quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Esse negócio de viver o momento...

... é a coisa mais difícil do mundo, pelo menos pra mim! Eu gosto de refletir sobre o ontem e planejar o amanhã, então já viu.

Quase todos os livros sobre felicidade que tenho lido - alguns bons, alguns bem ruins - pregam que a gente tem de se concentrar no agora. Que só dá pra ser feliz neste segundo. Que não adianta ficar preso ao passado, nem de olho no futuro.

Como assim não fazer planos para o depois? A minha vida mansa de sabático vai acabar - ano que vem! - e não é possível que eu não saiba exatamente o que vou fazer então! Como vou viver? No que vou trabalhar? Onde vou morar? Quero respostas, já!

Coisa de gente doida (ou pelo menos gente preocupada), eu sei.

A meditação ajuda a ficar mais presente, é verdade. Mas tenho estado muito ocupada com o futuro para meditar, oras!

Ser humano é um trem (observem o mineirês) esquisito: ele sabe exatamente a solução para seus problemas... mas não quer aplicar.

Afe.

6 comentários:

  1. Lud,

    Estou tentando combater a mania de sempre querer racionalizar tudo, principalmente sentimentos. Ficar pensando demais e/ou se apegando ao passado não deixa a gente viver direito o agora mesmo =)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Também acho super difícil viver o momento presente sem pensar no futuro ou remoer o passado (quero aprender já). Estou lendo O Poder do Agora, acho fantástico quem consegue, mas em determinadas situações acho praticamente impossível não me envolver com determinadas situações do passado ou preocupações do futuro. Quem sabe um dia? :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camile, também li O Poder do Agora, mas acho que a compreensão do livro foi atrapalhada pelas minhas reviradas de olho =).
      Beijos

      Excluir
  3. Concordo, é difícil mesmo! Mas acho que viver o momento não significa nunca mais pensar no passado nem no futuro, e sim pensar neles estando presente. É construir o futuro sendo feliz no presente, aproveitando o processo, entende? Não só pensar no futuro achando que vai ser feliz quando "chegar lá". Você tem que ser feliz e aproveitar agora, inclusive o que está fazendo para construir o futuro.

    É o que entendo quando leio sobre isso, e como aplico na minha vida :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephanie, você tem toda razão! O problema é que eu fico me esquecendo disso, rs.
      Beijos

      Excluir