quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Balanço financeiro 2014 (Fernanda)

Este ano foi bem difícil fazer meu balanço financeiro porque montar apartamento e passar a dividir as contas com o namorado/marido mudaram bastante as coisas. Fica difícil comparar com os anos anteriores, já que eles foram tão diferentes.

Em relação às receitas, é mais tranquilo fazer comparações. Em 2014, eu trabalhei com carteira assinada o ano inteiro e mantive os meus investimentos. Essas foram minhas receitas. Não fiz freelas porque comprometem demais minha qualidade de vida.


Salário ainda foi minha maior receita e ainda deve ser por um bom tempo. Eu não incluí tesouro direto e nem o preço das ações porque são patrimônios. Só viram dinheiro quando/se eu vender. O comparativo com 2012 e 2013:

Comparativo. Azul 2012, Vermelho 2013, Verde 2014

Em 2013 eu fiquei alguns meses sem receber. Em 2012 eu ganhava um pouco mais do que hoje, mas está tudo bem. Os investimentos têm aumentado.

Quanto aos gastos, eu até fiz algumas comparações, mas a montagem do apartamento mudou muito as coisas, e isso aconteceu no meio do ano, em junho. Além disso, nos primeiros meses de casa nova, a rotina de compras e consumo não estava muito bem definida. Este ano que vou começar a ter uma ideia dos meus gastos mensais.

De qualquer jeito, os gráficos:

Gastos de 2014 divididos por categoria
Comparativo. Azul 2012, Vermelho 2013, Verde 2014

Os destaque foram:

Os gastos com saúde aumentaram, porque eu fiz um tratamento dental bem caro. Desde então estou fazendo bochechos de flúor e sendo mais rigorosa ainda com os cuidados com o dente.

O valor de presentes também foi tão alto por causa de umas doações que fiz e contabilizei aí.

O valor de Ajuda Mãe é referente aos meses que ainda morava com ela, e pagava algumas contas. Nem posso dizer que seja uma ajuda, mas uma obrigação.

Diminuí bastante os gastos com carro, o que me deixou bem feliz.

No mais, nada ficou muito diferente dos outros anos e tudo fez sentido no contexto da mudança de apartamento e da minha constante busca pelo minimalismo.

Eu continuo com alguns desafios para vencer, entre eles o salão e o carro, o primeiro por uma exigência social que eu não venci ainda, o segundo pela falta de um sistema de transporte público eficiente em Belo Horizonte.

Na verdade, eu só vou conseguir fazer um balanço para entender melhor as minhas finanças como um todo daqui a uns 6 meses, quando eu tiver um ano de casa nova.

12 comentários:

  1. Gostei do seu balanço, muito bom poder ver pra onde vai o dinheiro. Você faz isso no excel? Ah, me impressionei com a diversão ser 1%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Allan! Eu faço o registro dos gastos no minhaseconomias.com.br. Aí no fim do ano eu gero um extrato no Excel e é lá mesmo que eu faço os gráficos.

      Pois é... Eu gasto pouco com diversão, porque a maioria dos meu programas não custam nada ou são muito baratos. Já escrevi alguns posts sobre isso na tag: http://minimalizo.blogspot.com.br/search/label/programas, e vou escrever mais alguns :)

      Excluir
  2. Oi Fernanda,

    Dias atrás também fechei o balanço financeiro de 2014 e fiz a comparação com anos anteriores. No meu caso, os gastos com a casa, supermercado e empregada chegam a 30% do salário. E é um gasto não tem um margem muito grande de redução, já que eu, nessa fase, preciso muito da empregada. Os gastos com perfumaria (que é o que eu chamo salão, creminhos, coisas para o cabelo) são 4,75% e com roupas e sapatos 4,31%. O interessante é que faço esses levantamentos há mais de 10 anos, quando o meu salário era menos da metade do de hoje, e algumas categorias mantém o percentual, como a de roupas. Já o gasto com perfumaria subiu muito e vai ser reduzido em 2015, Eu tenho uma meta de poupança de 30% e tenho conseguido atingir nos últimos anos, o que me deixa bem satisfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daniela! Eu esqueci de explicar que os gastos com a casa não entraram neste gráfico. Os gastos da casa são separados, mas fui conferir aqui e, por enquanto, eles custam cerca de 20% do meu salário. Mas eu só consegui isso porque escolhemos (eu e o namorado) pagar aluguel barato e nossa casa é muito fácil de manter. Em 4 horas eu faço uma faxina geral pesada aqui. Roupa e perfumaria é algo que fica no limite entre a gente gostar e sentir a exigência social, não? Muito legal você ter conseguido atingir sua meta. Agora... Já pensou em outra aplicação? Poupança rende pouco. O CDB é tao seguro quanto e tem rendido mais.

      Excluir
    2. Oi Fernanda,

      Quando eu escrevi poupança, é um termo genérico, só significa que eu investi 30% do salário líquido. Eu tenho cdb, só que eu acho um saco que no bb para conseguir um cdb melhor com taxa melhor eu tenho que pedir para o gerente, se eu fizer direto no site, ele dá só 0,81 do di.

      O meu gasto com a casa não inclui aluguel ou financiamento, que o apto já está quitado. Quando eu pagava o financiamento, dava em torno de 30% só neste item. E a minha meta de poupança era bem menor, a prioridade era amortizar o financiamento.

      A minha casa é fácil de limpar também, mas eu tenho uma filha pequena, e se não tivesse empregada, todo o tempo que eu fico em casa eu estaria em função de roupa e comida, e iria sobrar muito pouco tempo para passar com ela. Assim, a gente come melhor e tem umas horinhas juntas à noite.

      bj, Daniela

      Excluir
    3. Ei, Daniela!
      É verdade... Eu precisei falar com o gerente pra conseguir taxas melhores, e precisei também investir uma quantia considerável para isso. Mas tem valido a pena.
      Realmente filhos mudam tudo, mas que bom que você está conseguindo lidar com isso :)
      Beijo!

      Excluir
  3. Nossa, achei seu gasto com supermercado MUITO pequeno, aí fui ver o meu e é basicamente a mesma coisa! :P Eu sempre acho que mercado pesa tanto no mês, e pelo visto não é tanto assim, hehehe.
    (Minha planilha é bem discriminada, várias categorias, mas os gráficos são consolidados por super-categorias. "Mercado" está dentro de "Utilities", que consome 16%.)
    Aqui, a categoria que mais pesa é a taxa condominial.
    Sobre salão, fiquei curiosa sobre a tal da exigência social. Aqui, faço depilação com satinelle, faço unhas em casa e passei a cortar o cabelo no barbeiro (sério!). Meu gasto com salão é de 100 reais por ano. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lu... Eu também achava que gastava mais com supermercado.
      Eu não uso planilha. Faço o controle no minhaseconomias.com.br. Lá também uso categorias e sub-categorias - carro, por exemplo, é dividido em seguro, manutenção, limpeza, combustível, impostos e estacionamento. Faço o gráfico pelas categorias pra não ficar aquele tanto de pedacinhos. Fica mais lógico analisar assim.

      Sobre salão, eu faço unhas semanalmente. Eu fiquei um ano fazendo em casa mas o tempo que eu demoro não compensa. Cortar cabelo não faz muita diferença. Faço uma vez por ano. E satinelle foi o horror da minha vida. Encravou tanto meus pelos que eu tive que ir no dermatologista tirar alguns que inflamaram. Nunca mais! Horror!
      Eu não tenho vontade de fazer isso em casa. O que eu queria mesmo é superar a exigência social e minha também de ter unhas feitas e corpo depilado. Fazer em casa só me tomaria mais precioso tempo que eu não tenho tido. Minha busca pelo minimalismo não é só gastar pouco, mas até mais do que isso ter mais tempo. É muito difícil conseguir os dois, mas é por isso que estou aí na luta. Hehe...

      Excluir
    2. No meu caso, fazer com cera é que encravava. :P
      Na verdade, faz tempo que não faço unhas toda semana, só faço quando dá na telha mesmo. Tenho esse negócio com maquiagem e unha, só faço quando dá na telha, é coisa de fase. Tive épocas de esmaltar duas vezes por semana e fiquei tão craque que em 15 minutos estavam prontas (o fato de não tirar cutículas, só hidratar e afastar, ajudava demais).
      Cortar cabelo era o que mais pesava por aqui porque é curtinho,exigindo manutenção a cada 3 meses. Quando a cabeleireira aumentou de 60 pra 90 reais de uma vez só e eu me mudei para um bairro distante, desisti dela.

      Excluir
    3. Ei, Lu! Cada um é cada um mesmo. Hehe... E tem que fazer o que é melhor para si. Invejo sua habilidade de fazer unha. Eu já tentei por longos períodos e realmente não tenho a manha. Beijo!

      Excluir
  4. Tu poderias falar um pouco mais sobre investimentos? Seria muito interessante!

    (meu nome é Adriana, não estou conseguindo logar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Adriana! Eu já falei algumas vezes (http://minimalizo.blogspot.com.br/search/label/investimentos), mas realmente tem tempo que não toco no assunto. Boa ideia. Obrigada ;)

      Excluir