quinta-feira, 3 de julho de 2014

Competição de minimalismo

Já li em alguns blogs - e já registraram em comentários aqui - que às vezes rola uma competição de minimalismo: um "eu tenho/uso/consumo menos do que você, viu?".

A sociedade em que vivemos incentiva a competitividade. Então, a pessoa desapega dos bens materiais, deixa de exibir pros amigos/vizinhos/ família que tem mais e melhores objetos que eles, e começa a falar para a comunidade do minimalismo... que tem menos. É compreensível, mas não é um comportamento a ser incentivado, até porque me parece que uma das bases do minimalismo é a cooperação e a co-propriedade: em vez de cada um de nós ter um aspirador de pó e uma furadeira elétrica, por exemplo, podemos fazer um grupo e dividi-los entre nós; em vez de ter uma coleção de livros em casa, podemos usar a biblioteca pública; em vez de ter uma pilha de DVDs, podemos ser sócios de uma locadora ou assinar um serviço de filmes, e assim por diante.  

Por outro lado, pode ser que a pessoa não esteja se exibindo, mas simplesmente empolgada. Acontece! Então, quando conhecemos alguém que tem/usa/consome menos que nós, talvez a gente não precise ficar na defensiva. Que tal deixarmos de pensar em competição e passarmos a pensar em inspiração?


11 comentários:

  1. ótimo post, eu e o namorado compramos um apto recentemente e estamos na fase de decidir o que comprar, nisso estamos analisando se realmente precisamos de 2 televisões, se uma maquina de lavar semi-industrial é realmente necessária, essas coisas que tentam nos empurrar a cada compra, comentando o processo com os amigos vi essa reação, enquanto alguns defendem que sim.. mesmo que sejamos só nós dois nós precisamos de uma máquina de 13kg outros dizem: máquina pra quê? lava a mão.. acho que temos que tomar cuidado com os estremos, mas é bom ver pontos de vista diferentes.. nem que seja para avaliar a real necessidade do item.
    obrigada pelos momentos de inspiração. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emile, é muito legal vocês pararem para pensar no que precisam antes de comprar. 2 tevês, por exemplo: dá pra comprar e deixar pra comprar a outra só vocês sentirem que faz falta, né?
      Beijos e boa sorte no processo!

      Excluir
  2. Adorei essa reflexão! O pessoal costuma mesmo disputar pra ver quem é mais minimalista e, gente, a ideia é adaptar a concepção da coisa pra nossa vida, pra nossa particularidade. Minimalismo tem por essencia a simplicidade e o foco no essencial, então, pra mim que moro numa cidade de 11.000 habitantes e pra outra pessoa que mora em SP, as realidades são diferentes e o minimalismo tomará formas diferentes.

    Como você mesmo disse, precisamos de mais cooperação e menos competição

    ResponderExcluir
  3. As vezes eu penso nisso com relação ao blog Lud, porque eu tenho a intenção de inspirar, mas sei que dependendo da cabeça de quem lê soa como exibicionismo. Mas, de novo, isso está na cabeça de quem lê, muito mais do que em quem fala, e essa é a chave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, tem gente que implica com tudo mesmo: se você compra, está exibindo; se não compra, está exibindo... aí fica difícil, né? rs.
      Beijos!

      Excluir
  4. Competição "eu tenho, vc não tem, eu tenho, vc não tem" (lembra da musiquinha?) sempre existirá. O problema é fugir disso...

    ResponderExcluir
  5. Boa Lud andei pensando sobre isso. Tenho essa impressão às vezes ao ler alguns blogs sobre minimalismo. Outra coisa que acho chato é ficar dizendo o que é minimalismo e quantos objetos a pessoa deve ter. Mas também penso que a pessoa pode está relatando o que acontece com ela. As realidades das pessoas são diferentes. E quem lê tem liberdade para interpretar como quiser, não é verdade?

    ResponderExcluir
  6. Claro, Andreia! A gente pega o que nos serve, o que não a gente descarta.
    De uns tempos pra cá as pessoas deixaram de fazer blog "diarinho" (que eu adoro, diga-se de passagem) e passaram a fazer post "deixa eu te contar como as coisas são", o que pode ser bem chato. Ih, pensando bem, acho que faço altos posts desse segundo tipo... =D Vou trabalhar nisso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. É mesmo isso. Desde que resolvi mudar de estilo de vida que tenho procurado ler mais sobre vida simples, minimalismo etc e tenho dado conta disso mesmo, parece que se trata de uma competição (eu sou mais minimalista do que tu...). Só porque cansei de tanto consumismo, desperdício e resolvi deixar de gastar tanto tempo e energia com coisas que não são essências, não vou desatar a desfazer-me de todos os nosso pertences só porque li que X passou a ter só 100 objectos em casa ou Y deixou de ter TV.
    Não defendo radicalismos, por isso acho que nunca serei minimalista no sentido que muita gente entende, mas procuro um consumo consciente e viver mais feliz, com qualidade sem superficialidades que a sociedade nos levou a desejar, não me parece que passe a viver apenas com 30 peças de roupa ou deixe de ter mesinhas de cabeceira no meu quarto (mas também não digo nunca, se passar a ser desnessário…). Cada um deve adaptar-se e não andar de reboque atrás do que lhe dizem ou do que vê. Eu procuro inspiração, dicas, motivação para continuar, mas não quer dizer que faça tudo o que os outros fazem. ( e já vai extenso o comentário, sorry!)

    Parabéns pelo blog, continuarei por aqui. ;)

    Sílvia RB

    ResponderExcluir