, tomei coragem e comecei a separar livros que li e não gostei tanto assim. Mas ainda sou muito apegada. Roupas, coisas de casa e sapatos eu consigo me desfazer facilmente. Já os livros... continuam sendo preciosos para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Laila! Vai no seu tempo... Eu também estou desapegando aos poucos. Mas é importante quebrar é esse apego ao objeto físico livro. Um livro só tem valor quando está sendo lido. Livro na estante é só papel.

      Excluir
  18. Eu ainda vivo a fase do fetiche. Ainda não usei o Kindle, talvez seja essencial para a mudança. Por hora, tento ler no Ipad ou buscar livros na biblioteca da faculdade. Sinto que ainda não chegou minha hora de mudar. Parabens pela sua mudança =)

    Jonas Shinryu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Jonas! Vai no seu tempo mesmo... O kindle ajuda no sentido de que você começa a perceber que o livro só tem razão de ser quando está sendo lido. Que é a nossa cabeça interpretando as palavras que faz um livro ser o que ele é. Quando não está sendo lido, um livro é só papel e só ocupa espaço. Obrigada. E vamos que vamos ;)

      Excluir