quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O incrível poder das planilhas

Minha irmã mais nova é engenheira e, quando ela tem objetivos a alcançar, faz bonitas planilhas e gráficos. O Leo anota todos os nossos gastos religiosamente e extrai relatórios utilíssimos. Ou seja, sempre vi as planilhas funcionando lindamente ao meu redor, mas nunca achei que precisasse delas. Achava que minhas decisões estavam muito bem guardadas na minha cabecinha.

Aí eu li o "Projeto Felicidade", da Gretchen Rubin, e gostei do fato de que ela, além de fazer resoluções, extraía de cada uma delas ações práticas (o que é mais importante ainda) e marcava, em uma planilha, seu sucesso ou não em cumpri-las a cada dia.

Resolvi adotar. Fiz uma lista de comportamentos que quero ter todo dia, como "meditar por 10 minutos", "tomar um bom café da manhã" e "me exercitar durante 30 minutos" e anotei em um caderninho. E funciona que é uma beleza! Por alguma razão misteriosa, o fato de elas estarem escritas e eu poder fazer um visto ou um xis na frente delas funciona poderosamente para 1) não me esquecer delas; 2) me esforçar para cumpri-las; 3) ficar feliz quando faço o visto.


Não consigo fazer tudo todo dia (a Gretchen também não conseguia), mas isso não é um problema. A ideia é tentar melhorar o placar - e talvez tão importante quanto, não se enganar. A memória da gente é seletiva e é fácil nos convencer que estivemos nos comportando exatamente do jeito que queríamos - então, por que não estamos conseguindo os esperados? Pois é, a planilha não deixa a gente se frustrar.

2 comentários:

  1. adorei a ideia de das anotações vou colocar em pratica tbm, eu normalmente faço planilha dos gastos e coisas que preciso fazer no serviço mas pessoal não tinha feito ainda. beijos

    ResponderExcluir
  2. Lud primeiramente qro que saiba que estou amando seus posts, mas gostaria de saber se vc tem algum modelo de planilha para me enviar. Obg

    ResponderExcluir