terça-feira, 14 de outubro de 2014

Sonhos de longo prazo: não espere demais

Acho legal ter sonhos de curto e de longo prazo. Os primeiros a gente se esforça para conseguir de uma vez; os outros deixamos no horizonte, como uma recompensa para ser saboreada depois - às vezes, muito depois.

Os sonhos de longo prazo são ótimos pra nos animar quando estamos no meio de uma tarefa chata ou de uma semana especialmente estressante. É bacana ter umas imagens sedutoras para um futuro distante. No entanto...

Não é uma boa esperar demais. Podem acontecer duas coisas, nenhuma delas boa:
1) perder a vontade. O tempo passa, a gente muda, as prioridades viram outras e, quando nos damos conta, não temos mais interesse.
2) perder a condição (física, financeira ou psicológica).  Os velhinhos que encontramos viajando, por exemplo, têm muito mais dificuldades de locomoção. E tem coisas que eles não dão conta mesmo.

O único problema de realizar o sonho de longo prazo é que aí você tem de arrumar outro.
 

2 comentários:

  1. Concordo.
    Não é o caso de ter aquele pensamento de "posso tudo".
    Mas esperar para viajar p. ex. para quando estiver aposentado e tiver tempo é bobagem.
    Qual o motivo de esperar:

    ResponderExcluir
  2. Às vezes eu acho que a gente também bota na categoria "sonhos de longo prazo" coisas que gostaríamos de querer fazer, mas na realidade não queremos. Tipo viajar: tem gente que não gosta mesmo (e tudo bem!), mas acha que não pega bem admitir, então fala que vai fazer um dia lá, depois...
    Beijos

    ResponderExcluir