quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A questão de tirar fotos

Dia desses eu fui a uma exposição de arte e, na entrada, tinha uma placa avisando que não podia tirar foto lá dentro. Eu percebi que aquilo me deixou aliviada, porque me senti livre daquela obrigação de parar no meio do programa, da observação da exposição, para pegar o celular, procurar uma posição boa e tirar uma foto. 

É chato isso porque realmente é legal ter uma foto depois para lembrar do momento, mas ficar parando o tempo todo acaba impedindo que o tal momento registrado, com tudo que ele envolve, aconteça em toda sua potencialidade.

Saí da exposição e fui com os meus amigos fazer um pique-nique na praça do papa. Ainda na onda da percepção de que tirar foto às vezes atrapalha o momento, não tirei nenhuma, apesar de ter pensado nisso algumas vezes, e me arrependi.

Estou achando que, como quase tudo na vida, o ideal é achar o caminho do meio. Registrar sim, mas não a ponto de transformar cada momento em apenas um cenário montado para fotografias, pior ainda se o objetivo for "mostrar para os outros". Ainda estou procurando esse equilíbrio...

16 comentários:

  1. Pois sabe que esse post veio bem a calhar...sábado passado estive numa exposição na Pinacoteca....levei horas para entrar mas já sabia que seria assim...mas me entristeceu ver a exposição lotada e cerca de 80% das pessoas apenas interessada em tirar fotos e selfies com as esculturas. Muitos sequer paravam para apreciar...e era até difícil apreciar as obras com dezenas de mãos na frente e seus celulares fotografando (mais com o propósito de exibir do que apreciar). Aí fiz o que julguei coerente....esperava as obras esvaziarem um pouquinho...admirava cada detalhe...e as fotos que tirei...e que foram poucas, ficaram na minha máquina e servem apenas como recordação e para mostrar ao meu pai que queria saber como tinha sido. Não postei, não compartilhei, apenas realmente vivi e curti o momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...e não...não fiz selfie, pq acho que nem era o propósito...as esculturas estavam lá para serem admiradas e não para fazer parte de um ego exibicionista!

      Excluir
    2. Pois é! Eu lembro de ter ficado impressionada com o pessoal tirando fotos em um museu em Viena (esse comportamento não é exclusividade de brasileiros). Tinha um japonês com uma câmera profissional aproximando tanto do quadro com a lente da câmera que a funcionária do museu teve que pedir pra ele se afastar. Eu até que tiro umas selfies vez ou outra, e acho legal. Eu tenho problema é com o exagero...

      Excluir
    3. Eu estivesse nessa exposição também, foi triste... O que mais me recordo são as dezenas de braços com celulares na minha frente e não as esculturas. Tanto tempo esperando na fila e depois nem deu pra apreciar do jeito que eu estava imaginando. Achei bizarro todo mundo de costas para as obras, perde todo o sentido de uma exposição de arte...

      Excluir
  2. Ótima reflexão, Fernanda. Li um livro chamado "Ser simples", e que falava que o motivo pelo qual os concertos não permitiam que gravassemos ou fotografassemos é para manter acesa na gente a chama do MOMENTO. Para que aprendamos a apreciar aquele momento como sendo único!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho uma boa ideia mesmo. Tirar foto de show é algo que nunca vale a pena. A qualidade fica ruim, você deixa de aproveitar o momento e além de tudo sempre tem algum profissional tirando fotos lá, e você pode acessar essas fotos depois pela internet. Até que tirar umas fotos antes e depois é legal, mas na hora que tá rolando, acho que atrapalha mais do que ajuda...
      Beijo :)

      Excluir
  3. A maioria das minhas amigas é bem viciada em fotografas, então às vezes eu me sinto um pouco alien. Eu gosto de fotografar enquanto arte, e eu também gosto muito de ver as fotos de um momento bom depois, mas não tenho o costume de tirar fotos compulsivamente (geralmente eu deixo os outros tirarem e me passarem rs). Eu gosto de viver o momento e guardar na memória. Mas, realmente, as coisas não são excludentes -- a gente só tem que achar o meio termo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente, Paloma. Boa sorte pra gente nessa busca pelo meio termo :)
      Beijo!

      Excluir
    2. Bruna, poderia informar qual o/a autor(a) ? Vale a pena a leitura ? Obrigado.

      Excluir
  4. É, acho que se ficarmos também nos policiando o tempo todo para não tirar fotos acaba virando a mesma mania obsessiva de quando tirávamos fotos o tempo inteiro, como você falou, é achar um equilíbrio entre o tirar e não tirar foto. Eu tenho fotos no celular que guardo só pra mim, de paisagens, comidas, pessoas e adoro relembrar os momentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Cássia. Não acredito que seja positivo ficar em um extremo nem no outro :)

      Excluir
  5. Eu até gosto fotografar, mas odeio aparecer em fotos, então imagina o malabarismo que é preciso fazer hoje em dia pra não aparecer em algumas? Em todo lugar que você vai tem alguém fotografando. Acho péssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente deve ser difícil fugir das câmeras. Hehe... Boa sorte ;)

      Excluir
  6. Acabei de voltar da praia com a família, tirei pouquíssimas fotos e não publiquei nada nas redes sociais, Foram dias maravilhosos.
    Os que ficaram devem ter estranhado o sumiço, mas foi proposital sabe...meio "detox" hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Sei.. É bom mesmo dar uma afastada para que as férias realmente sejam uma pausa, esse "detox". Gostei da ideia, Ednice...

      Excluir