terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Um elogio à solidão

A vida da gente é cheia de outras pessoas: família, amigos, colegas de trabalho... Em grande parte do nosso dia-a-dia, estamos interagindo com alguém. E isso é ótimo. São pessoas com as quais dividimos as experiências, damos e recebemos ajuda, aprendemos. Eu, que sou sociável desde que me entendo por gente, adoro isso, mas às vezes preciso ficar sozinha.

Os momentos de solidão são aqueles nos quais consigo pensar mais claramente, fazer as coisas sem pressa e sem ter que me adaptar ao ritmo de outra pessoa, são momentos de uma tranquilidade que, na correria dos dias de hoje, muitas vezes se torna necessária e revigorante.

Gosto de me retirar às vezes. De ficar um tempo sem falar com ninguém. Gosto de ler desacompanhada. Gosto de ir correr sozinha e sem ouvir música, só para escutar meus pensamentos e me concentrar nos movimentos do meu corpo. É um tipo de meditação.

Assim como fazemos com os nossos ambientes físicos, buscando livrá-los de excessos e conseguir mais espaços vazios para respiros e liberdade, busco fazer o mesmo com as minhas interações. Uns espaços vazios são bem-vindos e necessários esporadicamente, inclusive para que seja possível aproveitar melhor e dar mais valor aos momentos compartilhados com outras pessoas. 

PS: este post vai na mesma linha do Elogio ao silêncio, que escrevi lá em 2012. 

8 comentários:

  1. Oi Fernanda, uhum, também gosto de ficar sozinha, ou melhor acompanhada de meus pensamentos, procurando refletir e também buscar momentos de não pensar. Eu sou introvertida por natureza, eu me socializo dentro do que consigo, e na sequência preciso muito de momentos a sós para me realinhar! Acho gostoso sabe. E dizem que é bom sinal gostar de ficar consigo mesmo. :0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho gostoso. E mesmo sendo extrovertida, eu também preciso dessa realinhada. Hehe...

      Excluir
  2. Eu, que tenho uma personalidade introvertida, sempre gostei de uma boa quantidade de solidão. Solidão e privacidade. Preciso de tempo sozinha, senão fico infeliz, cansada, me sentindo sufocada. Silêncio é outra coisa que eu preciso assim como preciso de... água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto essa necessidade, Marina, mesmo não sendo tão introvertida. Muita gente o tempo todo cansa e sufoca mesmo. É preciso saber dosar, eu acho :)

      Excluir
  3. Também sou muuito introvertida, e desde criança sinto necessidade de ficar sozinha e de silêncio.
    Hoje casada, está mais difícil, mas tem fim de semana que mando marido e filha p/ casa da sogra pra ficar sozinha! heheh
    Tão bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.. Boa ideia! Esse tempo sozinha é bom para recarregar as energias. Fundamental.

      Excluir