segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

7 dicas para economizar luz elétrica

Continuando com minhas pesquisas para diminuir gastos, reuni uma lista de atitudes simples que podem reduzir a conta de luz e também o consumo dos recursos naturais do planeta.

1. Na hora de escolher uma casa ou apartamento, dê preferência para aqueles nos quais entram muita luz natural.

2. Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra as janelas e aproveite ao máximo a luz do sol.

3. Dê preferência para cores claras em paredes e na decoração em geral.

4. Não deixe lâmpadas acesas em cômodos vazios. Faça disso um hábito. Saiu do ambiente, desliga tudo.

5. Escolha lâmpadas mais modernas e econômicas, de acordo com as necessidades do ambiente. Achei umas orientações muito boas aqui.

6. Desligue a luz do aposento quando estiver assistindo TV.

7. Aproveite a luz de dispositivos. Se estiver navegando no tablet, celular ou leitor digital, desligue a luz do cômodo.

10 comentários:

  1. A luz nem sempre é a vilã da história. O que mais consome energia em casa é ferro de passar roupa, chuveiro e máquina de lavar.
    Enquanto gasto de 5-10 minutos p/ tomar banho (e lavar cabelo), meu marido e filha gastam 30 minutos cada um.
    Com relação a luz, já temos o hábito de deixar tudo apagado. Quase nem ligamos luz, pq q tv já ilumina bem a sala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani!
      Na verdade, eu tinha escrito uma lista enorme de dicas para diminuir gastos com energia elétrica, mas ficou tão grande que eu preferi dividir por itens, e começar com a luz. Hehe... Tem dicas para chuveiro, máquina de lavar, geladeira, ar condicionado e mais algumas coisas. Aos poucos eu vou publicando aqui, para não ficar uma lista gigante, sabe?
      Um abraço!

      Excluir
  2. Aqui em casa fazemos muito isso! Na sala de TV nunca acendemos a luz, deixamos apenas o televisor iluminando!

    Ótimas dicas!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruna!
      Eu gosto de fazer isso também porque a gente acaba concentrando mais na TV, não é?
      Um abraço!

      Excluir
  3. Gostei muito das dicas. Sempre que saio de um cômodo e não desligo a luz, parece que ouço meu pai dizendo que era para apagar a luz. Ele sempre fazia isso. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Rafaela. Já tenho até um post rascunhado sobre isso. Hehe...

      Excluir
  4. Ei, Fê, já que deu a dica da luz, podia dar dica de como economizar água. Não sei se você já falou disso, mas nessa secura toda já tem lugar que as pessoas estão racionando... E são Pedro não ajuda, né?
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer! Já dei a de água antes. Hehe... Aqui está: http://minimalizo.blogspot.com.br/2013/10/dicas-para-economizar-agua.html.
      A secura está complicada mesmo. Mais um motivo para economizar tanto água quanto energia, que no Brasil vem na maior parte das hidrelétricas.
      Beijo!

      Excluir
  5. Oi Fê!
    Amo luz natural, tanto que optei por muitos vidros e a claridade é imensa, rsrs
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Grazi! Também AMO luz natural. Melhora muito meu humor (além de economizar). Boa escolha ;)
      Beijo

      Excluir