segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Um batom só, mas é o preferido

Seguindo o mote da Fê, atualmente eu só tenho um batom. E acho ótimo!

Eu já tive montes de batons, de cores e acabamentos diferentes. É o tipo da coisa que é fácil de comprar: sempre tem muitas opções disponíveis, e o preço, se considerarmos cosméticos em geral, não é alto. Toda vez que surge um lançamento, é fácil a gente pensar: "ah, esse eu não tenho!", e adquirir mais um tom ou mais um tipo.

Tem gente que varia sempre, e aí faz sentido ter várias opções. Mas eu, desde que comecei a usar maquiagem, tinha um batom preferido, e usava aquele quase o tempo todo. Quando comprava um novo, ele ganhava procedência durante uns dias - e dali a pouco eu voltava para o mais querido. Resultado: um monte de batons perdendo a validade (eu encaro data de validade como sugestão, exceto em relação a antibióticos e maionese, mas quando o produto muda de cor ou de cheiro, aí não dá pra encarar).

Viajando, tive que reduzir tudo, e nessa área foi fácil: levo o que gosto mais, e pronto. Na verdade, eu tinha dois, cada um de uma marca, mas o tom era quase o mesmo - cor de boca, um pouco mais intenso. O primeiro acabou no fim do ano passado e parti para o outro.

Aí o segundo ameaçou acabar. Achando que um novo ia custar muito caro (quase 20 euros!), decidi arrumar uns substitutos baratinhos. Fui a uma farmácia alemã, testei um monte de batons na pele da mão e escolhi os que tinham a cor mais parecida com o meu. Como cada um custou uns dois euros, e saí de lá toda satisfeita.

Só que, na boca, a cor era bem diferente. Cobertura e fixação, então, nem se fala. Fiquei frustradíssima. Porque eu podia ter gasto aqueles quatro euros... comprando o batom que eu gostava.

Distribuí os batons enganosos e, da vez seguinte que passei por um duty free, comprei o bendito batom. Custou 16 euros. Valeu a pena? Valeu. A qualidade corresponde ao preço. Ele dura muito na boca e também rende muito. Sabe aquele que estava ameaçando acabar? Pois é, não acabou até hoje. E eu uso sempre, praticamente todo dia.


O batom novo e o que está ameaçando acabar. Há meses. 
É o lema dos minimalistas, né? Poucas coisas, mas de boa qualidade. O meu problema é que às vezes o pão-durismo entra no meio: quero poucas coisa, de boa qualidade, e baratas. Tem muita coisa boa que custa pouco, mas tem o que custa caro mesmo. Aí tenho que refletir: está dentro do orçamento? Uso mesmo? Quero mesmo? (Nem vou escrever "Preciso mesmo?", porque tecnicamente ninguém precisa de batom. Mas nem só de pão vive o ser humano.)

19 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Marilia. Qual o seu email? Gostaria de pedir uma ajuda sobre blog. Obrigada. Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marília! Escreva pra ludmilasiqueira arroba gmail ponto com.

    ResponderExcluir
  3. Pensa que esse mesmo batom aqui no Brasil custa quase 100 reais. :(

    E sim, sempre antes qualidade que quantidade. Eu me dei bem com um do Boticário que comprei em promoção (também cor de boca, mas mais puxado pro rosa) e recomprei assim que o primeiro deu sinais de "estou indo embora". (Se bem que eu perdi metade dele logo quando o comprei e deixei cair. ¬¬')

    Eu tinha um rosa lindo da Bourjois, mas não consegui usar [bem] depois do vencimento. Ele continuava a mesma coisa, mas eu ficava tão cismada que usava e me sentia estranha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você não achei que eu olhei o preço no Brasil pra me alegrar com a minha economia, Andreia? =D No site da Sephora tá 66 reais. Acabou que eu paguei uns 10 reais a menos (tem a conversão, o IOF...).

      O meu batom preferido da vida era o Twig da Avon. Aí eles pararam de fabricar =(. Me lembro de ter usado batons da Boticário muito bons da Boticário também.

      Excluir
    2. MAC está baixando os preços, justamente para competir com algumas marcas daqui que estão melhorando na qualidade e aumentando seu preço, por consequência.

      Eu tenho uma base que tem 120mL e dividindo o preço, comprada aqui, pelo conteúdo ficou infinitamente mais em conta que qualquer marca brazuca marromeno.

      Lilly

      Excluir
  4. Oi Lud acompanho vc por muito tempo pq gosto muito,mas nunca comentei. Hoje não resisti pela imensa curiosidade sobre o nome da cor do batom. Vc pode dizer?
    Grata,
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Maria! É o Twig da MAC. A Avon tinha um batom muito parecido com o mesmo nome, que eu adorava. De vez em quando em checo pra ver se eles voltaram a fabricar, mas até agora nada.

      Excluir
    2. Muito obrigada!
      Beijos,
      Maria

      Excluir
  5. Lud, quando adolescente, eu amava um batom da AVON que nunca mais apareceu. Era cor de boa mais arroxeado, um tom frio que combinava com minha pele pálida.

    Gosto muito deste esquema one-look-to-go. Me lembra isso: http://into-mind.com/2013/04/11/a-minimalist-beauty-experiment/

    Acho que ficar comprando mais e mais cores para experimentar só te deixa mais compulsiva pra comprar. Você já reparou nos milhares de tons de uma mesma cor de esmalte/batom/sombra/etc? E as vendedoras/blogueiras/entendidas j-u-r-a-m que são diferentes e você p-r-e-c-i-s-a ter.
    Eu já caí nessa. No lançamento da quem disse berenice? comprei um batom lindo e cheguei em casa e me deparei com um dupe dele, do Boticário. Dois batons, iguais, da mesma empresa. Humpf!

    Batons da MAC eu ainda não encarei, primeiro estavam mais caros à época, p.e., Maybelline tem batons de longa duração por 1/4 do preço; e tem outras marcas que estão se sobressaindo, como as mencionadas acima, com batons por 1/3 do preço. Tem que pesquisar e escolher.


    Lilly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo link, Lilly! É um site interessante.

      Então, acho que, depois de um tempo, a gente descobre as cores que nos agradam e usa essas quase sempre. Muitas vezes, o único "valor" da novidade é ser novidade mesmo, tipo esmalte verde ou batom branco. Depois que tiramos da cabeça que "precisamos" acompanhar as tendências, fica tudo tão mais fácil...

      Tem que pesquisar antes de comprar mesmo. Eu procurei uns dupes do Twig na internet, mas só achei marcas americanas. Bom saber que as marcas brasileiras estão oferecendo ótimas opções!

      Excluir
    2. Essa coisa de experimentar leva à loucura! Não sei se acontece com vocês também, mas mesmo eu usando um produto bom, não consigo recomprar sabendo que tem vários MILHÕES de outros que eu não conheço! Eu queria conseguir gostar de algo e ficar com ele, ainda mais que, em algumas vezes, o substituto não é lá tão bom...

      Excluir
    3. Verdade Andrea.

      Eu já tive vários blos sobre minimalismo.
      Já fui ALOKA dos esmaltes, e hoje devo ter 7 vezes menos.
      E continuo desapegando, assim com demais maquiagens, roupas, objetos, etc.
      Só livros não rs


      Lilly

      Excluir
  6. Oi Lud. Eu tenho vários batons e acabo usando um ou dois também. Era super fa do twig da Avon (foi o unico batom que usei realmente até o final) e nao sabia que a MAC tinha um igual. Vou ter que comprar e me desfazer de alguns outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anon. Bom saber que eu não sou a única viúva do Twig da Avon, rs.

      Excluir
  7. Estou sempre aqui lendo mas nunca comento. Obrigada pelo excelente blog e as dicas de vida minimalista...tenho me esforçado pra chegar lá!
    Eu tinha 3 batons...ganhei todos...resolvi coloca-los em uso e gastar...1 ja foi...sobraram 2 e já pude descobrir o que fica bem em mim. Quando acabar pretendo repor apenas com meu favorito. Pra que ter um monte? Qto mais, mais dificil de escolher na hora de usar!

    ResponderExcluir
  8. Poucos e bons, com certeza! A vida é muito curta pra gente usar o que gosta sómais ou menos...

    ResponderExcluir
  9. Lud, eu adoro maquiagem, e apesar de já ter destralhado outras vezes, ainda tinha algumas coisas sem ou com pouco uso. Me inspirei no seu post e comecei o desapego pelos batons :) Coloquei o link do minimalizo no post que eu fiz.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ai gente!! Eu amava o Twig da Avon!! Será que não volta? Você conhecem algum dupe que não seja o da MAC?

    ResponderExcluir