terça-feira, 13 de maio de 2014

Criando e mantendo hábitos

Sempre quando eu falo que pratico esportes e leio muito, alguém me pergunta: como você consegue arrumar tempo? E eu respondo com toda sinceridade: definindo que essas duas atividades são importantes para mim.

Atualmente todo mundo diz que não tem tempo para nada, mas obviamente esse tempo está sendo gasto com algo. Então a primeira coisa a se perguntar é: com o que estou gastando meu tempo? E preste atenção na resposta. Você vai perceber que está perdendo tempo com várias coisas pouco importantes que poderia ser melhor aproveitado.

Mas mais difícil ainda do que arrumar tempo para fazer algo, é tornar aquilo hábito. Leitura e esporte são duas atividades que não fazem sentido serem feitas esporadicamente. Se você pratica só de vez em quando, nunca vai aproveitar seus benefícios. Então é preciso de uma dose de rigidez.

Eu leio todas as noites. Sempre. Algumas vezes eu abro mão em dia de festa no fim-de-semana, por exemplo, mas eu procuro sempre ler nem que seja 15 minutos por noite.

Sobre as atividades físicas (o mesmo vale para cursos, aulas e treinamentos), há ainda restrições dos horários das aulas. Então é preciso ainda mais rigidez.

Eu não falto nas minhas aulas de tênis. Se eu estiver gripada, faço uma aula mais leve. Se estiver lotada de trabalho, chego mais cedo no outro dia ou negocio prazos. Se marcarem um compromisso social, chego mais tarde ou marco para outro dia (no limite, não vou). É preciso rigidez mesmo, ou a gente começa a inventar desculpas, e de repente exceções são regras e a gente não cria o hábito nunca.

A empresa já sabe que nos dias de tênis eu sempre saio no horário. Não é que o tênis seja mais importante que meu trabalho ou do que meus amigos, mas cada um tem seu espaço na minha vida. Eu não vou matar trabalho pra ir jogar tênis, mas também não vou matar tênis para trabalhar.

Parece difícil, eu sei. Mas vai por mim que é bem mais fácil do que ficar analisando todo dia se vai dar para eu ler, se vai dar para ir no tênis... Além do que, quando se cria o hábito de fato, fica muito mais gostoso.


PS: Claro que há exceções. Mas para serem consideradas como tal, tem que ser bem raras mesmo.

12 comentários:

  1. Eu estou tentando manter o compromisso de fazer uma atividade uma vez por semana, mas ainda não consigo ser tão rígida (nunca tinha parado para pensar nisso dessa forma, na verdade).

    Ai toda semana, vai me dando ansiedade pq não sei se vou conseguir ir naquele dia, parece que tenho de me organizar toda semana para cumprir, sabe? Tem horas que dá vontade de desistir só porque pensar tanto na logística cansa. E por isso o final do post falou tudo para mim!

    E sim, essa análise diária cansa muito mais do que definir que eu vou e pronto. Vou mudar minha postura diante dessa atividade, vou me tornar mais rígida!

    Obrigada pelo post!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Rô!
      Realmente a logística cansa, por isso que eu defino uma vez como ela vai ser e aí só reproduzo toda semana. Defina um dia da semana, encaixe no horário do seu trabalho ou outra atividade fixa que tenha e decida a logística. A partir de então, o resto das coisas picadas que vai ter que se encaixar no seu compromisso. Um outro lado bom disso é que você acaba não fazendo coisas desnecessárias, só pelo impulso.
      Boa sorte! Depois me conta!

      Excluir
  2. Eu tenho o mesmo problema da Rô ali de cima... Chega a ser angustiante esse superplanejamento e essa ansiedade que precede o ato em si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planeje uma vez e repita sempre o mesmo processo. Ou a gente faz assim ou enlouquece. Hehe...

      Excluir
  3. Notícia ruim: Frequento assiduamente a academia há 12 anos e AINDA SOFRO com essa ansiedade do planejamento se vai dar pra ir ou não.
    Notícia boa: Sempre dá !
    Hábito é hábito. Chega um ponto em que, se você não vai, fica com a sensação de que faltou alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então por que a ansiedade, Mônica? Hehe... Também acho que sempre dá e, quando eventualmente não dá, faz parte também. Como eu jogo tênis em quadra aberta, não tenho aula quando chove. Então eu ficava numa ansiedade danada pensando se ia chover ou não. Tenho feito um trabalho de me desapegar disso. Se não der eventualmente, paciência. Se não der sempre que é o problema.

      Excluir
  4. Eu sei que tenho tempo para fazer tudo que é realmente importante para mim, mas adquiri o hábito de procrastinar. Tudo é: "Começo amanhã..." E sempre acabo frustrada.
    Como você lida com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu começo imediatamente. Nem regime eu deixo para começar na segunda-feira, ou no outro dia de manhã. Se eu decidi algo, eu vou e faço. Eu também tenho uma lista de pendências escrita na agenda. Ver várias coisas pendentes me deixa aflita, o que me incentiva a resolver as coisas. Hehe... Outra coisa que eu faço também é imaginar o tanto que eu vou ficar frustrada se eu não fizer aquela coisa. São algumas das maneiras que eu lido com isso. E, se eu estiver sem ânimo, tomo um copão de café. Hehe...

      Excluir
  5. Desde que comecei a trabalhar 40 horas semanais, eu passei a sofrer por não ter tempo para fazer justamente essas duas coisas: ler e fazer exercícios. Sou fanático por leitura e não há como viver sem isso. Então decidi que teria que dar um jeito. Adotei duas táticas: volto a pé do trabalho todos os dias, uma hora de caminhada. nos finais de semana eu corro e me exercito um pouco mais. Resolvido o problema de exercícios, restava a questão da leitura. Como chego em casa morto, não conseguia ler muito. Decidi passar a acordar mais cedo. Eu começo a trabalhar às 09 horas e tenho que sair de casa às 08. Para conseguir tomar banho, tomar café e me arrumar com calma, preciso começar os preparativos às 07h20, hora em que eu levantava. Passei a acordar às 06 horas, mas não conseguia ler tanto quanto eu gostaria. Então, passei a acordar às 05h30 e agora acordo às 05 horas. Tenho 02 horas e pouco de leitura todas as manhãs. Tem sido excelente, além do silêncio que ajuda na concentração, posso ver o nascer e me sinto bem mais disposto. Eu nunca tive dificuldades para acordar cedo, e passei a dormir mais cedo também, às 10 horas, no máximo, estou dormindo (exceto nos dias de festas). Enfim, foi a solução que achei... em alguns dias, eu acabo dormindo uns 30 minutos a mais, mas saber que é possível conseguir tempo para as coisas que realmente importam foi uma vitória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltar a pé do trabalho é ótimo. Você une o prático ao agradável, e ainda foge da loucura do trânsito. Já fiz isso e era muito legal. Sobre a leitura na manhã, legal demais! Eu acho super importante a gente se conhecer nesse sentido de descobrir a melhor rotina para nós. Eu também gosto de acordar cedo, mas prefiro trabalhar de manhã e deixar a leitura e os exercícios para a noite. Só que eu só consigo isso chegando no trabalho cedo e saindo cedo. Acordar cedo é ótimo mesmo. A gente ganha muito em qualidade de vida. Adorei a sua história. Obrigada por dividir :)

      Excluir