quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Bibliotecas, amigas do peito

Quando vou ficar mais tempo em um lugar - e saco alguma coisa da língua, claro - uma das coisas que eu faço com muita alegria é me associar à biblioteca mais próxima. Na França é bem fácil, e quando há uma taxa, ela é baixa. Em Lisboa também foi tranquilo, e de graça.

Vocês não imaginam - ou talvez imaginem, sim - a minha felicidade ao entrar no sacrossanto abrigo dos livros (e das revistas. E dos quadrinhos. E dos jornais). Até suspiro de contentamento. Cada biblioteca é diferente, mas todas elas têm suas estantes, suas obras separadas por temas, seu delicioso silêncio.

Na cidades francesas em que fiquei um mês, frequentei bibliotecas monumentais, mas aqui em Nancy a mais próxima (um quarteirão e meio!) é bem pequetita. Não está nem informatizada ainda. Não tem cartão de associado, mas uma bonita ficha amarela de papel. O bibliotecário que fez minha inscrição foi me apresentar o estabelecimento - e foi coisa de meia dúzia de passos e dois minutos.

Mas não tem problema. Estou ficando só duas semanas aqui, e a biblioteca Trois Maisons - que fica ao lado do colégio do mesmo nome - é mais que suficiente pra mim. Voltei pra casa carregada com os 12 documentos que posso pegar de cada vez: 8 livros e 4 revistas, para treinar o francês e a cultura francesa. (Na França, as revistas femininas são feministas, gente! Dá pra ler sorrindo em vez de rangendo os dentes.)

No Brasil, eu frequentava a biblioteca dos colégios e da universidade (no dia em que descobri a da faculdade de Letras da UFMG, fiquei em estado de graça), mas nunca as públicas. Então, nem sei dizer se são boas. É uma mancha no meu currículo, que pretendo retificar assim que eu voltar.


Meu amor por livros não diminuiu, mas não queria voltar a ter uma "bibliotequinha particular" física em casa. É tentador, mas um armário grande cheio de volumes a que basicamente só eu e o Leo tínhamos acesso não faz mais minha cabeça. Para o futuro, vejo livros digitais e bibliotecas, muitas bibliotecas.

5 comentários:

  1. Adorei o seu post ! ;)
    Livros são a minnha área de trabalho e fico sempre muito feliz com mensagens destas.
    Seja feliz também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros são SUA ÁREA DE TRABALHO?!?
      Ambicionei total. Conte mais, por favor. Em detalhes =D.
      Beijos

      Excluir
  2. Frequentei bastante a biblioteca da 313 sul no começo da idade adulta e gostava muito! Feita basicamente de doações, tinha muitos livros de ficção interessantes. O cartão era parecido com esse teu. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, essa vai ser a primeira da minha lista, então. Brigada pela dica, Lu!
      Beijos

      Excluir
  3. Moro numa cidade pequena onde tem só uma biblioteca. Ainda que de graça, não tem atualizações de livros. Tem muita coisa boa, mas se quero ler algo mais recente sei que lá não tem. A internet me socorreu. Comprei muito no site Estante Virtual, mas por conta do espaço pra guardar, desisti. Baixo gratuitamente em sites e até no Facebook o que me fez ter um acervo de mais de 7.000 livros! O desafio agora é ler tudo isso!!!

    ResponderExcluir