segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A gaveta provisória evitadora de enrolação

Então eu resolvi guardar uns folhetos e papeis bonitos para futuras colagens. Mas sei que é o tipo de coisa que é fácil deixar no fundo do armário. Quando a gente vê, passaram-se meses e eles ficaram lá só juntando poeira.

Até uns poucos dias atrás, eu me perguntava: estou na dúvida se realmente vou usar isso? Se a resposta era sim, eu concluía, minimalisticamente: então não quero. Mas, desde então, estou pensando em deixar essa regra mais flexível - se o custo/benefício for bom. Por exemplo: mapas, impressos e ingressos. Custo: zero. Benefício: horas de diversão recortando e colando.

Agora eu quero, mas com condições: três meses para usar. Se 90 dias se passarem e eu não tiver tempo, paciência ou vontade para botar mãos à obra, então posso eliminá-los sem dó. Quer dizer, doar, vender, jogar fora ou devolver ao dono original.

O que nos remete à criação da gaveta (ou da caixa, ou da estante) provisória. Para lá irão todos os objetos com "prazo de validade", isto é, aqueles cercados de dúvida, mas atraentes mesmo assim. Posso imaginar outros casos no qual a gaveta será útil: presentes que não sabemos se combinam mesmo com a gente (e não queremos dar fim imediatamente porque gostamos do presenteador); roupas que minha mãe quer me dar mas eu não sei se vou usar (e fico sem graça de recusar); coleções de quadrinhos de ficção-científica que peguei emprestado no entusiasmo do momento (e que depois da primeira revista não tive a menor vontade de continuar lendo).

A gaveta provisória vai me obrigar a agir, em vez de ficar só no plano das intenções, tipo "Ah, dia desses eu faço uma colagem" ou "Dia desses termino esses quadrinhos". Dia desses, não: é agora (ok, dentro de três meses) ou nunca.

Questões práticas: na parte de dentro da gaveta (ou caixa, ou estante), colarei uma bonita planilha com espaços para o nome do objeto e seu prazo de validade. Com certa frequência, checarei seu conteúdo e tomarei decisões: ou uso ou elimino.

Quero crer que não vou me rebaixar a falsificar datas da minha própria planilha.

Gaveta provisória: 90 dias e contando (retroativamente)

5 comentários:

  1. Lud,
    esta gaveta é um "piège", nao entre nesta...
    Guardar uma coisa para "um dia...", você conhece o perigo, nao é? A unica coisa que deveria entrar nesta categoria é... dinheiro.
    Imagine so, preparar planilha, revisar planilha, decidir que nao fez nem vai fazer, ter do, jogar tudo fora... é tralha, meu bem. Todo este tempo gasto, em vez de... ler um livro fantastico... aprender uma nova lingua... enfim, estas coisas que você sabe que gosta realmente.

    Bom, com palpite de graça a gente faz o que quer ;-) mas que parece cilada, ah, parece!
    Deve ser um negocio de nostalgia antecipada, esquece que passa :-)
    Beijos,
    Joia.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, adorei, Joia!
    Nao tinha pensando por esse angulo. Vou ficar bem atenta, porque se for furada, eu caio fora!
    Agora, devo esclarecer que "planilha" e um nome bonito que eu dei para uma folha de papel rabiscada a mao.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. :-) E se vocês passearem por Paris, que prazer sera conhecer vocês!
    Beijos,
    Joia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joia, fico feliz com o convite!
      Daqui a duas semanas vamos passar uns dias em Paris, mas é levando a mãe e a tia do Leo (= corrido). Mas no fim do ano quero voltar para ver as luzes de Natal, e aí rola, viu?
      Beijos

      Excluir
  4. Com muito prazer. Para trocarmos n° de telefone e outras informaçoes praticas : joiarara_fr@yahoo.fr
    Beijos para os dois,
    Joia.

    ResponderExcluir