segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cortar o próprio cabelo - eu experimentei!

Da última vez que estive no Brasil, fui ao salão e pedi um corte que durasse, isto é, que mantivesse a forma enquanto crescia. Mas passaram onze meses desde então, e meu cabelo estava grandão, quase inteiro, e começando a dificultar a vida (prendia no cachecol, na mochila, uma chatice).


Pensei em procurar um cabeleireiro aqui em Madri, mas fiquei com medo da dificuldade de comunicação e de sair do salão com mullets. Então, busquei uns vídeos na internet para cortar o próprio cabelo, e mandei ver.

Primeiro cortei a franja, que estava gigante (quase no ombro). Cortei na altura do queixo, e achei que ficou bom. Jogada de lado, então, ficou joia.


Aí me animei: descobri a técnica do "faça um rabo de cavalo na testa" (é o número 3) e passei a tesoura.

Consegui eliminar uns 3 dedos de comprimento e ganhei várias camadas. Foi mais difícil do que eu esperava, porque a tesoura que eu possuo é terrível. No fim do corte, descobri uma tesoura melhor na gaveta do banheiro aqui da casa. Aí já era meio tarde, mas ela serviu para eu cortar fora mais uns 3 dedos (dividi o cabelo no meio, puxei cada metade para frente, prendi o cabelo com os dedos e cortei).


O cabelo ficou meio rebelde, como sempre acontece toda vez que ele é cortado em camadas. Em uns dias ele deve assentar. No geral, fiquei satisfeita.

Mas não sei se recomendo, viu? Meu cabelo é liso e fino, não é muito, e o corte em camadas ajuda a disfarçar pontas e imperfeições (e tem várias). Funcionou, mas não garanto que vá dar certo para todo mundo.

Por outro lado, sempre dá para correr no cabeleireiro depois, né? Que vai te xingar, mas não se abale: bote a culpa em mim e pronto. Deixo só duas dicas: use uma tesoura boa, específica para cortar cabelo, e corte sempre menos do que você acha que deveria (dá pra tirar mais depois, mas não dá pra botar de volta...).

8 comentários:

  1. Oi Lud, sigo seu blog há tempos e me identifiquei muito com seu post, visto que há cerca de 1 ano corto meu próprio cabelo a cada 3 meses. Comecei porque nunca gostei de salão, achava um saco ter que dirigir até lá, procurar vaga, estacionar, esperar, ficar ouvindo papo fútil...então pesquisei, vi vários vídeos e botei mãos à obra! Uso a técnica do rabo de cavalo na testa também e meu cabelo é como o seu, liso e fino, nos primeiros dias também fica meio rebelde..hehehe. Mas no geral gosto muito! Ao contrário do que a maioria pensa quando eu digo que corto sozinha, sou apaixonada pelo meu cabelo e cuido muito bem dele, hidrato, uso bons produtos...tudo em casa! Economia de tempo e dinheiro..adoro! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Patricia! E que bom saber que dá pra usar a técnica a longo prazo...
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a dica. Acho que não tenho tanta coragem a ponto de cortar eu mesma, mas me desapeguei pra caramba na última vez que cortei. Como sou pequena, acho que os cortes médios valorizam mais e me deixam com um ar mais jovial! E olha que eu sempre fui a louca do cabelão! Que bom que a gente amadurece e muda! Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, e cabelo menor é mais fácil de lavar, secar e arrumar, né?
      Beijos

      Excluir
  3. Lud, bem vinda ao grupo!
    A uns 7 anos fui morar em BH. Estudante, pouca grana, cidade mais cara. Comecei a prestar atenção quando a cabeleireira cortava meu cabelo e por total economia (+ um pouco tbm por eu não ter muita paciência pra salão) Comecei a cortar. Uso bastante essa técnica, mas eu prendo bem no topo da cabeça, não na frente. Chegou um tempo que eu cortava o cabelo de mais 2 meninas na república! rs!
    Mas bom, o que eu faço é tentar ir no salão "ajeitar" depois de 2 cortadas +-. Nas últimas vezes tenho contado com a ajuda do namorado tbm pra cortar mais retinho atrás e tem sido sucesso! haha
    Nunca considerei que "errei" um auto-corte. se fica ponta, não ligo. Se fica torto, nem eu vejo. Depois de uns dias ele se ajeita e td vira estilo :p
    Boa sorte na independência capilar!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica, Lud. Quero tentar em breve!
    =)

    ResponderExcluir
  5. Vivendo perigosamente. :D

    Meu cabelo é cacheado, então é mais complicado fazer sozinha, mas também eu corto 1 vez ao ano e olhe lá. Vou deixando crescer, e daí descoloro e pinto, sucessivamente, ele vai ficando muito danificado e eu vou lá e corto curtinho. Virou um círculo vicioso.

    ResponderExcluir
  6. Eu já faço isso há quase 1 ano. Muito bom mesmo. E o que se poupa, ehehe. Beijo

    ResponderExcluir