terça-feira, 28 de outubro de 2014

Eu só tenho quatro brincos

Há alguns anos, eu descobri que tinha alergia a níquel, um metal usado para dar liga tanto em bijuterias quanto joias.

Nunca fui de usar muitos anéis e colares, mas sempre gostei de brincos. Então fui lá e comprei dois pares anti-alergênico e passei a usar somente eles. Mas eu ainda guardava os antigos. Não sei por que, já que eu não poderia mais usá-los sem ficar cheia de pintinhas vermelhas e coçando, e eu não ia querer isso. 

Quando comecei com minhas sessões de desapego, a gaveta de bijuterias teve a sua vez. Naquela época, doei todos os que estavam em bom estado, e joguei fora todos os faltando pedaço ou que tinham perdido o par. Fiquei só com os dois pares.

Com o tempo, senti falta de um prateado e comprei. Depois acabei comprando um quarto, mas vou confessar que foi meio desnecessário. A verdade é que os três primeiros me atendiam perfeitamente.

E assim tem sido até hoje, quase dois anos depois. Fico lembrando da época em que eu tinha mais de 20 pares e me perguntando: para quê isso?

10 comentários:

  1. Que tal doar o q não tá usando?
    ;)

    Só uma sugestão, para não começar a acumular de novo, mas pode ser bom, para variar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia, Luciana. Apesar de que eu estou usando sim. O bom de ter poucos é que a gente usa todos muito. Hehe... O que eu tenho certeza é que eu não vou comprar mais um.

      Excluir
  2. Eu tenho apenas um par! Eu usava alargador de 10mm, então nunca me importei tanto com brincos, né. Depois que eu o tirei e ele fechou quase que completamente, resolvi comprar brincos bem discretos de ouro, sabe? Eu tenho usado pra dar aquele "toque especial", para disfarçar a diferença entre os dois furos (usava o alargador em apenas uma orelha) e para não fechar o furo da outra orelha! Dura a vida inteira e mais um pouco! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei quais sim. Eu também não posso usar brinco de ouro, porque eles também têm níquel. Eu só posso usar brincos específicos para quem tem alergia. Aqui em BH só tem uma loja. O bom é que não foram tão caros quanto os de ouro. Primeiro eu comprei os dois com "pérolas": um menor pro dia-a-dia e outro mais elaborado para festas. Mas eu senti falta de um de prata, para combinar com algumas roupas. O quarto que foi meio luxo mesmo. Hehe...

      Excluir
  3. Eu nunca tive tantos brincos assim, mas antigamente tinha bastante. Daí também tive alergia e como rycah que sou (sqn), consegui comprar um de ouro (de bebê, bem pequeno) e fiquei com ele até que perdi a tachinha (e não tive dinheiro$ pra mandar fazer outra). Ganhei outros 2 banhados a ouro (também infantis) que não me deram alergia e estou com eles até hoje. E fora 4 colares, é só o que tenho de bijuteria. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não posso usar de ouro também não porque a maioria deles têm níquel para dar liga no metal, então eu só posso usar bijuterias feitas com outros metais. A sorte é que minha dermatologista me recomendou uma loja que faz. As coisas de lá não são baratas, mas não chegam perto do preço dos de ouro. Então fiquei feliz. Eu tenho uma pulseira e um colar de lá também. A gente não precisa de muito, não é? ;)

      Excluir
  4. Verdade, não precisamos de muito. Eu tenho uma meia dúzia, mas uso mesmo apenas dois. Esses que uso são pequenininhos, desses que a gente não precisa tirar pra nada, nem pra dormir, nem pra tomar banho...um de ouro branco, o outro de ouro amarelo. Mas não pretendo me desfazer dos outros que tenho (uns 4 ou 5 pares), são bijoux maiorzinhas, pra festa, pra um dia que quero estar diferente. Com certeza não compro mais, mas não pretendo me desfazer. Brincos não duram pra sempre, a gente acaba perdendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Vania! É um número bom também, e mudar de vez em quando é legal mesmo :)

      Excluir
  5. Tenho vários brincos, muitos que ganhei no aniversário de 15. Para melhorar, minha família é louca por jóias pq meu bisavó era ourives. A loja ainda existe, então todo aniversário é só jóia. E eu odeio. Tenho a orelha furada desde bebê. Desde pequena nunca gostei de nenhum acessório, minha mãe tentava me colocar lacinho na cabeça, pulseira, colar... eu tirava tudo. Minha vó fez um pingente de coração com meu nome escrito, esse eu amo pela lembrança. Mas não tenho paciencia, mesmo de usar nada. Gosto de me sentir livre, o pulso livre, o pescoço livre, a mão livre, a orelha livre. nesse momento estou usando uma correntinha também pela pessoa que me deu. Mas tem umas outras jóias que eu nunca uso. As vezes eu queria me desfazer delas, mas minha mãe não ia gostar nada disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Cora! Desculpa a demora pra responder (e tomara que você leia este comentário). Pelo que você falou, as joias têm um significado a mais para a sua família, mas isso não quer dizer que precisa ter para você, não é? Cada um precisa respeitar os valores dos outros, e parece que vocês conseguem isso, certo? Para isso, é preciso muito diálogo e respeito. Você pode tentar conversar sobre o assunto com a sua mãe... Ir introduzindo o assunto aos poucos e ir vendo a reação. Quem sabe... Só uma ideia ;)

      Excluir