sábado, 18 de abril de 2015

Desapegando de roupas que precisam passar

Já doei muitas e muitas roupas que eu tinha desde a época pré-minimalista. Já desapeguei de roupas desconfortáveis, pijamas, esportivas, entre várias outras. Mas agora que eu tenho a minha própria casa, e com isso passei a ter que gastar mais tempo com o lar, fui percebendo outro tipo de item do guarda-roupa que dá um trabalho danado: roupas que precisam passar.

Não só é um trabalho muito chato e que logicamente não faz o menor sentido, mas passar roupa demanda tempo. Além disso, é irritante você querer usar uma roupa e ter que passá-la. Não dá pra tirar do varal e usar. Sem contar que muitas das minhas roupas eram passadas e depois acabavam amarrotando de novo por ficar dentro do armário, mesmo quando estavam penduradas da melhor maneira possível.

Então resolvi diminuir ao máximo meu volume de roupas que precisam ser passadas. Doei um monte de blusas dessas mais soltinhas que amarrotavam sempre no armário. Doei alguns vestidos também. Só mantive duas blusas sociais, mas que são para casos extremos como reuniões. No dia-a-dia, só aquelas roupas que eu tiro da máquina e coloco para secar esticadas, e assim elas já ficam prontas para uso. 

A vida é muito curta e corrida para perder tempo passando roupa.

Blusa bonita, mas que dava um trabalho para passar e guardar...

19 comentários:

  1. Nossa, concordo imensamente! já tive época de passar até lençol, sinto que a roupa parece mais confortável quando é passada, mas o tempo gasto com isso não compensa (sem falar na energia elétrica) e de fato tudo amarrota no armário por melhor que a gente guarde. Ainda não aprendi direito a identificar tecidos que amassam na hora de comprar, mas larguei mão e visto mesmo se tiver um pouco amassada. Passar roupa só em caso extremo mesmo, nem as camisas sociais do marido tenho passado mais porque ele sempre usa com terno (se um dia ele perceber e reclamar, aí volto a passar rs). Hoje em dia nem lembro mais que o ferro de passar existe, de tão acostumada que fiquei a não usá-lo, e as roupas que amassam muito sempre são minha última opção na hora de vestir exatamente pelo trabalho em cuidar (mas já percebi que se dobrar direitinho o amassado melhora depois de uns dias rs. e além disso, de que adianta uma roupa lisinha se na primeira sentada já amassa tudo mesmo?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Renata! Passar a roupa deixa mais confortável acho que porque amacia os fios. Não acho que seja a mesma coisa, mas dar uma sacudida ajuda também. Estou buscando não usar o ferro também. E concordo que não tem muita utilidade passar uma roupa que vai amassar mesmo. Hehe... Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns! Eu já adotei essa ideia a muito tempo. Das poucas peças de passar que tenho... passo somente uma peça ou outra quando vou sair. Conheço pessoas que passam até pano de prato, paro e penso que, talvez esta pessoa não esteja na realidade. Porque uma coisa puxa a outra, além do tempo, passar roupas consome energia elétrica, que por sua vez... precisa de água para ser gerada, e aí?! Onde estão estas pessoas, na minha humilde opinião, muito longe da realidade.

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Antigamente, quando era normal ter empregadas domésticas e donas de casa em tempo integral, se passava tudo mesmo. Infelizmente ainda vejo gente que mesmo hoje em dia tenta manter essa prática. Estão realmente muito longe da realidade... Abraço!

      Excluir
  3. Também já adotei este pensamento!!!! Na hora de comprar é só tentar amassar com a mão, se ficar amassada não levo para o caixa kkkk bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, Verônica. Vou passar a fazer isso. Obrigadinha... Beijo!

      Excluir
  4. A vida é bela demais para se passar a passar roupa a ferro :))

    ResponderExcluir
  5. Eu ODEIO passar roupa! Quando compro roupa é a primeira coisa que penso: vou precisar passar? Se a resposta for sim, eu não compro. Simples assim. Tiro as roupas da máquina e já dou uma alisada com a mão e penduro no cabide para colocar no varal....secou? Direto pro guarda-roupa. Prático e fácil.

    :)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Também odeio, Marcela. Faço isso de tirar da máquina e alisar com a mão. Também dou uma sacudida pro amassado sair. Quanto às roupas que mesmo assim ainda precisam ser passadas, tchau tchau ;)

      Excluir
  6. Hahaha, eu era a louca do ferro de passar. Passava lençol, toalha, meias e roupa íntima. Daí depois de uma dor constante no braço, fui parando e hoje nem jeans passo. Já penduro tudo em cabide pra sair do varal direto pro guarda roupa. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha... Ri alto do "louca do ferro de passar". Que bom que essa fase passou :)

      Excluir
  7. Concordo plenamente! Esse tipo de roupa não existe no meu armário!

    http://helloquietude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hahahaha.... Acho que sou das poucas pessoas do mundo que não detesta passar roupa. Detesto tarefas pesadas: limpar vidros, lavar banheiros, pra essas coisas recorro a uma diarista. Mas passo roupa! Claro que não passo toalha nem calcinha, e penduro as peças no varal em cabides, bem ajeitadinhas, pra facilitar. Então o trabalho de passar é pequeno. Coisa rápida, gasto 40 min a cada 10 dias (duas pessoas em casa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Vania! Cada pessoa é diferente da outra mesmo. Hehe... Talvez tenha a ver com prática também. Eu demoro demaaaais a passar roupa, e mesmo assim o resultado final não fica grandes coisas.

      Excluir
  9. Fernanda, mas tbem não tenho nenhuma roupa como aquela sua bata cheia de preguinhas e detalhes... O máximo de complicação aqui são camisas básicas! Mas em qquer tarefa doméstica, inclusive essa, precisamos ser gentis conosco mesmas: que ninguém espere perfeição... :) Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão, Vania. Acho que esse vai ser o caminho mesmo :/

      Excluir